ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Secretário de Finanças de Diadema teme pelo colapso do SUS até 2036

Em livro, Francisco Funcia diz que manutenção do Teto de Gastos e subfinanciamento histórico vão sufocar sistema de saúde nacional

Gislayne Jacinto
Última atualização: 06/05/2022 22:10
Por Gislayne Jacinto
Publicado 02/05/2022
Compartilhar

Em livro, Francisco Funcia diz que manutenção do Teto de Gastos e subfinanciamento histórico vão sufocar sistema de saúde nacional

hospital piraporinha de diadema
Hospital Piraporinha de Diadema atende exclusivamente pelo SUS. Foto: Divulgação

O secretário de Finanças de Diadema, Francisco Funcia, projeta que a combinação entre o subfinanciamento do SUS (Sistema Único de Saúde) com a Emenda Constitucional do Teto de Gastos (EC 95/2016) vai provocar o colapso do atual sistema de saúde nacional até 2036.

A avaliação está presente no livro O Financiamento do SUS: Uma Luta do Controle Social, da editora RedeUnida, que traz série de artigos de especialistas para debater os investimentos na saúde pública do Brasil. A obra foi lançada neste mês, com 11 artigos de especialistas na área.

Funcia contribuiu com o debate com três artigos: Histórico do Financiamento do SUS: Evidências Jurídico-Orçamentárias do Desinteresse Governamental Federal Sobre a Garantia do Direito Fundamental à Saúde, escrito em parceria com Lenir Santos; Desfinanciamento do SUS em Tempos de Pandemia: A Emenda Constitucional no 95/2016 em Ação Bruno Moretti, junto de Carlos Ocké-Reis, Erika Aragão e Rodrigo Benevides; e O Enfrentamento da Covid-19: Financiamento Lento, Gradual e Restrito, em conjunto com Rodrigo Benevides e Carlos Octávio Ocké-Reis.

O secretário traça, nas três análises, um histórico de subfinanciamento do SUS por parte do Governo Federal, fato que tem tensionado as contas dos municípios. Em 1991, a União era responsável por 71% dos investimentos na área e os municípios, 12%. Em 2017, o cenário mostra o pêndulo caminhando para uma reversão da proporção, com Governo Federal bancando 43% do SUS, enquanto as prefeituras aportando 31%.

Funcia diz que o problema do subfinanciamento começou logo depois da promulgação da Constituição Federal de 1988, quando a União deixou de aplicar os 30% do orçamento de seguridade social em saúde, uma determinação constitucional. Na visão dele, com a Emenda do Teto de Gastos, o subfinanciamento se agravou, porque limita os reajustes de investimentos e desconsidera o crescimento da população, o que representaria “o último prego na cruz que poderá asfixiar o SUS pelo desfinanciamento programado até 2036”.

Professor universitário e estudioso do financiamento do SUS, Funcia pontuou que a pandemia de Covid-19 serviu para agravar ainda mais o cenário, seja pela ausência de liderança federal no combate ao novo coronavírus ou pela inexistência de um planejamento orçamentário para absorver a demanda reprimida por consultas e exames que ficaram paralisados no ápice da crise sanitária.

“É preciso mudar a política econômica com urgência, especialmente revogar a EC 95/2016.

É preciso também que outras medidas de controle das contas públicas sejam adotadas, que não se restrinjam somente ao controle das despesas primárias, mas também tratem do aumento da capacidade da arrecadação pública nos três níveis de governo e da revisão das despesas financeiras (juros e amortização da dívida pública). Em caráter emergencial, é necessário que o governo federal aumente seus gastos mediante formas emergenciais de financiamento que nem estados, nem municípios, têm competência constitucional para adotar. A prioridade deve ser a garantia do direito à vida, pois sem ela não há sociedade, nem democracia”, completou Funcia, em um dos artigos.

Tags:colapsoNotícias da cidade de Diademasecretário de finançasSUS

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior manifestação em brasília Dia do Trabalhador, 1º de maio tem manifestações em todo país
Próximo artigo título de eleitor Prazo para emitir ou regularizar título termina quarta-feira
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

mirassol
Mirassol avança na Libertadores e assegura R$ 18 milhões
20/05/2026
Luciano são paulo
Luciano comenta sobre falta de confiança do São Paulo: “Temos que melhorar”
19/05/2026
são paulo
São Paulo tem segundo tempo ruim e cede empate ao Millonarios
19/05/2026
Cauly São Paulo Rogério Ceni
São Paulo tem desfalque de última hora
19/05/2026
MC de São Bernardo faz homenagem a Neymar e quer colocar o ABC no mapa do funk nacional
MC de São Bernardo faz homenagem a Neymar e quer colocar o ABC no mapa do funk nacional
19/05/2026

Recomendadas

Prefeitura de Ribeirão Pires é contemplada com 10 painéis solares e reduzirá em até 60% o consumo de energia em prédios públicos
Ribeirão PiresPolítica

Ribeirão Pires é contemplada com 10 painéis solares e reduzirá em até 60% o consumo de energia em prédios públicos

19/05/2026
viatura da PM
DiademaCidades

Patrulhamento da PM intercepta carro roubado e termina com dois presos no Centro de Diadema

19/05/2026
Diadema promove mais um dia D de Multivacinação neste sábado (23)
CidadesDiadema

Diadema promove mais um dia D de Multivacinação neste sábado (23)

19/05/2026
Segunda CãoMinhada reúne centenas de animais no Paço de Diadema
DiademaCultura e Lazer

Segunda CãoMinhada reúne centenas de animais no Paço de Diadema

18/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?