VOLTAR
  • Política

Ana Nice promove o resgate da memória ancestral do povo negro

Vereadora Ana Nice, líder da bancada do PT na Câmara de São Bernardo, realizará nesta terça sessão solene do Dia da Consciência Negra

  • Ana Nice promove o resgate da memória ancestral do povo negro.
    Foto: Reprodução/Facebook
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/11/2021
  • Compartilhar:

Vereadora Ana Nice, líder da bancada do PT na Câmara de São Bernardo, realizará nesta terça sessão solene do Dia da Consciência Negra

vereadora ana nice

Ana Nice promove o resgate da memória ancestral do povo negro. Foto: Reprodução/Facebook

A vereadora Ana Nice, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de São Bernardo do Campo, realizará nesta terça-feira (23/11), às 18h30, sessão solene do Dia da Consciência Negra. O evento é realizado anualmente pela vereadora, na Câmara Municipal.

Na edição deste ano, a Sessão Solene do Dia da Consciência Negra terá como tema “Memória Ancestral: Uma Potência para a Reconstrução da Nossa História. O Direito Negro à Ancestralidade (DNA)”.

Trata-se de um evento dinâmico, que recebe diversos movimentos culturais e autoridades – sejam elas da cidade, do estado e até do país –, para debater e expor assuntos relacionados à questão racial e direitos humanos, sobretudo pessoas que tenham o lugar de fala do provo preto.

Para o evento, foram realizados testes de DNA e Mapeamento Genético de Ancestralidade em 13 pessoas negras de famílias distintas de São Bernardo do Campo. O 14º exame foi realizado na vereadora. Os exames têm a finalidade de localizar a origem geográfica de cada pessoa. Os resultados dos testes serão conhecidos pelos participantes e apresentados ao público durante a Sessão Solene.

A realização dos testes de DNA e Mapeamento Genético de Ancestralidade coletados para este evento é uma pequena amostra do que propôs a vereadora ao apresentar o projeto de lei (PL nº 96/2021) que prevê a criação do programa “São Bernardo do Campo DNA África”, em trâmite na Câmara Municipal de São Bernardo. O programa visa possibilitar que os Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil (DNAEBs), residentes na cidade, realizem exames de DNA para Sequenciamento e Mapeamento Genéticos de Ancestralidade com a finalidade de localização da origem geográfica e familiar.

Ficha técnica:

O que: Solene do Dia da Consciência Negra “Memória Ancestral: Uma Potência para a Reconstrução da Nossa História. O Direito Negro à Ancestralidade (DNA)

Quando: Terça-feira (23/11), às 18h30.

Onde: Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (Plenário Tereza Delta)

Praça Samuel Sabatini, 50, Centro, São Bernardo do Campo

Atividades Culturais: Oficina de turbante; Apresentações da Congada do Parque São Bernardo; Apresentações do Centro Cultural Afro-brasileiro Francisco Salano Trindade.

Entrada: Gratuita.