Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Economia

Mercedes-Benz coloca cerca de 5 mil trabalhadores em férias coletivas

Motivo é  falta de peças; Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cobra urgência de uma política industrial

Última atualização: 06/04/2022 13:41
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 06/04/2022
Compartilhar

Motivo é  falta de peças; Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cobra urgência de uma política industrial

fábrica da mercedes-benz
Mercedes-Benz anuncia férias coletivas para trabalhadores por falta de peças. Foto (Richard Kienberger/Mercedes/Divulgação)

A Mercedes-Benz informou que colocará em férias coletivas cerca de 5 mil trabalhadores nas áreas de caminhões, ônibus e agregados, na planta de São Bernardo do Campo, em função da falta de componentes eletrônicos, principalmente de semicondutores. Os metalúrgicos ficarão fora da fábrica de 18 de abril a 3 de maio. A montadora já havia colocado cerca de 1,2 mil trabalhadores em coletivas no mês de março por problemas na cadeia de fornecimento de peças.

O coordenador do Comitê Sindical na Mercedes-Benz, Sandro Vitoriano, destacou que a montadora alega que as empresas de fornecimento não vão conseguir atender a demanda da fábrica principalmente na questão dos semicondutores.

“Com isso, todo o processo de produção ficará parado neste período. Novamente haverá interrupção dos processos de contratações. Nossa apreensão é como ficará o cenário no segundo semestre com tantas incertezas”, afirmou.

O diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou que o anuncio destas férias coletivas mostra a falta de planejamento e de debate por parte do governo federal sobre novas tecnologias, inovação e desenvolvimento.

“Esse é um debate antigo que estávamos fazendo no Brasil. Já sabíamos que precisávamos desenvolver alguma parte da cadeia de valor de semicondutores e o que o governo atual fez foi o desmonte do segmento no País. Agora estamos reféns, mais do que nunca, da importação dos semicondutores”, apontou.

“A falta de componentes leva ao colapso dos poucos setores que estão ‘em pé’ neste momento da economia. Um colapso, por falta de peças, é absurdo ao pensarmos na economia como um todo”, prosseguiu o dirigente.

No final de fevereiro, quando a montadora anunciou que daria férias coletivas, o Sindicato lembrou que a perspectiva do mercado de caminhões era maior do que ano passado e que, pouco antes daquele anúncio, a empresa cogitava contratar.

Entre os motivos citados para o aquecimento do setor estavam o fato de a demanda ter ficado reprimida em função da pandemia de Covid-19, a aceleração das exportações geradas pelo agronegócio e a antecipação das compras provocadas pelo Euro 6, conjunto de normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel.

Hoje a planta da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo conta com cerca de 9 mil trabalhadores, sendo cerca de 6 mil na produção.

Tags:férias coletivaférias coletivasMercedes-Benzsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior horta de ribeirão pires Projeto Horta do Futuro subsidia alimentos para Casa da Acolhida em Ribeirão Pires
Próximo artigo Idosa morre atropelada por caminhão em Santo André

Últimas notícias

Big Band Salada Mista convida Jorge Camargo em concerto gratuito no teatro Paulo Machado de Carvalho
Big Band Salada Mista convida Jorge Camargo em concerto gratuito em São Caetano
08/08/2025
Após dois anos, Câmara de SBC encerra ciclo dos primeiros jovens aprendizes
Após dois anos, Câmara de SBC encerra ciclo dos primeiros jovens aprendizes
08/08/2025
Taka anuncia o SIM,  Saúde Integrada da Mulher
Taka anuncia o SIM,  Saúde Integrada da Mulher
08/08/2025
Show de Ana Castela no aniversário de S.Bernardo terá entrada solidária
Show de Ana Castela no aniversário de S.Bernardo terá entrada solidária e ela grava vídeo
08/08/2025
Animal silvestre é devolvido à natureza após ser encontrado por uma moradora em calçada de loja na Vila Assis
Guarda Municipal de Mauá resgata porco-espinho em via pública
08/08/2025

Recomendadas

Hortifruti Natural da Terra lança nova campanha de selos com panelas da marca holandesa Royal VKB
Economia

Hortifruti Natural da Terra lança campanha de selo com panela da marca holandesa Royal VKB

08/08/2025
Unidade de saúde de São Bernardo realiza triagem preventiva de saúde ocula
São BernardoCidades

Unidade de saúde de São Bernardo realiza triagem preventiva de saúde ocular

07/08/2025
Em S.Bernardo, Rudge Ramos ganha Subinspetoria da GCM e novo prédio da Defesa Civil
São BernardoCidades

Em S.Bernardo, Rudge Ramos ganha Subinspetoria da GCM e novo prédio da Defesa Civil

08/08/2025
Evento em São Bernardo conscientiza sobre importância do aleitamento materno
São BernardoCidades

Evento em São Bernardo conscientiza sobre importância do aleitamento materno

07/08/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?