Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

“Eu achava que a relação com o meu chefe era normal. Ele falava: nossa, você está gostosa”

Primeira Temporada da série Mulheres Iluminando o Mundo, que conta os desafios para vencer no mercado de trabalho, será exibida em plataforma aberta de 10 a 15 de novembro

Última atualização: 18/11/2021 18:17
Por Gislayne Jacinto
Publicado 18/11/2021
Compartilhar

Primeira Temporada da série Mulheres Iluminando o Mundo, que conta os desafios para vencer no mercado de trabalho, será exibida em plataforma aberta de 10 a 15 de novembro

Primeira Temporada da série Mulheres Iluminando o Mundo será exibida em plataforma aberta de 10 a 15 de novembro. Foto: Divulgação

Desigualdades salariais, dificuldade na ocupação de cargos de liderança, assédio. Essa é a realidade das mulheres no mercado de trabalho, relatada por oito depoentes que integram a primeira temporada da série Mulheres Iluminando o Mundo, realização da Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, com apoio da ONU Mulheres e Rede Brasil do Pacto Global da ONU. O documentário, que teve pré-estreia no dia 28 de outubro, volta em plataforma aberta a pedidos, e ficará disponível de 10 a 15 de novembro. Além do documentário, nesta quarta-feira (10/11), será exibida a primeira pílula de filme, com a história de Aline Maria da Silva, motorista parceira 99, e, em seguida, o relato será tema de debate. A estreia do filme em sala de cinema está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

Formada por um média-metragem de 37 minutos e oito pílulas de filmes documentários de 5 minutos cada, a primeira fase do projeto reflete a importância de continuar relatando as histórias femininas. “Se queremos pensar numa sociedade justa e inclusiva, não podemos abrir mão da capacidade das mulheres de gerarem bens coletivos. Então, o quanto não será rico ter mulheres protagonistas nos ambientes de poder e de decisão? Em todos os campos da sociedade, sua participação apresenta um diferencial construtivo de esperança e capacidade de reconstrução!”, afirma Gisela Arantes, idealizadora do projeto. Além de ter escrito e dirigido o filme, Gisela é cineasta, autora, diretora, empresária cultural e arte-educadora.

A diretora relata que a inspiração para produzir o filme veio justamente dessa inquietação, no sentido de provocar na sociedade uma reflexão sobre o poder de protagonismo das mulheres na transformação da sociedade.

“Acredito que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, assim como a equidade que também é abordada no filme, são preponderantes para chegarmos ao compromisso dos direitos de todos. Para além disso, me interessa o ‘ser feminino’, o arquétipo que está à frente da época e das relações sociais, aquilo que é intrínseco ao universo da mulher e por isso capaz de transcender as barreiras da sociedade e dos costumes estabelecidos”, ressalta.

O documentário conta a história de oito mulheres, que, a partir de seus cotidianos, inspiram, mobilizam e são pioneiras no que fazem. Tendo como ponto forte a diversidade étnica, regional e sociocultural, a iniciativa tem como inspiração os sete princípios de empoderamento da ONU Mulheres (WEPs). Dentre eles, destaca-se: “Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação”.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a realidade brasileira mostra que a desigualdade de gênero no trabalho só acabará em 2276, se continuarmos a negligenciar a relevância do trabalho feminino. Em 2019, um estudo feito pelo IBGE mostrou que mulheres ganham menos do que os homens em todas as ocupações selecionadas na pesquisa.

O Projeto Mulheres Iluminando o Mundo é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com a concepção e gestão da Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas e conta com o patrocínio da EY, Arteris, 99, o copatrocínio do ABN-Amro e SMBC (Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro), além do apoio da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, ABBI, 30% Club, Talenses Group e do apoio cultural da InnSaei.TV. A série será composta por quatro temporadas, sendo que a segunda fase do projeto abordará a realidade de mulheres refugiadas, com apoio da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Mulheres com histórias reais

Antropóloga e curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo, Sandra Benites, da etnia Guarani, é uma das protagonistas do média-metragem. Ela destaca que a diversidade possibilita que outras vozes expressem suas perspectivas de mundo.

