Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

São Bernardo teve instalação de 6.570 empresas no 1º semestre de 2022

Com esses números, cidade registra quase um terço do saldo de empresas criadas no ABCD

Última atualização: 15/07/2022 15:45
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/07/2022
Compartilhar

Com esses números, cidade registra quase um terço do saldo de empresas criadas no ABCD

empresa instalada em São Bernardo
São Bernardo teve instalação de 6.570 empresas no 1º semestre de 2022. Foto: Divulgação

A cidade de São Bernardo registra quase um terço do saldo de empresas criadas no âmbito do Grande ABC neste primeiro semestre de 2022. O desempenho do município, oficializado em levantamento do Ministério da Economia, representa índice de 31,24% do balanço regional entre janeiro e junho deste ano. A relação identifica que, nestes primeiros seis meses, São Bernardo teve a expansão de 6.570 unidades, enquanto a região contabiliza saldo de 21.029 firmas no período.

O resultado de São Bernardo foi o melhor entre as sete cidades do ABCD. Os dados formalizados na quarta-feira (13/07) pelo governo federal, no painel do Mapa de Empresas, apontam que o município computou cenário favorável de 10.990 empresas abertas e 4.420 fechadas do início de janeiro a fim de junho, mesmo diante da conjuntura da pandemia de Covid-19. Neste intervalo, o recorte regional documentou a abertura de 34.990 companhias e o fechamento de 13.961 firmas em 2022.

“Esse balanço do primeiro semestre reforça que estamos no caminho certo, reiterando toda pujança econômica de São Bernardo, considerada em 2021 a melhor do País para se fazer negócio na área da indústria. Temos oferecido desde o começo da gestão incentivo fiscal, como o congelamento de tributos, e adotado medidas para desburocratização como forma para atrair investimentos e gerar oportunidades, emprego e renda. Prova disso é o Caged positivo em todas as vertentes”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

Os números se refletem diretamente na geração de empregos. Com a atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em maio, São Bernardo anota saldo de 13.327 novos postos de trabalho nos últimos 12 meses e 5.826 empregos com carteira assinada no acumulado do ano. Somente no mês de maio, levantamento mais recente, o saldo positivo ficou em 1.520 vagas formalmente criadas na cidade.

O município possui também a Sala do Empreendedor, no andar térreo do prédio do Executivo, como uma das unidades públicas responsáveis por esse fomento. O mapa do Ministério da Economia observa ainda outro ponto atraente para novos empreendimentos na cidade: o tempo de abertura de empresa em São Bernardo é, atualmente, de dois dias e seis horas.

Havan de S.Bernardo que foi inaugurada dia 1º rde abril deste ano. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

ABERTURAS

No contexto do panorama favorável de São Bernardo, a cidade catalogou nesta lista do semestre inaugural de 2022 a abertura desde MEIs (Microeemprendedor Individual) a grandes empresas. A relação conta, por exemplo, com as inaugurações da primeira unidade da rede Oxxo, no Centro, filial do hortifruti Natural da Terra e a megaloja da Havan, na Vila Planalto.

Para o segundo semestre deste ano, já há previsão de lançamento de loja da rede Assaí, no espaço do antigo Extra Anchieta, e a nova unidade do Atacadão, da rede Carrefour, na Avenida Maria Servidei Demarchi.

prefeito Orlando Morando na inauguração do mercado OXXO
Prefeito Orlando Morando participou em maio da cerimônia de abertura da loja na Rua Municipal, no Centro, que integra plano de expansão da empresa
Tags:abcdempresasinstalaçãoOrlando Morandoprefeitoprefeiturasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior marginal ribeirão dos couros S.Bernardo avança para entregar 1º trecho da Marginal Ribeirão dos Couros
Próximo artigo desmanche de veículos em Santo André Polícia estoura desmanche ilegal de veículos em Santo André

Últimas notícias

Gilvan antecipa entrega de trecho do Viaduto Castelo Branco para o dia 24 de julho e reforça planejamento na mobilidade urbana
Gilvan antecipa entrega de trecho do Viaduto Castelo Branco para 24 de julho
11/07/2025
Alunos do Conecta São Bernardo aproveitam cada minuto para viver a experiência do intercâmbio na Irlanda
Alunos de SBC aproveitam cada minuto para viver a experiência do intercâmbio na Irlanda
11/07/2025
Em conjunto com a Polícia Civil, GCM de São Bernardo cumpre mandados de prisão
Em conjunto com a Polícia Civil, GCM de São Bernardo cumpre mandados de prisão
11/07/2025
Em seis meses de Programa São Caetano Cidade Linda, Prefeitura revitaliza parques, praças e cemitérios municipais
Em 6 meses do Programa S.Caetano Cidade Linda, parques, praças e cemitérios são revitalizados
11/07/2025
Entidades de SBC recebem R$ 640 mil para projetos voltados à infância e adolescência
Entidades de SBC recebem R$ 640 mil para projetos voltados à infância e adolescência
11/07/2025

Recomendadas

Prefeitura de Diadema entrega a pavimentação da Travessa Novo Horizonte no Canhema
DiademaCidades

Prefeitura de Diadema entrega a pavimentação da Travessa Novo Horizonte no Canhema

11/07/2025
PM captura mulher procurada por tráfico em São Bernardo
São BernardoCidades

PM captura mulher procurada por tráfico em São Bernardo

11/07/2025
Serão ofertadas 200 vagas em quatro cursos diferentes, sendo três bacharelados e um de graduação tecnológica, totalmente gratuitos
São BernardoCidades

Inscrições para a Faculdade Municipal de SBC podem ser feitas pela internet até o dia 20

10/07/2025
Obra da Alça do Km 16 da Anchieta: 1ª fase não teria autorização da Ecovias, dizem vereadores
São BernardoPolítica

Obra da Alça do Km 16 da Anchieta: 1ª fase não teria autorização da Ecovias, dizem vereadores

10/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?