ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Bases móveis da GCM passarão a cobrir toda a cidade de Mauá

Gestão realizará pesquisas para mapear regiões com maiores índices de violência

Gislayne Jacinto
Última atualização: 05/02/2021 23:03
Por Gislayne Jacinto
Publicado 05/02/2021
Compartilhar

Gestão realizará pesquisas para mapear regiões com maiores índices de violência

 

Bases móveis da GCM passarão a cobrir toda a cidade de Mauá. Foto: Divulgação/PMA-Edu Guimarães

 

A Prefeitura de Mauá começa a implementar nova proposta de segurança pública, por meio da qual toda a cidade deve ser coberta pelo efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). Com isso, as três bases móveis do município não ficarão mais restritas apenas a pontos específicos e já conhecidos de boa parte da população, como as áreas localizadas próximas a alças de acesso ao Rodoanel.

A GCM definiu inicialmente 11 pontos estratégicos para dividir o município e realizar o revezamento das bases móveis: Jardim Oratório, Jardim Paranavaí, Vila Noêmia/Vila Assis Brasil, Jardim Zaíra, Vila Vitória, Parque das Américas, Parque São Vicente, Guapituba, Jardim Maringá, Jardim Pilar e região central.

A prioridade a partir das 18h e aos fins de semana serão os locais onde há maior aglomeração de pessoas por conta da possiblidade de aumento de ocorrências e em razão das ações de enfrentamento à Covid.

“Mauá é muito grande, temos mais de 500 mil habitantes. Por isso, não é justo e não podemos privilegiar apenas três bairros. As bases são móveis exatamente para que possamos atuar em todas as regiões”, afirmou o comandante da GCM de Mauá, Cícero dos Santos Oliveira.

Ele também citou a “falsa impressão” de sensação de segurança das bases fixas. “Além de precisarmos de um efetivo muito maior para dar apoio a estes locais, os guardas nestas bases não têm estrutura e não podem deixar o local em caso de ocorrência. Com a base móvel, é diferente”, explicou.

Segundo o prefeito Marcelo Oliveira (PT), a cidade fará um mapeamento, com base em pesquisas, para identificar focos de criminalidade. “Onde houver mais necessidade, teremos atuação mais firme e presencial. De qualquer maneira, toda a cidade precisa estar com cobertura policial”, explicou.

O chefe do Executivo ressaltou que o governo implementará em breve as rondas Maria da Penha, Escolar e da Madrugada para oferecer ainda mais segurança à população. O governo defende ainda a integração das polícias civil e militar com a GCM.

- Advertisement -

No caso da Ronda Maria da Penha, uma primeira reunião foi realizada nesta sexta-feira (05/02) entre o comando da GCM e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, lembrando que tanto a pasta quanto a guarda têm na atual gestão mulheres em cargos de chefia – Celma Dias é vice-prefeita e secretária de Mulheres, enquanto Solange Cristina Montesanti é a primeira mulher a ocupar o posto de subcomandante da GCM em Mauá.

“Outra medida fundamental para derrubarmos os índices de violência, especialmente no que diz respeito a assaltos e roubos, é o aplicativo de ônibus que será aperfeiçoado com o objetivo de os usuários de transporte público saberem o horário exato em que o ônibus passará no ponto mais próximo. Isso evitará com que as pessoas fiquem tanto tempo na rua, esperando a condução”, disse Marcelo Oliveira.

No início da semana, a GCM de Mauá recebeu novas pistolas ponto quarenta, mesmo calibre utilizado pela Polícia Militar. O armamento foi solicitado para aumento do efetivo da corporação após a retomada do processo seletivo que está em aberto – os testes físicos foram suspensos por conta da pandemia

- Advertisement -

As viaturas da GCM podem ser acionadas por denúncias de munícipes realizadas pelo número 153.

Tags:base da GCMmauápoliciamento

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em São Bernardo, Policial Militar morre em acidente na Via Anchieta
Próximo artigo Sto.André começa vacinação de idosos; mulher de 92 anos é a 1ª; Veja vídeo

Últimas notícias ABC Paulista

santos
Santos treina e deve ter novidades no time que encara o Internacional
04/09/2026
Em reta final contra o câncer, Chico Pinheiro brinca que vai 'farmar aura' após quimioterapia e defende o SUS
Em reta final contra o câncer, Chico Pinheiro brinca que vai ‘farmar aura’ após quimioterapia e defende o SUS
04/09/2026
corinthians
Corinthians: Treino tem a presença de garoto ofendido na Arena
04/09/2026
santos
Gabigol fala sobre polêmica com Cruzeiro e Flamengo: “Sou santista”
04/09/2026
abel ferreira palmeiras
Confira os jogos que Abel vai perder pela suspensão
04/09/2026

Recomendadas

praia de Guarujá
BrasilCidades

Feriado de 7 de Setembro: 8 em cada 10 praias do litoral de SP estão próprias para banho

04/09/2026
Foragido da Justiça morre em confronto com o Baep em São Bernardo
São BernardoCidades

PM investiga denúncia de propina de R$ 20 mil a comandante do 6º Baep no Grande ABC

04/09/2026
GCM de Diadema amplia frota com 12 novas motocicletas
DiademaCidades

GCM de Diadema amplia frota da Corporação com 12 novas motocicletas

04/09/2026
Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende homem por roubo de veículo com arma falsa
São CaetanoCidades

Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende ladrão por roubo de veículo com simulacro

04/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?