Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

S.Bernardo obriga divulgação do Disque Denúncia da violência contra a mulher

‘Disque 180’, projeto de Lei de autoria do Executivo, foi aprovado nesta quarta-feira e estabelece afixação do serviço por estabelecimentos públicos e privados no município

Última atualização: 01/03/2022 16:02
Por Gislayne Jacinto
Publicado 01/03/2022
Compartilhar

‘Disque 180’, projeto de Lei de autoria do Executivo, foi aprovado nesta quarta-feira e estabelece afixação do serviço por estabelecimentos públicos e privados no município

monitoramento da GCM
São Bernardo obriga divulgação do Disque Denúncia da violência contra a mulher. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

No município de São Bernardo passou a vigorar de forma obrigatória a divulgação por estabelecimentos públicos e privados do Disque 180 – destinado à denúncia de casos de violência contra a mulher. O projeto de Lei, de autoria da gestão do prefeito Orlando Morando, foi aprovado por unanimidade pela Câmara na sessão ordinária desta quarta-feira (23/02), às vésperas do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Entre os artigos da Lei fica detalhado que a divulgação do serviço precisa estar afixada obrigatoriamente em hotéis, pensões, pousadas e demais serviços de hospedagem, além de casas noturnas, repartições públicas e demais localidades. Transportes coletivos e que realizam serviços remunerados também estamparão o Disque 180.

“A obrigação do poder público é deixar cada vez mais acessível um serviço desta importância. Infelizmente são registradas ocorrências desta natureza constantemente. Todos podem e precisam denunciar”, destacou o prefeito Orlando Morando, que vai sancionar o texto nos próximos dias para a publicação no Diário Oficial do município.

A Lei municipal foi elaborada pelo Executivo são-bernardense ampliando os itens já elencados na Lei Estadual n° 17.431, de 14 de outubro de 2021 (Código Paulista de Defesa da Mulher).

Penalidades

– Em caso de descumprimento à nova Lei será lavrado um auto de infração, com prazo de 30 dias para regularização. Em eventual reincidência, será imposta multa de R$ 1.212,00, devendo ser dobrado em nova ocorrência. O valor obtido com as penalidades será aplicado nos programas de prevenção à violência contra a mulher.

Guardiã Maria da Penha

– No último dia 7, a Prefeitura de São Bernardo já havia dado o pontapé para colocar em prática projeto que visa o enfrentamento da violência doméstica e familiar, com a assinatura de termo de cooperação técnica com o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) para promoção de atividades conjuntas e trocas de experiências para execução e formalização do projeto Guardiã Maria da Penha. A capacitação junto à Guarda Civil Municipal (GCM) teve início no dia 17 de fevereiro.

Tags:denúnciadisque 180prefeiturasão bernardoviolência contra a mulher

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior rodrigo garcia e paulo serra Estado investirá R$ 25 milhões na nova Avenida dos Estados, em Sto.André 
Próximo artigo paulinha abelha Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, morre aos 43 anos

Últimas notícias

tentativa de homicídio contra um homem de 50 anos, na rua Antonio Luiz Ferreira, na Vila Carlina
Briga de vizinhos termina com um ferido em Mauá
13/07/2025
Neuropsicopedagoga Cibele Brisola éreferência no ABC paulista por unir ciência, sensibilidade e resultado real
Quando a tecnologia encontra o silêncio – e o silêncio grita
13/07/2025
Mauá oficializa nome do Parque Natural Municipal Prefeito Oswaldo Dias
Mauá oficializa nome do Parque Natural Municipal Prefeito Oswaldo Dias
13/07/2025
Minha Rua Nova leva recapeamento asfáltico a mais 21 vias do Riacho Grande, em SBC
Minha Rua Nova leva recapeamento asfáltico a mais 21 vias do Riacho Grande, em SBC
13/07/2025
GCM de Sano André prende dupla por furto de 100 metros de cabos de telecomunicações
GCM de Santo André prende dupla por furto de 100 metros de cabos de telecomunicações  
13/07/2025

Recomendadas

Indivíduo que tirou a vida de vizinho em S.Bernardo é preso com a ajuda do Smart Sampa
São BernardoCidadesDestaque 2São Paulo

Indivíduo que tirou a vida de vizinho em S.Bernardo é preso com a ajuda do Smart Sampa

13/07/2025
Paciente em UPA de Santo André reencontra com a mãe após 10 anos sem contato
Santo AndréCidadesDestaque 1Variedades

Paciente em UPA de Santo André reencontra com a mãe após 10 anos sem contato

13/07/2025
De forma lúdica, crianças do ensino infantil da rede de São Caetano aprendem importância da saúde bucal
São CaetanoCidades

De forma lúdica, crianças do ensino infantil de S.Caetano aprendem importância da saúde bucal

13/07/2025
 CTR de São Bernardo já realizou mais de 15 mil atendimentos em 2025. Foto: Divulgação
São BernardoEconomia

CTR de São Bernardo já realizou mais de 15 mil atendimentos em 2025

13/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?