ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

MP denuncia responsáveis por canil clandestino em São Bernardo

Animais foram encontrados em condições inadequadas

Gislayne Jacinto
Última atualização: 21/10/2020 11:21
Por Gislayne Jacinto
Publicado 21/10/2020
Compartilhar

Animais foram encontrados em condições inadequadas

Animais foram encontrados em condições inadequadas. Foto: Reprodução (imagem ilustrativa)

O Ministério Público denunciou duas pessoas por maus-tratos a animais em São Bernardo. Maria de Lourdes Lima Manhani e a filha, Núbia Cristina Lima Barreto, mantinham um canil clandestino em condições inadequadas para o bem-estar dos animais.

Em setembro de 2019, integrantes da Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil e da CPI da Assembleia Legislativa instituída para apurar irregularidades na venda de animais por estabelecimentos clandestinos visitaram o local e encontraram 59 cães e um gato em péssimas condições de abrigo, em espaços pequenos, divididos em baias improvisadas e alguns deles em piso frio, afrontando a Lei Municipal 6.399/2015, que limita quantidade de animais por metro quadrado em residências particulares.

Ainda segundo a denúncia da promotora Thelma Thais Cavarzere, a alimentação e hidratação eram igualmente inadequadas, assim como a higiene.

Maria admitiu a venda dos animais para pessoas interessadas, acrescentando que o preço médio de cada animal oscilava entre R$ 500 e R$ 600.

Outro caso

Após recurso interposto pelo Ministério Público, os proprietários da uma clínica veterinária em São Bernardo foram condenados por maus-tratos a animais e crimes contra relações de consumo. A 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo impôs a Alison Bertoldo da Costa a pena de dez anos e quatro meses de detenção e pagamento de 966 dias-multa. Já Renata Sousa de Freitas da Costa foi sentenciada a nove anos e quatro meses de detenção, mais pagamento de 966 dias-multa.

De acordo com o MPSP, autoridades encontraram na Clínica Bem Estar dos Bichos situações flagrantes de maus-tratos a animais. Um dos bichos estava “completamente anestesiado, aparentemente hipotérmico e com uma incisão no abdômen, dentro de uma banheira, para ser manipulado em um banho”. Além disso, um gato foi encontrado entubado e com ventilação mecânica, em estado terminal. Abaixo dele estava outro gato e, sobre o animal, duas latas de lixo contendo restos cirúrgicos. “A sala de esterilização encontrava-se totalmente desorganizada, com diversas caixas de papelão empilhadas, em cujo interior havia medicamentos vencidos, impróprios para o consumo (…)”.

Ainda segundo a inicial da ação, durante as diligências foram detectadas inúmeras irregularidades administrativas, inclusive graves infrações à legislação de competência da Vigilância Sanitária e dos Conselhos Federal e Estadual de Medicina Veterinária.

 

Tags:animaiscanil clandestnodenúnciamaus-tratosministério públicosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Dupla rouba 5 celulares, cai de moto, se fere e é presa em São Bernardo
Próximo artigo Empresário de Sto.André é preso por fraudes e adulteração de combustível

Últimas notícias

prefeito Marcelo Lima
Prefeito de São Bernardo anuncia pagamento de dissídio atrasado de 5 anos para servidores da Saúde
11/12/2025
Força-tarefa da Prefeitura de São Caetano garante retomada dos serviços na cidade, mas Enel ainda não restabeleceu a energia de todas as residências 
Após ventania, 15 mil estão sem energia em São Caetano
11/12/2025
Mostra de encerramento do Projeto Nossa Dança reúnem alunos e grupos convidados em Diadema
Mostra de encerramento do Projeto Nossa Dança reúnem alunos e grupos convidados em Diadema
11/12/2025
Em São Bernardo, pedestre é roubada no Jardim Silvina
Em São Bernardo, pedestre é roubada no Jardim Silvina
11/12/2025
moradores relatam que alimentos, especialmente carnes, estão estragando dentro das geladeiras.
Mais de 30h no escuro: moradores de Sto.André exigem solução após ventos causarem caos na rede elétrica
11/12/2025

Recomendadas

Diadema sofre com falta de energia: 26 mil residências continuam no escuro após fortes ventos
DiademaCidades

Diadema sofre com falta de energia: 26 mil residências continuam no escuro após fortes ventos

11/12/2025
Romu de São Bernardo recupera moto roubada escondida em matagal
São BernardoCidades

Romu de São Bernardo recupera moto roubada escondida em matagal

11/12/2025
Papai Noel leva acolhimento e emoção ao Hospital de Câncer Padre Anchieta
São BernardoCidades

Papai Noel leva acolhimento e emoção ao Hospital de Câncer Padre Anchieta

11/12/2025
Nova etapa de obra da Ponte Ribeirão dos Couros interdita parte da Avenida 31 de maio, em São Bernardo.
São BernardoCidades

Nova etapa de obra da Ponte Ribeirão dos Couros interdita parte da Avenida 31 de Março, em São Bernardo

11/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?