“A narrativa é o que compõe um sistema que explica a nossa trajetória, forma de ser e existir no mundo. Por isso que essas narrativas precisam ser contadas a partir de perspectivas diversas. É preciso dar visibilidade a olhares diferentes do branco hegemônico!”, destaca.

Major do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Karla Lessa, outra depoente da obra, ressalta que a afirmação do protagonismo feminino, a partir de documentários como Mulheres Iluminando o Mundo, contribui para que os estereótipos sobre mulheres sejam mudados.

“Percebo que há um esforço do cinema para divulgar os diferentes aspectos das mulheres, ampliando os espaços ocupados por elas e mostrando a sua diversidade. Os estereótipos vão aos poucos sendo alterados”, afirma ela, que é a primeira mulher comandante de helicóptero do corpo de bombeiros.

Primeira Pílula de filme e Debate

Aline Maria da Silva, motorista parceira 99, é a primeira depoente a ter sua história relatada na série de oito pílulas que complementa o projeto. Ela conta sua história de transformação, a partir do momento que entende os mecanismos do machismo no ambiente de trabalho: “Eu achava que a relação com o meu chefe era normal. Ele falava: nossa, você está gostosa. Hoje eu vejo como aquilo era abusivo”, desabafa Aline. Atualmente, se sente com mais autonomia e brinca dizendo que virou referência de sucesso e independência entre as amigas.

Aline Maria da Silva, motorista parceira 99, é a primeira depoente a ter sua história relatada na série. Foto: Divulgação

Após a exibição da pílula, que tem cinco minutos de duração, será realizado o debate Empoderamento Econômico de Mulheres: impactos individuais e coletivos, no qual, inspirados pela história da Aline, os participantes irão conversar sobre a necessidade de se criar espaços de inserção de mulheres no mercado de trabalho, para que conquistem autonomia financeira e revolucionem suas histórias de vida.

A mesa virtual, com mediação de Adriana Carvalho, CEO da Generation Brasil, será composta por Gisela Arantes, diretora e roteirista do documentário, Aline Maria da Silva, depoente e motorista parceira 99, Juliana Biasi, diretora de marketing da 99, Viviane Duarte, CEO fundadora do Plano Feminino, Rodrigo Vianna, CEO da Mappit/ Talenses Group, um dos Co-Fundadores da Aliança para o Empoderamento da Mulher e membro Aliado do programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres Brasil.

 Sobre Gisela Arantes:

Cineasta diplomada pela Universidade Anhembi-Morumbi, é roteirista e diretora. Aprimorou-se com Caio Gullane, Lauro Escorel, além de cursar Cinema Total, do Instituto Nacional de Cinema. Formou-se também como atriz pelo Teatro Célia Helena e complementou seus estudos com Denise Stoklos, Luís Alberto de Abreu e J. C. Viola. Protagonizou o programa “Glub Glub”, grande sucesso da Rede Cultura de Televisão. Capacitou-se como empresária cultural, cursando marketing, gestão do terceiro setor e empreendedorismo, com certificações também pelo Sebrae.

Em 2019 escreveu e dirigiu Mundo Sem Porteira – um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O Documentário ganhou 3 Prêmios Internacionais: Melhor Fotografia no 4o Indian World Film Festival e no 8th Noida International Film Festival, além de ser contemplado com a Menção Honrosa do Júri, no 8o Delhi Shorts International Film Festival, na Índia. Lançou recentemente A Cura Tem Cara, série de filmes documentários para saúde, bem-estar e ânimo da população, com impacto a cerca de 2,6 milhões de pessoas.

Sobre a Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas:

A Umiharu cria e produz projetos audiovisuais e teatrais de alcance social nas áreas de cultura e educação, sempre orientados por conceitos humanistas de Sustentabilidade e Ética. Há 13 anos no mercado, integra a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, oferecendo Projetos de causa que geram interação das comunidades com o poder público e as empresas, a partir de temas de impacto relacionados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

Além de produtos próprios, a empresa cria, desenvolve e faz a gestão de Projetos para marcas que desejam democratizar o acesso ao conhecimento e estimular a criatividade do público, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, bela e humana.

