ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Vídeo: idosa de 107 anos deixa Hospital de São Caetano curada da covid

Mulher havia tomado duas doses da vacina AstraZeneca e família diz que imunização salvou a vida dela

Gislayne Jacinto
Última atualização: 06/07/2021 18:19
Por Gislayne Jacinto
Publicado 23/06/2021
Compartilhar

Mulher havia tomado duas doses da vacina AstraZeneca e família diz que imunização salvou a vida dela

“A batchan (avó) tem boa genética”. Foi assim que a neta Ana Carolina Tanaka comemorou a saída da avó, Yumiko Tanaka, de 107 anos, nesta terça-feira (22/6) do Hospital de Campanha de São Caetano do Sul, onde esteve internada por 16 dias após contrair covid-19.

Yumiko passou por uma internação por conta de uma pneumonia. Se recuperou, mas o chiado no peito indicava uma crise de bronquite. Precisou tomar antibiótico e, mesmo assim, os sintomas não melhoravam. Sempre acompanhada pela filha, que é médica, e pela neta, perceberam pelo oxímetro que a saturação não estava boa. Procuraram atendimento médico no convênio e, quando foi confirmada a covid, a família, que mora na cidade há mais de 40 anos, optou em procurar o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin pela referência em atendimento em Saúde. “Desde o momento em que pisamos no Albert Sabin até a alta hospitalar fomos muito bem atendidos e amparados. Foi um momento de apreensão ter que deixá-la no hospital. Ela nunca ficou sozinha”, relembrou Ana Carolina.

A neta contou que desde que a avó chegou ao Hospital de Campanha, no dia 6 de junho, todo dia a família recebia notícias e participava de videochamadas, mas os médicos começaram a perceber que ela estava muito quietinha. “Ela não fala quase nada em português, a comunicação estava muito difícil e ela foi ficando cada vez mais quietinha e sem tentar se comunicar com a equipe. Certo dia, o médico que a examinava percebeu que ela sentia um incômodo no ombro e a levaram para fazer um exame. O ortopedista que a atendeu falava japonês e foi então que a equipe percebeu que ela se animou e trocou algumas frases”, explicou.

Ana Carolina foi chamada ao hospital para que juntos tentassem uma alternativa de interpretar o que Yumiko sentia ou gostaria de falar. “Decidi fazer cartazes, fiz mais de 20 frases e cartazes com palavras de incentivos: Força, remédio para você ficar melhor, sua família está te aguardando, entre tantas outras”.

“O apoio da família foi fundamental na recuperação de Yumiko. Com as frases que a neta nos enviou e o colega que também ajudou como intérprete, percebíamos que ela ficava mais animada e lutando para melhorar logo”, explicou o diretor do Hospital de Campanha Arthur Felipe Rente. Segundo Arthur, o fato dela ser muito ativa e lúcida ajudou bastante em sua recuperação.

Nesta quarta-feira (23/06) foi o tão esperado dia da alta hospitalar. Yumiko deixou o Hospital de Campanha com aplausos de toda equipe que acompanhou sua luta.
Yumiko Tanaka nasceu em 4 de maio de 1914, em Okinawa, Japão. Chegou ao Brasil em 1959, teve seis filhos, seis netos e um bisneto. Uma das filhas, com netos e bisneto, mora no Japão. “Ela tem uma saúde de ferro. Se movimenta bem e sempre foi agradecida por tudo que conquistou. E agora, nós que seremos eternamente gratos por todo cuidado que ela recebeu em nossa cidade e pela vacina, que certamente não deixou que seu estado se agravasse”, afirmou Ana Carolina.

Além de abusar do chá, uma verdadeira arte apreciada no Japão, onde há inclusive cerimônias para tomar a bebida, Yumiko aprecia coca-cola, tempurá, pastel e peixes.

idosa de 107 anos deixa Hospital de São Caetano curada da covid. Foto: Divulgação
Tags:covid-19curaidosarecuperaçãosão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Doria divulga que mais de 90% dos idosos aderiam à vacinação contra covid
Próximo artigo Cão premiado da GCM de Diadema morre e causa comoção na Corporação

Últimas notícias ABC Paulista

Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
04/09/2026
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
04/09/2026
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
04/09/2026
são paulo
Confira a provável escalação do São Paulo para enfrentar o Atlético-MG
04/09/2026
sao paulo calleri
Calleri fala sobre atrasos no São Paulo: “Quando entramos em campo não pensamos nisso”
04/09/2026

Recomendadas

Dra. Anny assume mandato na Câmara de São Caetano
São CaetanoPolítica

Dra. Anny assume mandato na Câmara de São Caetano

04/09/2026
São CaetanoCultura e Lazer

Planejamento efetivo das forças de segurança garante Festa Italiana de São Caetano sem registro de ocorrência

04/09/2026
Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende homem por roubo de veículo com arma falsa
São CaetanoCidades

Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende ladrão por roubo de veículo com simulacro

04/09/2026
Em São Caetano, Derrite critica omissão do Senado sobre Alexandre de Moraes e defende impeachment no STF
São CaetanoPolítica

Em São Caetano, Derrite critica omissão do Senado sobre Alexandre de Moraes e defende impeachment no STF

03/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?