Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo

Dados são da Epicovid-19, pesquisa da UFPel e do Ibope

Última atualização: 07/10/2021 18:38
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 07/10/2021
Compartilhar

Dados são da Epicovid-19, pesquisa da UFPel e do Ibope

bebê
Pandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo. Agência Brasil

A pandemia teve impacto na vida de bebês e crianças brasileiras: pobreza, subnutrição, falta de assistência em saúde e educação, além da perda da mãe, do pai ou de responsáveis para a covid-19. Diante da crise sanitária e econômica, as crianças deixaram até mesmo de ser vacinadas e, assim, cumprir o esquema previsto para a infância, ficando vulneráveis a diversas enfermidades. As informações fazem parte da Epicovid-19, pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Ibope.Dados inéditos da Epicovid-19, a maior pesquisa epidemiológica sobre a doença feita no Brasil, são apresentados hoje (6), no 9º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). A pandemia teve impactos indiretos e diretos na vida das crianças. Até setembro deste ano, 867 crianças de até 4 anos e 194 crianças de 5 a 9 anos morreram no Brasil por covid-19. O estudo mostra ainda que também foram vítimas da doença 273 adolescentes de 10 a 14 anos e 808, de 15 a 19 anos.

“Temos que pensar em termos amplos, em políticas públicas de combate à pobreza, de estimulação intelectual, de assistência médica – por exemplo, as vacinações que foram perdidas -, de escolaridade, e assim por diante. Programas potencialmente efetivos como o Criança Feliz precisam ser revitalizados, pois a pandemia afetou marcadamente a frequência das visitas domiciliares visando a estimular a interação entre crianças e seus familiares”, defende o professor emérito de Epidemiologia na UFPel e coordenador do Epicovid, Cesar Victora.

Tanto a covid-19 quanto outras doenças infecciosas, em crianças pequenas, segundo Victora, são mais preocupantes, pois elas “têm um sistema imunológico imaturo e morrem mais do que crianças maiores devido a pneumonia, diarreia e muitas outras infecções”, diz.

De acordo com a pesquisa, as crianças também deixaram de ser vacinadas. Durante o período pandêmico, 22,7% das crianças mais pobres deixaram de ser vacinadas. Entre as mais ricas, o índice é de 15%. O maior impacto é o fato de que as crianças que já estão fragilizadas pela subnutrição resultante do aumento na pobreza, ficam ainda mais suscetíveis a outras doenças infecciosas que podem ser prevenidas pela imunização”, diz o coordenador do estudo.

O pesquisador defende uma atenção especial à infância e o reforço de políticas públicas: “Investir na primeira infância e minimizar os efeitos da pandemia é essencial para garantir não apenas a saúde das próximas gerações, mas também o capital humano que permitirá o desenvolvimento de nosso país nas próximas décadas”.

Nacionalmente, o Programa Criança Feliz é uma das principais iniciativas voltadas para a infância. O programa atende a famílias com crianças de até 6 anos. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz acompanham e orientam o desenvolvimento delas.

Victora apresenta também dados de entrevista com participantes do programa Criança Feliz que mostram que 11% das crianças deixaram de ser vacinadas em setembro de 2020. Em janeiro de 2021, o índice foi para 10%. Além disso, 6% das grávidas faltaram às consultas pré-natais em setembro de 2020. Em janeiro, o percentual passou para 10%.

Ministério da Cidadania

Em nota, o Ministério da Cidadania diz que, em decorrência da necessidade de isolamento social, o atendimento remoto foi autorizado, e os visitadores do Criança Feliz passaram a desenvolver atividades por meio de videochamadas e encaminhar o conteúdo aos pais e responsáveis por meio de plataformas digitais.

“Em casos de famílias com dificuldade de acesso à tecnologia, os encontros presenciais foram mantidos, seguindo todos os protocolos de segurança. Eventualmente, as atividades foram entregues na porta da casa dos beneficiários e recolhidas posteriormente. Além de abordar temas relacionados à primeira infância, as visitas incluíram também informações e orientações para combater a covid-19”, diz a pasta.

De acordo com o ministério, em 2020 o programa bateu o recorde de 1,1 milhão de atendidos pelos 26 mil visitadores espalhados pelo país. Ao longo do ano, foram realizadas 40 milhões de visitas. Em agosto deste ano, ultrapassou a marca de 50 milhões de visitas e está presente nos lares de mais de 1,2 milhão de brasileiros.

Tags:bebêscovid-19estudoimpactospandemia

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior mulheres vítimas de violência Mulheres vítimas de violência no ABCD terão abrigo em quartos de hotel
Próximo artigo setor de frutas no Sonda de São Bernardo Grupo Sonda reinaugura unidade de São Bernardo nesta quinta-feira

Últimas notícias

Jovem Kauã, de 21 anos, perde a vida em acidente de moto em Santo André.
Jovem de 21 anos morre e outro de 19 fica ferido em acidente de moto em Santo André
30/06/2025
Em São Bernardo, homem de 50 anos é executado no bairro dos Casa - Rua Vista Alegre
Em São Bernardo, homem de 50 anos é executado no bairro dos Casa
30/06/2025
Santo André adere ao SinPatinhas voltado às políticas de bem-estar animal
Santo André adere ao SinPatinhas voltado às políticas de bem-estar animal
30/06/2025
Diadema realiza caminhada pelo orgulho autista com mais de mil pessoas
Diadema realiza caminhada pelo orgulho autista com mais de mil pessoas
30/06/2025
Evento contou com a participação de escoteiros e reforçou a importância do trabalho de reabilitação animal realizado no Zoológico Municipal de São Bernardo 
Ação do Junho Verde no Parque Estoril promove soltura de três aves silvestres
30/06/2025

Recomendadas

Prefeito de S.Bernardo entrega praça revitalizada e anuncia Ecoponto no bairro dos Casa
São BernardoCidadesDestaque 1Manchete

Prefeito de S.Bernardo entrega praça revitalizada e anuncia Ecoponto no bairro dos Casa

29/06/2025
Cerco policial termina em acidente e carro invade casa em Diadema
DiademaCidadesDestaque 1

Cerco policial termina em acidente e carro invade casa em Diadema

29/06/2025
Rio Grande da Serra avança em diálogo com a SABESP para requalificação ambiental e urbana
Rio Grande da SerraCidades

Rio Grande da Serra avança em diálogo com a Sabesp para requalificação ambiental

29/06/2025
Secretaria de Serviços Urbanos revitaliza próprios públicos dando continuidade a Programa São Caetano Cidade Linda
São CaetanoCidades

SSU revitaliza próprios públicos no Programa São Caetano Cidade Linda

29/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?