ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Com aplicativos, tecnologia tem ajudado a formar casais

Muitos vão comemorar o Dia dos Namorados graças a essas ferramentas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 13/06/2022 12:32
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 12/06/2022
Compartilhar

Muitos vão comemorar o Dia dos Namorados graças a essas ferramentas

aplicativo de namoro
Com aplicativos, tecnologia tem ajudado a formar casais. Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O mais popular aplicativo de paquera chegou ao Brasil em 2013. De lá para cá, centenas de casais foram formados e, neste Dia dos Namorados, muitos deles vão comemorar a data, graças a essas ferramentas tecnológicas.É o caso da fonoaudióloga Michele Ferreira, 45 anos, que usou a tecnologia para filtrar o perfil do futuro parceiro. “Eu entrei nele [no aplicativo] na intenção de poder selecionar, um pouco mais, pessoas que eu tivesse afinidade no ponto de vista de como que eu vejo o mundo, de que forma eu respeito as pessoas, que isso coincidisse um pouco mais e eu tivesse a oportunidade de conversar muito antes de conhecer pessoalmente.”

Os usuários desses aplicativos podem selecionar os perfis tanto pelas fotos como por informações que fornecem a plataforma, ajudando o algoritmo a fazer a curadoria do parceiro ou parceira ideal, como explica a pesquisadora do Instituto Tecnologia e Sociedade Nina Desgranges. “O histórico de uso da plataforma vai fazer com que determinados perfis sejam mostrados pra ela ou não. Os recursos da plataforma fazem muito mais do que orientar e facilitar interações social. Mas ele vai promover algoritmicamente alguns perfis em detrimento de outros.”

Já para o doutor em psicologia Marcelo Santos, esses aplicativos de relacionamentos deram uma resposta tecnológica a uma transformação que a sociedade já vinha passando. “Eu consigo, de repente, ter a possibilidade de, virtualmente, conhecer dez pessoas, quando eu conhecia uma só. A probabilidade dentre essas séries de eu ter uma aproximação maior com uma é maior do que antes, quando tinha que conhecer uma por uma. Então eu diria que é uma resposta tecnológica a um movimento dentro da transformação dessas relações.”

Para Ramon*, usuário desses aplicativos, a ferramenta tem um lado positivo que é a facilidade para se relacionar e conhecer pessoas fora do círculo social mais imediato. Por outro lado, segundo ele, torna os encontros menos espontâneos: “De certa forma parece que no meio virtual ela é uma coisa mais objetiva. Acho que perdeu uma certa magia dos encontros. Antigamente, a coisa era mais espontânea. Era algo que acontecia sem muita previsão, era menos objetivo.”

De toda forma, foi graças ao aplicativo de paquera que Ramon* encontrou a atual namorada. Tomando os devidos cuidados de segurança para evitar golpes, o importante é namorar. (Da Agência Brasil)

Tags:amoraplicativoscasaisdia dos namorados

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior exame para detectar varíola do macaco Estado de SP detecta o segundo caso importado de varíola do macaco
Próximo artigo Mulher é encontrada morta no terminal de ônibus de São Caetano

Últimas notícias ABC Paulista

Renato Peters comanda quadro do SP2 em frente à estação de Ribeirão Pires e movimenta torcedores
Renato Peters comanda quadro do SP2 da TV Globo em frente à estação de Ribeirão Pires e movimenta torcedores
01/09/2026
Pesquisas: Cury salta 10 pontos e chega a 11% puxado por mulheres e idosos
Pesquisas: Cury salta 10 pontos e chega a 11% puxado por mulheres e idosos
01/09/2026
santos neymar arthur
Arthur não poderá jogar na Copa do Brasil; entenda o caso
01/09/2026
Santos
Santos: Saiba os detalhes das rodadas 27 a 30 no Brasileirão
01/09/2026
são Paulo
São Paulo conhece tabela até a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
01/09/2026

Recomendadas

Primeiro apresentador do Bom Dia Brasil da TV Globo, Carlos Monforte morre aos 77 anos
São PauloVariedades

Primeiro apresentador do Bom Dia Brasil da TV Globo, Carlos Monforte morre aos 77 anos

01/09/2026
Setembro Lilás: esquecimentos frequentes podem ser sinais de alerta para o Alzheimer
Variedades

Setembro Lilás: esquecimentos frequentes podem ser sinais de alerta para o Alzheimer

29/08/2026
Calor intenso favorece pancadas de chuvas em São Paulo neste domingo (30), alerta Defesa Civil
Variedades

Calor intenso favorece pancadas de chuvas em São Paulo neste domingo (30), alerta Defesa Civil

29/08/2026
Pai empurra cadeira da filha em prova de 21 km e dupla celebra superação em São Bernardo
São BernardoVariedades

Pai empurra cadeira de rodas da filha em prova de 21 km e dupla celebra superação em São Bernardo

28/08/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?