ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Fiocruz: onda de covid-19 na Europa e na Ásia é alerta para o Brasil

Continentes tiveram 48% das mortes da última semana de outubro

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 15/11/2021 20:12
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 13/11/2021
Compartilhar

Continentes tiveram 48% das mortes da última semana de outubro

coronavírus
Fiocruz: onda de covid-19 na Europa e na Ásia é alerta para o Brasil. Foto: Reprodução/Jornal da USP

A retomada de casos de covid-19 em alguns países da Europa e da Ásia, após um declínio expressivo da pandemia nos últimos meses, serve como alerta para a situação da doença no Brasil. Esses países vêm registrando aumento de casos e óbitos mesmo em locais em que a cobertura vacinal já se encontra em patamares elevados. A advertência foi divulgada nesta sexta-feira (12/11) pelos cientistas que elaboram o Boletim Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).“Diante deste novo cenário, o boletim coloca em pauta o debate sobre a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento físico e de proteção individual no Brasil e ressalta a desaceleração do ritmo de vacinação de primeira dose contra a covid-19 no país”, destacou a Fiocruz.

A nova edição destaca ainda o alerta do diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Europa e Ásia, emitido no início deste mês de novembro, sobre o novo aumento do número de casos e óbitos por covid-19 registrados nesses continentes. Segundo a OMS, países da Europa e da Ásia Central estão vivendo o risco de recrudescimento da covid-19.

Na última semana de outubro, a Europa e a Ásia Central foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro. Com quase 1,8 milhão de novos casos e 24 mil novas mortes relatadas, a Europa e a Ásia Central viram um aumento de 6% e 12%, respectivamente, em comparação com a semana anterior.

Segundo a OMS, se for mantida esta tendência, essas regiões poderão registrar mais meio milhão de óbitos por covid-19 até 1º de fevereiro de 2022, e 43 países enfrentarão novamente o risco de colapso nas capacidades de resposta dos seus sistemas de saúde. Os casos graves da doença têm se concentrado entre grupos não vacinados, especialmente em países com baixa cobertura vacinal.

Segundo os pesquisadores do Observatório Covid-19, embora os dados recentes no Brasil indiquem a manutenção da tendência geral de queda dos indicadores monitorados desde o início da covid-19, é importante destacar que a pandemia não acabou e que o risco de recrudescimento permanece com a proximidade da temporada de festas e de férias, com maior circulação e concentração de pessoas em diversos ambientes.

A íntegra do boletim pode ser acessada na página da Fiocruz na internet. n(Da Agência Brasil)

Tags:alertaBrasilcovid-19doençaeruorpamortes

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior carteira de trabalho Centro de Trabalho e Renda de Mauá registra 104 vagas de emprego
Próximo artigo Exame da curva glicêmica; insulina,monitor de glicemia Campanha alerta sobre riscos do diabetes para a saúde dos olhos

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo x corinthians
São Paulo x Corinthians: Confira as escalações definidas
04/11/2026
sao paulo bobadilla
Jogadores de São Paulo e Palmeiras se pronunciam após crise no Paraguai
04/11/2026
GCM de São Bernardo prende quatro pessoas e apreende 917 porções de drogas
GCM de São Bernardo prende quatro pessoas e apreende 917 porções de drogas
04/11/2026
Com revisão de contratos na Saúde, Tite Campanella reduz custos em 30% e levanta suspeita sobre 50 mil exames da gestão passada
Com revisão de contratos na Saúde, Tite Campanella reduz custos em 30% e levanta suspeita sobre 50 mil exames da gestão passada
04/11/2026
São Caetano inaugura segunda base descentralizada do SAMU no Parque Linear
São Caetano inaugura segunda base descentralizada do SAMU no Parque Linear
04/11/2026

Recomendadas

São Caetano consolida queda na criminalidade e reforça título de cidade mais segura do Brasil
São CaetanoCidades

São Caetano registra queda em furtos e roubos, segue sem homicídios e reforça título de cidade mais segura do Brasil

04/11/2026
Precursora no País em políticas educacionais, São Bernardo participa de imersão sobre alfabetização no Chile
São BernardoCidades

São Bernardo participa de imersão sobre alfabetização no Chile

04/11/2026
Prefeitura fiscaliza descarte irregular de materiais na Avenida Valdírio Prisco
Cidades

Prefeitura de Ribeirão Pires fiscaliza descarte irregular de materiais na Avenida Valdírio Prisco

04/11/2026
Mauá firma parceria para oferecer 250 bolsas integrais de graduação
MauáCidades

Mauá firma parceria para oferecer 250 bolsas integrais de graduação

04/11/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?