VOLTAR
  • Economia

Em meio à pandemia, Havan aposta em S.Bernardo para expandir operação

Além da chegada de unidade da Havan, há anúncio da ampliação das instalações da Omnisys, subsidiária da Thales

  • Diretor de expansão da Havan, Nilton Hang, e pelo prefeito Orlando Morando, durante vistoria das obras da nova loja, no bairro Planalto.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/06/2021
  • Compartilhar:

Além da chegada de unidade da Havan, há anúncio da ampliação das instalações da Omnisys, subsidiária da Thales

Diretor de expansão da Havan, Nilton Hang, e pelo prefeito Orlando Morando, durante vistoria das obras da nova loja, no bairro Planalto. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

A cidade de São Bernardo recebeu nesta terça-feira (08/06) a confirmação de importantes investimentos do setor privado, com o anúncio da expansão das instalações da Omnisys, subsidiária da Thales em São Bernardo, e da chegada da Havan à cidade. Uma das principais empresas do ramo varejista, a rede abre oficialmente as portas de sua primeira loja em São Bernardo em agosto, gerando 200 novos empregos diretos. O anúncio foi feito pelo diretor de expansão da empresa, Nilton Hang, e pelo prefeito Orlando Morando, durante vistoria das obras da nova loja, no bairro Planalto.

Estão sendo investidos R$ 60 milhões na nova unidade, que deverá ser a maior do Estado de São Paulo, com cerca de 8 mil metros quadrados de salão de vendas. “Ano passado estive na sede da Havan, na cidade de Brusque (SC), e aquilo que havíamos anunciado está se consolidando. Em breve, teremos mais esta importante loja em São Bernardo, para aquecer nosso comércio e gerar oportunidades para a população”, destacou o chefe do Executivo.

De acordo com Hang, a empresa escolheu São Bernardo para dar continuidade ao plano de expansão da rede por sua importância econômica. “É uma das principais cidades do Brasil, com uma grande população. É uma cidade que tem força no varejo e não queríamos ficar de fora. Aqui teremos 300 mil itens comercializados, sendo 93% de produtos nacionais. Esperamos estar à altura do que São Bernardo merece e almeja”, afirmou o empresário.

Obras da Havan avançam em São Bernardo e empresa vai gerar 200 empregos. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

AMPLIAÇÃO – Além do anúncio da chegada da Havan, o chefe do Executivo acompanhou na manhã desta terça-feira a cerimônia de inauguração da ampliação das instalações da Omnisys, subsidiária da Thales em São Bernardo, localizada no bairro Planalto. Com investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões, a expansão acrescentará 1.400 m² às instalações existentes, o que aumentará a capacidade de produção para atender aos mercados de radar, sistemas de defesa e entretenimento a bordo. O investimento também prevê a inauguração de novo centro de serviços para aviônicos.

“É uma alegria ver a iniciativa privada expandindo sua capacidade de produção e trazendo suas atividades para São Bernardo, principalmente neste período de grave crise econômica causada pela pandemia de Coronavírus. Isso é resultado das políticas públicas voltadas à desburocratização e incentivos fiscais implementadas desde 2017, tornando nossa cidade segura e atrativa para novos investidores”, ressaltou Morando.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, é dever do poder público garantir ambiente seguro para a expansão da atividade econômica. “Temos diversas ações que incentivam o empreendedorismo e a geração de novos negócios, entre elas capacitação gratuita por meio dos programas Emprega São Bernardo e Qualifica + SBC, além de crédito simplificado via Banco do Povo Paulista e incentivos fiscais, como é o caso do Certificado de Licenciamento de Atividade Domiciliar (CLAD), criado para fomentar o desenvolvimento da economia local”, observa.

NOVOS NEGÓCIOS – A Prefeitura de São Bernardo registrou, no primeiro quadrimestre do ano, a abertura de 5.822 novas empresas na cidade, o correspondente a 48 por dia. Os dados integram levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SDECT). No total, São Bernardo conta hoje com 100,5 mil empresas ativas.

GERAÇÃO DE EMPREGOS – Apesar da pandemia, São Bernardo ostenta saldo positivo na geração de empregos formais em abril, conforme o levantamento do Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No período, foram criadas 409 vagas líquidas com carteira assinada (7.588 admissões e 7.179 desligamentos), o melhor resultado para abril desde 2013.