Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Câmara aprova redução da carga horária das APIs em São Caetano

Medida diminui atuação de Auxiliares de Primeira Infância (APIs) para 30 horas semanais

Última atualização: 30/04/2022 13:21
Por Gislayne Jacinto
Publicado 30/04/2022
Compartilhar

Medida diminui atuação de Auxiliares de Primeira Infância (APIs) para 30 horas semanais

plenário da câmara de são caetano
Câmara aprova redução da carga horária das APIs em São Caetano. Foto: Divulgação

A Câmara de São Caetano aprovou na tarde desta terça-feira (26/04) projeto de lei de autoria do Executivo municipal que reduz a carga horária das Auxiliares de Primeira Infância (APIs) para 30 horas semanais.

A alteração na lei nº 5.101, de 31 de outubro de 2012, que constava a carga horária de 33 horas semanais, entrou para discussão em primeiro turno. De acordo com a justificativa encaminhada pela prefeitura, a redução da carga horária não impactará no salário dos profissionais.

Durante suas falas na tribuna referente ao projeto, os vereadores destacaram outras classes do funcionalismo que trazem a questão da carga horária. O vereador Américo Scucuglia (PTB), apontou que a votação da redução da carga horária das APIs foi um primeiro passo a ser dado para outras categorias, como as merendeiras e as lactaristas. “Começamos pelas APIs. Vamos agora continuar a nossa briga pelas outras categorias de qualquer área que seja porque o importante é o geral, é o todo, e é o coletivo”, disse o parlamentar.

O vereador Gilberto Costa (Avante) informou que a Câmara constituiu uma comissão para trabalhar a questão da carga horária das demais categorias do funcionalismo. “Nós vamos tentar trazer uma solução em bloco, depois levarmos essa solução ao prefeito, porque o projeto tem que vir de lá para cá (do Executivo para o Legislativo)”, afirmou Costa.

 Máscaras e licença

 Já em segunda discussão, foi aprovado o projeto do vereador Marcos Fontes (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos nos quais se manipula alimentos. O próprio autor, juntamente com o vereador Gilberto Costa, apresentaram uma emenda ao projeto, substituindo a palavra obrigatoriedade por orientação, e acrescentando que a questão do uso de máscaras seria enquanto perdurar a pandemia ou endemia da Covid-19. Com a aprovação da emenda, o projeto retorna para Comissão de Justiça e Redação para que essa encaminhe para o plenário a redação final do projeto.

Também foi aprovada a licença do vereador Beto Vidoski (PSDB) pelo período de 28 de abril a 13 de maio de 2022.

 Inconstitucionalidade

Ainda na ordem do dia, cinco projetos com pareceres de inconstitucionalidade foram apreciados pelo plenário.

Dois projetos tiveram autoria conjunta, o que considera estabelecimentos de atividade essencial as igrejas e os templos de qualquer culto, em períodos de pandemia na cidade, dos vereadores Marcos Fontes e Cicinho (PL), e dos vereadores Fábio Soares (PSDB) e Jander Lira (PSD), que autoriza o poder Executivo a conceder o direito de passe livre no transporte coletivo municipal, aos servidores públicos profissionais da área de saúde durante o período de decretação de emergência por ocasião de pandemias, no âmbito do município de São Caetano do Sul.

Também estiveram na pauta os projetos inconstitucionais que dispõe sobre a obrigatoriedade dos projetos arquitetônicos contemplarem projetos técnicos para instalação de energia fotovoltaica, do vereador Ubiratan Figueiredo (PSD), que estabelece a forma de escolha dos diretores das escolas municipais, de Jander, e o que torna obrigatória a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais dos cargos de Auxiliar de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, integrantes da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, do vereador Américo Scucuglia.

Fontes, Cicinho e Scucuglia tiveram seus pedidos de arquivamento de seus projetos aprovados; já os projetos de Soares, Lira e Figueiredo tiveram os pareceres de inconstitucionalidade aprovados, e, por fim, o projeto de Jander relacionado a escolha dos diretores das escolas municipais saiu da pauta, após o pedido de vistas por duas sessões do suplente empossado Getúlio Filho (União Brasil) ser aprovado.

Tags:apisaprivaçãocâmaracarega horáriaprojetossão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior apreensão de produtos roubados Baep detém 2 adolescentes que tentaram roubar família em Diadema
Próximo artigo pessoa com reumatologia AME Santo André dá início a atendimentos médicos em Reumatologia

Últimas notícias

GCM de São Bernardo faz visita surpresa para aniversariante de 91 anos
GCM de São Bernardo faz visita surpresa para aniversariante de 91 anos
10/08/2025
Festival do Chocolate de Ribeirão Pires atrai 30 mil pessoas no 1º fim de semana
Festival do Chocolate de Ribeirão Pires atrai 30 mil pessoas no 1º fim de semana
10/08/2025
Ação integrada recupera carga roubada e prende criminosos em Santo André
Bando rouba carga de carnes e derivados da Aurora, mas é preso em Santo André
10/08/2025
Faculdade Municipal São Bernardo do Campo divulga lista final de aprovados
Faculdade Municipal São Bernardo do Campo divulga lista final de aprovados
10/08/2025
Homem é preso após furar bloqueio e tentar fugir durante Choco Run de Ribeirão Pires
Homem é preso após furar bloqueio e tentar fugir durante Choco Run de Ribeirão Pires
10/08/2025

Recomendadas

Denúncia anônima em São Caetano resulta em apreensão de transporte escolar irregular
São CaetanoCidades

Denúncia anônima em São Caetano resulta em apreensão de transporte escolar irregular

09/08/2025
GCM de São Caetano prende motociclista que tentou furar bloqueio e que escondia drogas no capacete
São CaetanoCidades

GCM de S.Caetano prende motociclista que tentou furar bloqueio e escondia droga no capacete

09/08/2025
Ação integrada entre Smart Sanca e forças de segurança resulta em captura de procurado e apreensão veículo adulterado em São Caetano
São CaetanoCidades

Ação integrada entre Smart Sanca e forças de segurança resulta em captura de procurado

09/08/2025
Moraes é vaiado em jogo entre Corinthians e Palmeiras e responde com dedo do meio
São PauloBrasilPolítica

Fotógrafo que registrou Moraes mostrando dedo do meio é demitido do Estadão

08/08/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?