ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

PM que matou lutador de jiu-jitsu é sobrinho do secretário de Segurança de Mauá

Crime ocorrido no fim de semana na Zona Sul da Capital paulista causou grande comoção no País

Gislayne Jacinto
Última atualização: 14/08/2022 13:29
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/08/2022
Compartilhar

Crime ocorrido no fim de semana na Zona Sul da Capital paulista causou grande comoção no País

tenente Henrique Otavio Oliveira Velozo
PM que matou lutador de jiu-jitsu é sobrinho do secretário de Segurança de Mauá. Foto: Reprodução

O tenente Henrique Otavio Oliveira Velozo, que tirou a vida de Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jitsu, no fim de semana, é sobrinho do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Mauá, Hervando Luiz Velozo. O chefe da Pasta na cidade do ABCD é irmão do pai do agressor.

Contents
  • Entenda o Caso
  • O que diz a Polícia
  • Condenação

O ABCD Jornal procurou a Prefeitura para tentar conversar com o secretário sobre o assunto, mas até o fechamento dessa reportagem não houve retorno.

O crime ganhou grande repercussão e comoção no País. O tenente se entregou à Polícia e teve a prisão temporária decretada por 30 dias.

A mãe de Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jitsu prestou uma homenagem pública ao filho em suas redes sociais.

“Meu herói, lindo da mãe! Você foi um presente de Deus na minha vida. Vou sentir tanta sua falta, tá faltando um pedaço de mim. Te amo eternamente filho amado. Guardarei as lembranças boas que foram muitas. Você fazia eu me sentir a mãe mais amada do mundo, muito obrigada pelo seu amor, seu cuidado. Te amo muito, saudade eterna”, escreveu Fatima.

Tenente Henrique e Leandro Lo
Tenente Henrique Otavio Oliveira Velozo tirou a vida de Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jitsu. Foto: Reprodução

Entenda o Caso

O campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Pereira do Nascimento Lo, de 33 anos, foi baleado no Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo. O atleta foi alvejado na cabeça após tentar apartar uma briga.

O atleta foi socorrido, mas teve declarada a morte cerebral no Hospital Municipal Arthur Saboya, no bairro Jabaquara.

O crime foi registrado como tentativa de homicídio no 16º Distrito Policial da Vila Clementino.

Lo era um dos atletas com melhor performance no jiu-jítsu no Brasil, com oito títulos de campeão mundial como faixa preta desde 2012.

O que diz a Polícia

A Secretaria de Segurança Pública, confirmou que o lutador de jiu-jitsu, de 33 anos, foi baleado por um policial militar de folga.

“Testemunhas informaram que houve uma discussão entre os dois e o policial realizou um disparo contra a vítima. O lutador foi socorrido ao Hospital Saboya, permanecendo internado em estado grave. O caso foi registrado como tentativa de homicídio pelo 16º DP (Vila Clementino), que apura os fatos por meio de inquérito policial. A autoridade policial representou pela prisão preventiva do autor junto à Justiça. A Polícia Militar lamenta o ocorrido. A instituição instaurou uma apuração administrativa e colabora com as buscas para localizar o autor”, informou a SSP por meio de nota.

Condenação

O tenente Henrique Otávio Oliveira Velozo, já foi condenado, em 2021, por desacatar e agredir Flávio Alves Ferreira, soldado da corporação, segundo informou o Portal Uol. A condenação pelo Tribunal de Justiça Militar ocorreu em segunda instância, após o Ministério Público recorrer da decisão do Conselho Especial de Justiça de absolver Henrique das acusações de agressão.

Tags:atletaHenrique Otavio Oliveira VelozoHervando Luiz Velozojiu-jítsuLeandro Lolutomauámortesecretáriosegurança pública

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Deltan e Janot Decisão por TCU contra ex-procuradores Deltan e Janot vira polêmica
Próximo artigo plenário da Câmara de São Caetano Câmara aprova projeto de Auricchio que Patrulha Maria da Penha em S.Caetano

Últimas notícias

O motorista da betoneira, William Rodrigues da Silva, de São Bernardo do Campo, não resistiu aos graves ferimentos
Motorista de betoneira de São Bernardo não resiste após acidente em rodovia
05/12/2025
Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
05/12/2025
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo
05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
05/12/2025

Recomendadas

fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
São BernardoCidades

Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas

04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
MauáCidades

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico

04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
DiademaCidades

GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade

05/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
CidadesSão Bernardo

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?