ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

S.Bernardo faz programação e celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna

Entre as atrações está exposição gratuita que resgata obras da arquitetura moderna encomendadas pela Prefeitura nas décadas de 1960 e 1970

Gislayne Jacinto
Última atualização: 22/01/2022 15:47
Por Gislayne Jacinto
Publicado 18/01/2022
Compartilhar

Entre as atrações está exposição gratuita que resgata obras da arquitetura moderna encomendadas pela Prefeitura nas décadas de 1960 e 1970

obras de arquitetura moderna
Entre as atrações está exposição gratuita que resgata obras da arquitetura moderna encomendadas pela Prefeitura nas décadas de 1960 e 1970. Foto: Divulgação/PSBC

Para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, preparou programação especial para este ano. O início do calendário municipal que celebra o movimento modernista se dá com a exposição “Arquitetura Modernista de São Bernardo do Campo”, aberta à visitação a partir desta terça-feira (18/01) na Pinacoteca da cidade.

A exposição resgata obras institucionais encomendadas pela Prefeitura, entre as décadas de 1960 e 1970, a de arquitetos paulistanos. A partir da releitura dos documentos originais, foi possível reproduzir projetos de grande relevância histórica para arquitetura moderna paulistana, com projeções pictóricas, permitindo ao observador a visualização tridimensional de formas externas e internas, assim como a compreensão do projeto arquitetônico de cada obra.

A visitação poderá ser realizada até o dia 6 de maio de 2022, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A Pinacoteca Municipal fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Mais informações pelo telefone (11) 2630-9614.

Conforme explica a secretária de Cultura e Juventude de São Bernardo, Lígia Ramos, a pasta promoverá, durante todo o ano, série de ações nas diversas linguagens artísticas e culturais para celebrar, refletir e problematizar a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos. “Serão exposições, mostras, debates e apresentações no intuito de comemorar esse centenário e trazer para a população um pouco da história e da importância desse fenômeno para a arte e também para o nosso dia a dia”, ressalta.

Sobre a Semana de 22

Considerada marco fundador do modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna de 22 foi uma manifestação cultural realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo. O festival incluiu exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, além de três sessões lítero-musicais noturnas. A principal função para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época.

Programação municipal

A partir de fevereiro, a Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Flaquer, 26, Centro) receberá lançamentos de novos escritores. No dia 12, às 10h, Benedita Lopes lançará “Porções para se acordar presente” e, às 14h, será a vez de Kaya Adu apresentar ao público a obra “Cobra rasteira: mitologia de uma transição de gênero”. No dia 19, às 10h30, Donizete Leite faz o lançamento de “Um delírio chamado paixão” e, a partir das 14h, Deobaldo Barbosa da Silva apresentará a obra “Os Versos são Meu Universo”.

Infantil

Para o público infantil, nos dias 17 e 24 fevereiro, às 14h, também na Biblioteca Monteiro Lobato, será realizada a contação de história “Anita menina”, do livro Anita Malfatti – Crianças Famosas de Carla Caruso e Angelo Bonito.

Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/agendacultural.

Tags:prefeituraprogramaçãosão bernardosemana de arte moderna

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior táxi com propaganda Lei que autoriza publicidade nos táxis de São Caetano garante renda extra
Próximo artigo viatura da patrulha maria da penha Homem agride violentamente esposa em Santo André e é preso pela GCM

Últimas notícias ABC Paulista

palmeiras abel ferreira
Abel muda esquema do Palmeiras e escalará três atacantes contra o Vasco; Vitor Roque será titular
01/11/2026
Cadela farejadora do 6º Baep localiza grande quantidade de drogas em viela de Mauá
Cadela farejadora do 6º Baep localiza grande quantidade de drogas em viela de Mauá
01/11/2026
Leila Pereira Palmeiras
Leila Pereira fica no centro de Palmeiras x Vasco após crise nos bastidores envolvendo SAF e marido
01/11/2026
Palmeiras
Palmeiras tenta voltar à final da Copa do Brasil após eliminações precoces
01/11/2026
palmeiras
Palmeiras x Vasco: Confira como assistir ao vivo
01/11/2026

Recomendadas

Briga de trânsito deixa motorista ferido na Rua Tiradentes, em São Bernardo
São BernardoCidades

Briga de trânsito deixa motorista ferido na Rua Tiradentes, em São Bernardo

31/10/2026
"Falso paciente" é detido após tentar furtar celular em hospital de urgência em São Bernardo
CidadesSão Bernardo

“Falso paciente” é detido após tentar furtar celular em Hospital de Urgência em São Bernardo

31/10/2026
Moradores de Demarchi, Botujuru e Terra Nova II relatam onda de assaltos por motoqueiros e GCM reforça patrulhamento
São BernardoCidades

Com suporte de motos, GCM de SBC reforça patrulhamento contra roubos nas regiões do Demarchi, Terra Nova II e Botujuru

31/10/2026
Motociclista sofre queda no bairro Nova Petrópolis e sai ileso em São Bernardo
São BernardoCidades

Motociclista sofre queda no bairro Nova Petrópolis e sai ileso em São Bernardo

31/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?