Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Desconto em negociação de dívida do Fies pode checar a 92%; Veja regras

Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro vale para quem contratou financiamento até o 2º semestre de 2017

Última atualização: 10/01/2022 21:56
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 10/01/2022
Compartilhar

Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro vale para quem contratou financiamento até o 2º semestre de 2017

renegociação do fies
Desconto em negociação de dívida do Fies pode checar a 92%. Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (MP) que estabelece regras para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto foi publicado em edição extra o Diário Oficial da União (DOU), na noite desta quinta-feira (30). Podem pedir o parcelamento de débitos vencidos e não pagos estudantes que tenham formalizado a contratação financiamento até o segundo semestre de 2017. O Fies é um programa do governo federal destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

Dentre as principais propostas da MP estão o parcelamento das dívidas em até 150 meses (12 anos e meio), com redução de 100% dos encargos moratórios e a  concessão de 12% de desconto sobre o saldo devedor para o estudante que realizar a quitação integral da dívida.

No caso de estudantes com mais de um ano de atraso, “em que a recuperabilidade é muito menor”, segundo o governo, o desconto será 92% da dívida consolidada, no caso dos estudantes que estão no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) ou foram beneficiários do auxílio emergencial. Para os demais estudantes, o desconto será de 86,5%.

“Dessa forma, concretiza-se um instrumento efetivo de saneamento da carteira de crédito do Fies, por meio de disponibilização de renegociação e incentivo à liquidação integral da dívida dos estudantes financiados com o Fundo, possibilitando-se também a retirada das restrições nos cadastros restritivos de crédito dos estudantes e de seu fiador”, destacou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

A norma também fixa uma nova definição sobre a cobrança judicial dos débitos do Fies. Segundo o governo federal, o objetivo é “respeitar os critérios de racionalidade, economicidade e eficiência, para não onerar sobremaneira o Poder Judiciário, devendo as dívidas do Fies somente serem judicializadas com razoável certeza de recuperabilidade”.

A renegociação de dívidas do Fies deverá ser realizada por meio dos canais de atendimento que serão disponibilizados pelos agentes financeiros do programa. A medida provisória entra em vigor de forma imediata, mas precisará ainda ser aprovada em definitivo pelo Congresso Nacional em até 120 após o fim do recesso legislativo, que termina em fevereiro. (Da Agência Brasil)

Tags:descontosfinanciamentogoverno federalmeidida provisóriaMP

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior imigrantes Com Imigrantes congestionada, Anchieta é melhor opção para ir ao litoral
Próximo artigo mega da virada Caixa faz sorteio da Mega-Sena da Virada; Veja números

Últimas notícias

Abertura da Copa São Bernardo de Futsal terá Falcão em jogo festivo no Poliesportivo
Abertura da Copa São Bernardo de Futsal terá Falcão em jogo festivo no Poliesportivo
25/07/2025
Obras do retrofit avançam no prédio da Prefeitura de Santo André
Obras do retrofit avançam no prédio da Prefeitura de Santo André
25/07/2025
Motorista de aplicativo é preso em Diadema por abuso de passageira vulnerável  
Motorista de aplicativo é preso em Diadema por abuso de passageira vulnerável  
25/07/2025
Em ato de solidariedade, GCM de São Bernardo presta atendimento rápido e humano após contato da Central de Operações
GCM de SBC presta atendimento rápido e humano após contato da Central de Operações
25/07/2025
Ribeirão Pires intensifica ações contra descarte irregular e recolhe 24 toneladas de resíduos na Quarta Divisão
Ribeirão Pires intensifica ações contra descarte irregular e recolhe 24 toneladas de resíduos
25/07/2025

Recomendadas

Prefeito Akira Auriani renova termo de cooperação com o FUMEFI para retomar obras paradas em Rio Grande da Serra
Rio Grande da SerraPolítica

Akira Auriani renova termo de cooperação com Estado para retomar obras paradas em RGS

25/07/2025
Prefeito Marcelo Lima visita Embaixada em Dublin e recebe apoio do órgão a alunos do Conecta
São BernardoPolítica

Marcelo Lima visita Embaixada em Dublin e recebe apoio do órgão ao Conecta SBC

25/07/2025
Gilberto Costa quer coleta domiciliar e incentivos para doadores de sangue e medula em São Caetano
São CaetanoCidadesPolítica

Gilberto Costa quer coleta domiciliar para doadores de sangue e medula em São Caetano

25/07/2025
Prefeito Taka Yamauchi comenta a expulsão do vereador Jeferson Leite
DiademaDestaque 1Política

Prefeito Taka Yamauchi comenta a expulsão do vereador Jeferson Leite

24/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?