ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
1

Início » Cidades

Em Mauá, bairro Santa Cecília ganha Núcleo de Proteção e Defesa Civil

Gislayne Jacinto
Última atualização: 12/10/2021 11:11
Por Gislayne Jacinto
Publicado 08/10/2021
Compartilhar

Iniciativa do Departamento de Proteção e Defesa Civil conta com o apoio do COFIP ABC

núcleo de defesa civil durante inauguração
Em Mauá, bairro Santa Cecília ganha Núcleo de Proteção e Defesa Civil. Foto: Divulgação/PMA-Evandro Oliveira

O bairro Santa Cecília acabou de ganhar o seu primeiro Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). A primeira reunião com os moradores voluntários ocorreu no dia 2 de outubro. O núcleo foi implantado pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil de Mauá e conta com o apoio do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e de suas associadas.

O prefeito da cidade de Mauá, Marcelo de Oliveira, na abertura do evento, destacou a importância da criação dos núcleos, a participação dos voluntários e o trabalho da Defesa Civil em ações de prevenção no município. Na sequência, o gerente executivo do COFIP ABC, Francisco Sérgio Ruiz, falou sobre o papel do Comitê no apoio à criação dos NUPDECs, agradeceu a presença do chefe do executivo e dos representantes do poder público e do Corpo de Bombeiros.

Nesse primeiro encontro, os moradores assistiram à palestra realizada pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Sérgio Moraes, que explicou o papel da Defesa Civil e sua importância em ações de prevenção e atuação em casos de emergência. Os voluntários também puderam conhecer os conceitos relacionados a perigos, riscos e segurança de processo e ainda saber mais sobre as medidas preventivas e de contingência implementadas pelas empresas em uma apresentação realizada pelo coordenador executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do COFIP ABC, Carlos Barbeiro. Ana Govatto, coordenadora executiva de Relacionamento com a Comunidade do COFIP ABC, falou sobre o trabalho do Conselho Consultivo Comunitário e explicou como as pessoas podem dele participar.

Papel estratégico do NUPDEC Santa Cecília

A criação dos NUPDECs é iniciativa do Departamento de Defesa Civil, com os objetivos de capacitar a população para as ações de prevenção e de atuação em casos de emergências, proporcionar mais conhecimento sobre as atividades industriais e, consequentemente, reduzir as dúvidas e estabelecer um canal de comunicação mais direto com as empresas do entorno.

Os núcleos não atuam de forma isolada, mas integrados a um sistema complexo de segurança que envolve poder público, empresas, estabelecimentos de ensino, a própria comunidade, além de instituições de segurança e de emergência. Os participantes desses grupos são moradores das comunidades do entorno, que atuam como voluntários.

A escolha dos locais para a criação dos núcleos é baseada no mapeamento de áreas que apresentam riscos geológicos e/ou tecnológicos. No caso do NUPDEC Santa Cecília, sua criação é estratégica em decorrência de sua proximidade com o Polo Petroquímico do Grande ABC.

“No bairro Santa Cecília, há riscos de incidentes tecnológicos e, por isso, a parceria do COFIP ABC e suas associadas com a Defesa Civil é de extrema importância na capacitação de voluntários e órgãos públicos, bem como no planejamento de ações e protocolos de contingência  adequados”, explica Barbeiro.

Durante os próximos encontros, os voluntários receberão orientação e participarão de treinamentos e simulados. Os moradores também serão capacitados em situações específicas de emergência relacionadas aos riscos das atividades das empresas do entorno. De acordo com Barbeiro, “os riscos já foram mapeados pelas empresas associadas ao COFIP ABC e, para cada um deles, já foram estabelecidas as suas respectivas ações de prevenção. Em breve, apresentaremos aos moradores um plano de simulados e treinamentos. Nosso objetivo é que a população esteja apta a atuar nos mais diferentes tipos de ocorrências visando minimizar os impactos em casos de acidentes”.

prefeito da cidade de Mauá, Marcelo de Oliveira, na abertura do evento, destacou a importância da criação dos núcleos. Foto: Divulgação/PMA-Evandro Oliveira
Tags:mauánúcleo de proteção de defesa civil

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior carro usado em sequestro-relâmpago GCM de Mauá interrompe sequestro-relâmpago na Vila Nova Mauá
Próximo artigo comércio na rua marechal deodoro Comércio de S.Bernardo passa a funcionar até 24h com 100% de ocupação
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras - Eduardo - Real Madrid
Palmeiras relaciona Eduardo Conceição, joia do clube
31/05/2026
Uruguai palmeiras
Palmeiras coloca dupla na Seleção do Uruguai na Copa; veja a lista
31/05/2026
CBF Seleção Maracanã Brasil projeto de lei estadios
Brasil x Panamá: Arbitragem será alemã por parceria da CBF com a DFB
31/05/2026
Super Mundial
Super Mundial: Veja todos os classificados para a edição 2029
31/05/2026
Seleção
Seleção Brasileira define numeração para a Copa; confira
31/05/2026

Recomendadas

206 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de Mauá
MauáEconomia

206 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de Mauá

30/05/2026
Policial militar suspeito de fraude na Leroy Merlin de São Bernardo é preso em SP
CidadesSão Bernardo

Policial militar suspeito de fraude na Leroy Merlin de São Bernardo é preso em SP

30/05/2026
Diadema realiza mudanças no acesso ao bairro Canhema
Cidades

Diadema realiza mudanças no acesso ao bairro Canhema

30/05/2026
Carro bate contra árvore ao desviar de veículo na contramão em São Bernardo
São BernardoCidades

Carro bate contra árvore ao desviar de veículo na contramão em São Bernardo

30/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?