Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Pediatra acompanhará por 42 dias crianças vacinadas contra Covid em Diadema

Um dia antes do ocorrido uma funcionária da UBS Jardim das Nações tinha morrido após complicações da Covid

Última atualização: 21/04/2021 14:28
Por Gislayne Jacinto
Publicado 21/04/2021
Compartilhar

Um dia antes do ocorrido uma funcionária da UBS Jardim das Nações tinha morrido após complicações da Covid

 

Pediatra acompanhará por 42 dias crianças vacinadas contra Covid na UBS Nações. Foto: Reprodução/Google

A Prefeitura de Diadema informou nesta sexta-feira (16/04) que, além de uma equipe multiprofissional (pediatra, enfermeira, psicólogo e gerente da UBS) fazer orientação às famílias das cinco crianças vacinadas por engano contra a Covid na UBS Nações, foi destacada uma profissional pediatra que acompanhará essas crianças diuturnamente por 42 dias, no mínimo, como manda o protocolo.

“Lamentamos o ocorrido e procuramos dar toda orientação e apoio às famílias dessas crianças. Esperamos que elas não tenha nenhum efeito adverso e estaremos, ao longo desses dias, conforme orientado pelo protocolo e pelo Programa Estadual de Imunização, acompanhando essas famílias muito de perto”, informou.

A administração admitiu que foi “um descuido” vacinar cinco crianças entre 7 meses e 4 anos (só pode aplicar em pessoas acima de 18 anos). Elas tinham ido à UBS para tomar a vacina da gripe. “Vamos apurar. É inadmissível esse tipo de erro na Unidade Básica, cuja imunização é uma das atividades da Unidade mais corriqueira. Não é algo que se faz espeoradicamente, isso se faz todo dia nas UBS. As unidades estão devidamente orientadas, formalmente, com protocolos. Isso foi algo pontual nessa unidade e estamos apurando porque isso aconteceu, seja por desatenção ou outra questão”.

Segundo o governo municipal, a orientação já foi feita aos funcionários para ter cautela com as vacinas, inclusive foi orientado que os frascos da vacina coronavac fossem destacados com caneta vermelha, além da medida de armazenamento em salas diferentes e da aplicação da vacina em salas diferentes.

Funcionamento das UBS

Cada Unidade Básica de Saúde possui uma sala de vacina que recebe o estoque de doses e armazena e, no mínimo, duas geladeira para vacinas. Como o município realiza duas campanhas diferentes (contra covid-19 e influenza), as dose são armazenadas em geladeiras diferentes para aplicação em sala diferentes, com o objetivo de não cruzar os públicos.

A Secretaria de Saúde orienta todas as Unidades Básicas, no começo da vacinação – tanto da covid como da influenza – para aplicação de vacinas em salas separadas.

A vacinação por engano ocorreu no dia em que a Unidade Básica de Saúde recebeu um novo estoque de vacina. Quando a UBS recebe novo estoque, e se precisam ser aplicadas em outra sala que não tenha a câmara de vacina, as vacinas são acondicionadas em caixas térmicas, e as caixas térmicas de vacinas precisam ser ambientadas na temperatura ideal, antes de sua utilização. A caixa de vacina da coronavac foi guardada na geladeira antes de enviá-la ao setor de armazenamento, que fica em outro setor.

Descuido na troca de turno

De acordo com a Prefeitura, a situação aconteceu por um descuido, na troca de turno de duas técnicas de enfermagem. Uma tinha começado a vacinação para crianças com o frasco correto da influenza e, na troca, outra técnica deu sequência. Entretanto, ao invés de pegar o frasco na caixa que estava na caixa da vacina da influenza, pegou o que estava na caixa da coronavac. Foram vacinadas cinco crianças com idade entre sete meses e 4 anos com doses da coronavac e não da influenza.

“Na unidade Jardim das Nações, o fluxo está separado. Naquele momento, o estoque maior estava em uma única câmara maior. Embora estivessem em prateleiras diferentes, estavam na mesma câmara”.

Avido à famílias

A gerente da Unidade ao ser informada, pela segunda técnica, que tinha acontecido a troca, informou à Secretaria de Saúde e as famílias das crianças foram convocadas para informar que tinha sido feita a vacina trocada.

“Imediatamente também foi feita a notificação da ficha de erro de imunização, notificamos o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual, conduta rotineira da imunização”, afirmou a administração.

Afastamento de Servidora

Uma técnica de enfermagem envolvida foi afastada e foi aberto processo administrativo para apurar os fatos. Ao final dessa apuração, outras medidas de caráter punitivo serão tomadas, se comprovadas obviamente o dolo nessa ação.

Morte na véspera

A prefeitura concluiu dizendo que nesse momento de pandemia os trabalhadores de saúde vivem um momento de tensão constante, seja pelo atendimento de casos leves de covid nas Unidades, ou a vacinação diária e a cada 15 dias aos sábados.

“A equipe perdeu uma funcionária por covid um dia antes do ocorrido, então tudo isso leva à uma sensibilização maior da equipe. Então nós também precisamos acolher esses trabalhadores, trazê-los para próximo. A psicóloga da Unidade está conversando com os técnicos porque toda a equipe está muito abalada”, finalizou.

 

Tags:coronavaccriançasenganomédicaNotícias da cidade de Diademapediatravacina

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Após gritos, homem de 61 anos é encontrado morto na Vila Nova Mauá
Próximo artigo São Bernardo distribui 1.100 cestas para ambulantes e permissionários

Últimas notícias

Policial militar tira a vida de motorista em discussão de trânsito em Mauá 
Policial militar tira a vida de motorista em discussão de trânsito em Mauá 
28/07/2025
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
Homem morre afogado no Riacho Grande neste domingo
28/07/2025
Operação da PF e do MP prende policiais civis do 6º DP de Santo André por cobrarem proprina de funkeiros
Homem tira a vida do companheiro da ex-esposa em Santo André
28/07/2025
São Bernardo anuncia Faixa Azul na Avenida Robert Kennedy
São Bernardo anuncia Faixa Azul na Avenida Robert Kennedy
28/07/2025
Vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense
Vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense
28/07/2025

Recomendadas

Evento comemora 10 anos da Lei de Inclusão com reflexão, emoção e boa notícia para SBC
São BernardoCidades

Evento comemora 10 anos da Lei de Inclusão com reflexão, emoção e boa notícia para SBC

28/07/2025
GCM de Mauá entrega braçais da ROMU a agentes que concluíram curso tático
MauáCidades

GCM de Mauá entrega braçais da ROMU a agentes que concluíram curso tático

28/07/2025
Vestibulandos do Programa Faculdade de São Bernardo realizam prova neste domingo
São BernardoCidades

Vestibulandos do Programa Faculdade de São Bernardo realizam prova neste domingo

28/07/2025
GCM Santo André CM captura procurado por ameaça
Santo AndréCidades

GCM Santo André captura procurado por ameaça

28/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?