ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
1

Início » Política

Servidores de Sto.André protestam no Paço e pedem negociação sobre reajuste

Trabalhadores fizeram paralisação nesta quinta-feira;  mobilização foi organizada pelo Sindserv, que calcula mil pessoas, mas Paço fala em 100 ausências

Gislayne Jacinto
Última atualização: 05/04/2022 12:02
Por Gislayne Jacinto
Publicado 31/03/2022
Compartilhar

Trabalhadores fizeram paralisação nesta quinta-feira;  mobilização foi organizada pelo Sindserv, que calcula mil pessoas, mas Paço fala em 100 ausências

protesto de servidores
Servidores de Sto.André  protestam no Paço e pedem negociação sobre reajuste. Foto: Divulgação/Sindserv

Servidores de Santo André fizeram protesto na tarde desta-quinta-feira pedindo ao governo Paulo Serra que rebra negociação sobre reajuste salarial da categoria. O aumento de 7% aprovado pela Câmara foi parcelado em duas vezes (maio e setembro)

Entre os servidores estava professores, ADis, Merendeiras, Lactaristas, Servidores do Semasa, Craisa, da Guarda Municipal, Assistência Social, Operacionais e funcionários administrativos e demais departamentos da Prefeitura).

A mobilização da categoria foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santo André (Sindserv Santo André).

“Queremos que seja reaberto um canal de negociação da categoria, que está insatisfeitos com o reajuste. Há mais 10% de perdas”, disse Rodrigo Gomes.

“Esse reajuste do prefeito de 7%,  e ainda parcelado, não cobre a defasagem salarial que tivemos nos últimos dois anos. Os servidores estão passando dificuldades para pagar suas despesas e estão lutando para sobreviver! Não estamos pedindo aumento real, mas a reposição inflacionária”, disse a diretora do Sindserv Santo André, a professora Daisy Dias.

Os servidores saíram em passeata passando pela Avenida Perimetral e terminaram a manifestação no Paço Municipal.

manifestação dos servidores
Mobilização foi organizada pelo Sindserv, que calcula mil pessoas, mas Paço fala em 100 ausências. Foto: Divulgação

Durante o ato, dirigentes do Sindserv Santo André protocolaram na Prefeitura pedido de reabertura da mesa de negociação da Campanha com a Prefeitura, para debater uma contraproposta de reajuste, que reponha no mínimo a inflação dos últimos dois anos nos salários.

Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), solicitado pelo Sindserv, mostra que a defasagem inflacionária nos salários dos servidores andreenses acumula 18,44%, e é referente à data-base da categoria, de maio de 2020 a maio de 2022.

“Aguardamos da parte da Prefeitura a reabertura imediata da mesa de negociação. Estamos mobilizados e caso não tenhamos essa resposta, uma nova paralisação e ato acontecerá na próxima semana”, informou o Representante Legal do Sindserv Santo André, Durval Ludovico Silva.

Durante o ato público do Sindserv Santo André, participaram lideranças sindicais do ramo dos municipais, como a presidenta da FETAM-SP (Federação dos Trabalhadores da Administração e dos Serviços Públicos Municipais do estado de São Paulo), Eunice Lopes, dirigentes da CUT-SP e parlamentares, como o deputado estadual Teonílio Barba (PT-SP) e os vereadores andreenses, Ricardo Alvarez (PSOL) e Wagner Lima (PT).

passeata de servidores pelas ruas de Santo André
Servidores saíram em passeata passando pela Avenida Perimetral e terminaram a manifestação no Paço Municipal. Foto: Divulgação

Outro lado

A Prefeitura de Santo André emitiu uma nota oficial e afirmou que mantém diálogo aberto com os servidores em relação ao reajuste salarial. “No entanto, a atual gestão não reconhece no Sindserv a neutralidade necessária para reivindicar com legitimidade melhorias para a cidade ou para os servidores, vez que a diretoria e seus membros têm claras e explícitas pretensões político-partidárias e ideológicas, descaracterizando qualquer representatividade legítima em relação às reivindicações apontadas”, afirmou o Paço.

O Sindserv calcula que mil pessoas participaram da manifestação, mas a Prefeitura afirmam que paralisaram atividades na Prefeitura 100 servidores.

“O movimento realizado nesta quinta-feira (31), além de contar com sindicalistas de outras cidades como São Bernardo e Diadema, resultou em menos de 100 ausências nos quadros do funcionalismo público municipal”, finalizou a nota.

Tags:governomanifestaçãoPaçoparalisaçãoPaulo Serrareajuste salarialsanto andréservidores

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior joão doria Após garantia de candidatura a presidente, Doria oficializa saída do Governo
Próximo artigo baleia rossi, taka e ricardo nunes Prestigiado pelo prefeito de SP e por Baleia Rossi, Taka se filia ao MDB
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Tarcísio de Freitas vira ‘garoto-propaganda’ de comerciante de doces e impulsiona vendas na Prainha do Riacho Grande
Tarcísio de Freitas vira ‘garoto-propaganda’ de comerciante de doces e impulsiona vendas na Prainha do Riacho Grande
31/05/2026
Corinthians augusto melo
Novos protestos no Corinthians: Torcida se reúne contra Augusto Melo
31/05/2026
Santos neymar
Rivellino diz que Neymar não deveria ser titular na Copa do Mundo
31/05/2026
Palmeiras - Eduardo - Real Madrid
Palmeiras relaciona Eduardo Conceição, joia do clube
31/05/2026
Uruguai palmeiras
Palmeiras coloca dupla na Seleção do Uruguai na Copa; veja a lista
31/05/2026

Recomendadas

Campanha do Agasalho Pet amplia ações solidárias de inverno em Santo André
Santo AndréEspaço Pet

Campanha do Agasalho Pet amplia ações solidárias de inverno em Santo André

31/05/2026
Com Marinho e Boulos, presidente do sindicato dos metalúrgicos do abc lança pré-candidatura à Câmara
São BernardoPolítica

Com Marinho e Boulos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lança pré-candidatura à Câmara

30/05/2026
LIDE Mulher Grande ABC promove encontro sobre aceleração de negócios com propósito em Santo André
EconomiaSanto André

LIDE Mulher Grande ABC promove encontro sobre aceleração de negócios com propósito em Santo André

30/05/2026
Carro bate contra árvore ao desviar de veículo na contramão em São Bernardo
São BernardoCidades

Carro bate contra árvore ao desviar de veículo na contramão em São Bernardo

30/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?