ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Estado de SP anuncia 10 eventos-teste para planejar retomada no 2º semestre

De 15 de junho a 30 de julho, monitoramento ajudará a refinar as regras para o setor de eventos, que foi o mais afetado na pandemia da covid-19

Gislayne Jacinto
Última atualização: 26/05/2021 19:35
Por Gislayne Jacinto
Publicado 26/05/2021
Compartilhar

De 15 de junho a 30 de julho, monitoramento ajudará a refinar as regras para o setor de eventos, que foi o mais afetado na pandemia da covid-19

Eventos-teste já são realizados no exterior. Foto: Reprodução

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (26/05) que o Estado de São Paulo irá realizar, de 15 de junho a 30 de julho, 10 eventos-teste para testagem e acompanhamento das pessoas por duas semanas. O objetivo é criar um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência de retomada das atividades do setor no segundo semestre.

“Os eventos serão realizados com limitação de público, ambiente de público e testagem rápida dos participantes. Isso já foi realizado em outros países, em iniciativa semelhante, e aqui vamos fazer de forma segura, controlada e com testagem rápida”, disse Doria.

Os eventos previamente definidos ocorrerão em ambiente controlado, com testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do Governo do Estado. O objetivo deste estudo é ajustar, a partir de situações reais, as regras que possibilitarão a retomada de um dos setores mais afetados na pandemia do coronavírus e que emprega milhões de brasileiros.

A iniciativa será feita em duas feiras de economia criativa – incluindo uma que reunirá artesãos de diversas feiras da capital paulistana –, uma feira corporativa – seguindo o modelo da Expo-retomada –, quatro festas sociais, sendo pelo menos um casamento e um jantar corporativo, e três eventos noturnos.

Os testes utilizados serão de antígeno, com resultado imediato, aprovados pela Anvisa e com sensibilidade parecida com o teste RT-PCR, diagnosticando pessoas que estão contaminadas e transmitindo a COVID-19. Haverá limitação de público e serão progressivamente testados eventos mais complexos, de acordo com avaliações e acompanhamentos dos participantes pós-evento.

“Não é uma retomada, não é uma abertura, são 10 eventos-teste para que possamos ter um planejamento seguro no segundo semestre, com responsabilidade, baseado na ciência e baseado em dados”, reforçou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Para favorecer a retomada segura deste setor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá disponibilizar um curso de biossegurança de protocolos sanitários para capacitar profissionais de festas e eventos, bares e restaurantes, com destaque para as equipes de cozinha, atendimento de salão e bar.

A iniciativa visa a execução dos protocolos sanitários relacionados à prevenção da COVID-19. Serão 3 mil vagas ao longo do ano com aulas remotas de 84 horas, divididas em três módulos, que estão sendo construídos com os setores econômicos. As inscrições serão abertas no site www.viarapida.sp.gov.br a partir de agosto.

O treinamento desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico é feito em parceria com o Centro Paula Souza, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ANR (Associação Nacional dos Restaurantes) e Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos).

Testagem SP

O Governo de São Paulo também anunciou nesta quarta-feira o Testagem SP, plataforma online que tem por objetivo estimular empresas e organizações a contribuir com triagem, testagem e informações da COVID-19 em seus ambientes de trabalho.

O modelo baseado em confiança e colaboração é iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Coalizão Saúde. O projeto é válido para empresas, organizações sem fins lucrativos e demais organizações privadas no Estado de São Paulo.

A instituição deve se cadastrar na plataforma www.testagemsaopaulo.sp.gov.br e responder ao questionário, em caráter autodeclaratório, de 20 perguntas sobre triagem, testagem e comunicação. Cada item tem uma pontuação e, caso atinja 70%, a instituição é considerada “empresa que segue os protocolos de combate à COVID-19”.

- Públicidade -
Tags:estadoeventos-testegovernadorJoão DóriaSP

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior PMs da Rocam detêm homem e apreendem arma de fogo em S.Bernardo
Próximo artigo Prefeito Orlando Morando inicia obras do Hospital da Mulher com 169 leitos

Últimas notícias

Santos
Santos leva gol no último lance e só empata com o Guarani
18/01/2026
Dorival
Dorival exalta recuperação, mas reclama de sequência de jogos
18/01/2026
Corinthians
Corinthians aposta em Copa do Mundo e Libertadores por reforços
18/01/2026
Crespo
Crespo admite saída de Alisson e diz não querer nenhum jogador do Corinthians
18/01/2026
GCM Mauá recupera objetos e prende autores de furto em UBS
GCM Mauá recupera objetos e prende autores de furto em UBS
18/01/2026

Recomendadas

SESC Verão 2026, no Parque Espaço Verde Chico Mendes, agita férias da criançada em São Caetano
São CaetanoCultura e Lazer

SESC Verão 2026, no Parque Espaço Verde Chico Mendes, agita férias da criançada em São Caetano

17/01/2026
Edital do ‘Meu Carnaval Está na Rua 2026’ traz blocos e grupos selecionados em São Bernardo
São BernardoCultura e Lazer

Edital do ‘Meu Carnaval Está na Rua 2026’ traz blocos e grupos selecionados em São Bernardo

17/01/2026
Banho de espuma transforma tarde de sábado em diversão na Área Verde em São Bernardo
São BernardoCultura e Lazer

Banho de espuma transforma tarde de sábado em diversão na Área Verde em São Bernardo

17/01/2026
Henri Castelli quebra o silêncio após deixar o BBB 26: "Assustado, mas sem sequelas"
São PauloCultura e Lazer

Henri Castelli quebra o silêncio após deixar o BBB 26: “Assustado, mas sem sequelas”

17/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?