ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Paço de Diadema avaliza conduta de Conselho Tutelar no caso de crianças agredidas

Delegacia tinha solicitado apurar suposta prevaricação de conselheiros tutelares que não teriam acionado a Polícia após episódio

Gislayne Jacinto
Última atualização: 02/04/2022 18:58
Por Gislayne Jacinto
Publicado 29/03/2022
Compartilhar

Delegacia tinha solicitado apurar suposta prevaricação de conselheiros tutelares que não teriam acionado a Polícia após episódio

fachada da prefeitura de diadema
Paço de Diadema avaliza conduta de Conselho Tutelar no caso de crianças agredidas. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Diadema avalizou a conduta do Conselho Tutelar diante do caso de duas crianças, de 3 e 4 anos, que foram agredidas dentro do ambiente doméstico, na última sexta-feira (25/03). Além de queimaduras provocadas por cigarro, um dos meninos teve fraturas no corpo, inclusive no crânio. Ele está internado no Quarteirão da Saúde, enquanto o irmão encontra-se em um abrigo para menores.

Segundo a Polícia, os conselheiros tinham levado as crianças para a Abasc (Associação Brasileira de Ação Social Cristã), mas não teriam acionado a delegacia.

“Segundo informações da funcionária do abrigo, na data de ontem (sexta-feira, dia 25), os Conselheiros Tutelares Renato e Gilson, dirigiam-se até a residência da vítima retro e inobstante tomaram ciência dos maus-tratos evidentes, notórios e graves, não comunicaram a autoridade policial, tampouco qualquer órgão responsável. Observo a aberração na conduta dos conselheiros, evidente prevaricação, pois o menor foi deixado à própria sorte na instituição sem ser tomada qualquer previdência legal”, diz o BO.

No entanto, Prefeitura afirmou que, após reunião com as partes envolvidas, deu aval ao comportamento dos conselheiros Renato Gomes Moreira e Gilson Menezes. Esse último é filho do ex-prefeito Gilson Menezes e de Eliete Menezes, atual diretora do Procon, cargo comissionado na  Prefeitura.

“A Prefeitura de Diadema se reuniu com os conselheiros e com a Abasc nesta segunda-feira (28/03) para identificar a conduta adotada no caso. Ofícios foram encaminhados para outros setores responsáveis, dentro da apuração interna do episódio. A administração segue acompanhando o caso de perto, ouvindo todos os lados e preservando todos os direitos das crianças. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema informa que, mediante a situação exposta, os conselheiros tutelares atuaram de acordo com o que  preconiza as suas atribuições na proteção das crianças”, informou o Paço.

Sobre o fato de o plantonista do Conselho Tutelar não ter respondido a dez ligações da Polícia no último fim de semana, a Prefeitura emitiu uma nota:

“O contrato de fornecimento de telefonia móvel está vigente e não há identificação de interrupção na prestação deste serviço. Em contato com o conselheiro tutelar de plantão na ocasião dos fatos, ele informou não haver registro de chamadas não atendidas no celular pertencente ao Conselho Tutelar. O atendimento da situação foi realizado por meio de seu aparelho celular particular. O conselheiro recebeu a informação da ocorrência e, dentro do que preconiza suas funções, deu encaminhamento ao caso”, afirmou o Paço.

O delegado apontou o problema nos contatos com órgão. “Neste distrito policial, de pronto, a autoridade policial determinou o contato telefônico com o plantão do Conselho Tutelar do munícipio (celular – responsável Juliano), inúmeras tentativas (mais de 10) todas sem sucesso (caixa postal)”, informou no BO.

Tags:agressãocondutaconselheiros tutelaresconselho tutelarcriançasNotícias da cidade de Diadema

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior alunos de curso de confeitaria S.Bernardo abre 594 vagas de cursos profissionalizantes em parceria com Senac
Próximo artigo fachada do conselho tutelar de diadema - eldorado Mais uma polêmica envolve Conselho Tutelar de Diadema
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians
Presidente do Corinthians tem novo pedido de impeachment
03/06/2026
Arrascaeta flamengo
Arrascaeta tem lesão confirmada
03/06/2026
Jovem de São Bernardo desaparece no mar em Mongaguá; família reclama da demora e falta de estrutura nas buscas
Corpo de jovem de São Bernardo é encontrado em Itanhaém após desaparecer no mar
03/06/2026
Grupos Copa do Mundo
Copa do Mundo: Quanto o vencedor ganha de premiação da FIFA?
03/06/2026
selecao
Seleção Brasileira intensifica preparação na Copa do Mundo
03/06/2026

Recomendadas

No Mês do Meio Ambiente Diadema realiza programação diversa para discutir questões climáticas
DiademaCultura e Lazer

No Mês do Meio Ambiente Diadema realiza programação diversa para discutir questões climáticas

03/06/2026
Prefeito Guto Volpi vistoria andamento de obras em diferentes regiões de Ribeirão Pires
Ribeirão PiresPolítica

Prefeito Guto Volpi vistoria andamento de obras em diferentes regiões de Ribeirão Pires

03/06/2026
Polo Cosmético de Diadema concentra forças da cadeia do setor em espaço coletivo na FCE Cosmetique
DiademaEconomia

Polo Cosmético de Diadema concentra forças da cadeia do setor em espaço coletivo na FCE Cosmetique

03/06/2026
Gilvan Ferreira apresenta modelo de monitoramento inteligente de Santo André em Fórum de Lisboa
Santo AndréPolítica

Gilvan Ferreira apresenta modelo de monitoramento inteligente de Santo André em Fórum de Lisboa

02/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?