SERVIÇO

Estreia online – 10 de Novembro

Horário: 19h – exibição da primeira pílula e debate

Horáiro: 20h – exibição do filme, disponível até 15/11

Local:  https://bit.ly/estreia_mulheres_iluminando_mundo

 TEMA: Empoderamento Econômico de Mulheres: impactos individuais e coletivos

Descritivo: Inspirada pela história da Aline, o debate abordará a necessidade de se criar espaços de inserção de mulheres no mercado de trabalho, para que conquistem autonomia financeira e revolucionem suas histórias de vida.

 

Participantes:

Gisela Arantes, Diretora e Roteirista do documentário

Aline Maria da Silva, depoente e motorista parceira 99

Juliana Biasi, diretora de marketing da 99

Viviane Duarte, CEO do Plano Feminino

Rodrigo Vianna, CEO da Mappit/ Talenses Group, um dos Co-Fundadores da Aliança para o Empoderamento da Mulher e membro Aliado do programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres Brasil.

Mediação: Adriana Carvalho, CEO Generation Brasil

 

Entre na plataforma pela web: innsaei.tv

Clique no canto superior direito ACESSAR

Clique abaixo na cédula em CADASTRE-SE

Você pode cadastrar-se pela conta GOOGLE, conta FACEBOOK, ou completar NOME, EMAIL e criar SENHA. Clique no canal Mulheres Iluminando o Mundo. Bom Debate e Filme!

 

 

Site:https://www.mulheresiluminandomundo.org

INSTAGRAM: @mulheres_iluminando_mundo

FACEBOOK: https://www.facebook.com/Mulheres-Iluminando-o-Mundo-101095219032856

TWITTER: https://twitter.com/mulheresilumina

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/mulheres-iluminando-o-mundo-a1b009221/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCtKpbAhrOIrH_ZCY91uzigA

 

Tags:documentáriomulheres iluminando o mundo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Caso de vítimas que morreram em Sto.André ao caírem no rio tem reviravolta
Próximo artigo membros do psdb de diadema PSDB de Diadema declara apoio unânime a Doria nas prévias partidárias

Mais lidas

Almas gémeas: Com 10 horas de diferença, casal morre no mesmo dia após 74 anos juntos
Almas gémeas: Com 10 horas de diferença, casal morre no mesmo dia após 74 anos juntos
15/05/2025
Vídeos com IA mostram crianças reencenando áudios da CPI das Bets e viralizam
Vídeos com IA mostram crianças reencenando áudios da CPI das Bets e viralizam
15/05/2025
Motorista embriagado colide carro em moto e deixa vítima gravemente ferida em Sto.André
Motorista embriagado colide carro em moto e deixa vítima gravemente ferida em Sto.André
15/05/2025
Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em SBC.
Famílias cobram Enel por falta de energia em prédios prontos há 6 meses em S.Bernardo
15/05/2025
Cidade é a 1ª do ABCD a expandir o público-alvo da imunização; todas as UBSs contam com doses para proteger a população
Vacinação contra gripe é ampliada para todas as pessoas em São Bernardo
15/05/2025

Recomendadas

Burning Fest – Batalha de Assadores chega pela primeira vez a Diadema com o maior festival de churrasco do Brasil
Cultura e LazerDiadema

Burning Fest: Batalha de Assadores chega pela 1ª vez a Diadema com estival de churrasco

15/05/2025
Fim de semana: ‘Viva o Paço’ e ‘Viva SBC’ resgatam atividades que valorizam a infância
Cultura e LazerSão Bernardo

Fim de semana: ‘Viva o Paço’ e ‘Viva SBC’ resgatam atividades que valorizam a infância

15/05/2025
Beer's Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
Cultura e LazerSanto André

Beer’s Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André

15/05/2025
Teatro Municipal recebe espetáculo com diferentes escolas e grupos de dança da cidade
Cultura e LazerSanto André

Teatro de Sto.André recebe espetáculo com diferentes escolas e grupos de dança

13/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?