ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Servidores de Sto.André rejeitam reajuste de 7% e falam em paralisação  

Em assembleia organizada pelo Sindserv, funcionários decidiram entrar em estado de greve porque reivindicam 21% de reposição salarial

Gislayne Jacinto
Última atualização: 15/03/2022 16:09
Por Gislayne Jacinto
Publicado 11/03/2022
Compartilhar

Em assembleia organizada pelo Sindserv, funcionários decidiram entrar em estado de greve porque reivindicam 17,78% de reposição salarial

assembleia de servidores
Servidores de Santo André rejeitam reajuste de 7% em falam em paralisação. Foto: Divulgação

Em assembleia realizada no início da noite desta quinta-feira (10/03), os servidores de Santo André decidiram entrar em estado de greve por conta da proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do prefeito Paulo Serra.

De acordo com Rodrigo Gomes, diretor do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André), a Prefeitura ofereceu 7%, sendo que o índice seria parcelado em duas vezes: 3% em maio e 4% em setembro. A categoria quer uma contraproposta  e alega que a inflação do período a ser negociado (2021/2023) seria de 17,78%.

“Queremos que a Prefeitura abra uma mesa de negociação e, até agora, não marcou nenhuma reunião. Por isso, a categoria votou em assembleia por entrar em estado de greve”, afirmou o dirigente sindical.

Reivindicação é Reposição salarial de 17,78%

A pedido do Sindserv Santo André, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) elaborou um estudo no qual mostra que o reajuste salarial para repor a inflação nos salários dos servidores andreenses é de 17,78%, que é referente à reposição do IPCA-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período da data-base da categoria, ou seja, de maio de 2020 até 1º maio de 2022.

Segundo o órgão, a Prefeitura teria caixa para conceder essa reposição. A justificativa é que a Despesa Total com Pessoal nos últimos 12 meses foi de R$ 958,2 milhões, o que representa 35,4% da receita corrente líquida. “Portanto, bem inferior aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Isso também revela que a Prefeitura vem gastando bem menos com folha de pagamento dos servidores”, afirmou o Sindserv.

“Outro ponto importante apontado pelo Dieese é que o índice da LRF vem caindo ao longo de 2021, hoje em Santo André está em 35,94%. Isso significa que se a Prefeitura conceder a reposição inflacionária de 17,78% para todos os 15 mil servidores da ativa e aposentados atingirá 42,33%, ou seja, não ultrapassará os limites impostos pela LRF, que é de 51,3%”, completou.

A administração de Paulo Serra, afirmou que mantém diálogo, mas critica o Sindserv e diz que a entidade tem pretensões político-partidárias.

Leia a íntegra da nota

“A Prefeitura de Santo André mantém diálogo aberto com os servidores em relação ao reajuste salarial. No entanto, a atual gestão não reconhece no Sindserv a neutralidade necessária para reivindicar com legitimidade melhorias para a cidade ou para os servidores, vez que a diretoria e seus membros têm claras e explícitas pretensões político-partidárias e ideológicas, descaracterizando qualquer representatividade legítima em relação às reivindicações apontadas”.

servidores em assembleia
Em assembleia organizada pelo Sindserv, funcionários decidiram entrar em estado de greve porque reivindicam 17,78% de reposição salarial. Foto: Divulgação

 

 

Tags:categoriaestado de grevefuncionalismoparalisaçãoprefeiturasanto andrésindserv

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior complexo cassaquera ABCD inicia 2022 com saldo positivo na geração de empregos formais
Próximo artigo Estado de SP alcança terceiro lugar em ranking mundial de vacinação

Últimas notícias

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025
Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
04/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado
04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos
04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
04/12/2025

Recomendadas

Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas
Rio Grande da SerraPolítica

Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas

04/12/2025
Paço Encantado de Santo André começa na sexta com montanha-russa e chegada do Papai Noel
Sem classificação

Paço Encantado de Santo André começa nesta sexta com montanha-russa e chegada do Papai Noel

04/12/2025
Deputada Carla Morando visita Câmara de Santo André e reforça compromisso com o município
Santo AndréPolítica

Deputada Carla Morando visita Câmara de Santo André e reforça compromisso com o município

04/12/2025
Vereadores farão moção ao prefeito Gilvan pela reabertura da negociação das reclassificações com o Sindserv Santo André
PolíticaSanto André

Vereadores farão moção ao prefeito Gilvan pela reabertura da negociação das reclassificações com o Sindserv Santo André

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?