ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Com taxa de 93% de recuperados, S.Caetano entrega ambulatório pós-covid

Trata-se do primeiro equipamento da região do ABCD para acompanhamento e reabilitação que atenderá até o fim do ano mais de mil pacientes

Gislayne Jacinto
Última atualização: 13/10/2020 15:06
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/10/2020
Compartilhar

Trata-se do primeiro equipamento da região do ABCD para acompanhamento e reabilitação que atenderá até o fim do ano mais de mil pacientes

 

Ambulatório inicia atendimento para acompanhamento e reabilitação de pacientes que tiveram covid-19. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

 

São Caetano tem tido taxa de recuperação de pacientes com Covid-19 em torno de 93%. São mais de 3.270 pessoas recuperadas e, dessas, uma parcela precisa continuar recebendo acompanhamento médico. De olho nessa demanda, a Prefeitura iniciou nesta terça-feira (13/10) os atendimentos no Ambulatório Municipal de Acompanhamento e Reabilitação Pós-Covid.

Essa unidade acompanhará casos de moradores que ficaram com sequelas após impactos sofridos pelo organismo em decorrência da covid-19. Será a primeira unidade a fazer esse tipo de atendimento na região do ABCD.

O espaço fica na rua Oriente, altura do número 501, no bairro Barcelona e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Essa reabilitação tem sido tema de estudo por todo mundo o tempo. “São características e sequelas diferentes que incluem dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar, fadiga, tosse crônica, perda excessiva de peso e dificuldade de se locomover, dentre outros. Até problemas neurológicos têm sido observados”, explicou a secretária de saúde, Regina Maura Zetone.

O município, que possui cadastro de todos os pacientes que foram internados ou diagnosticados com covid-19, iniciou uma busca ativa dessas pessoas e acredita que até o final do ano devem passar pelo local cerca de mil pacientes, que serão acompanhados pela equipe multiprofissional composta por nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros, durante o processo de reabilitação.

Oliria Araújo, de 88 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida. “Gostei muito do atendimento e do cuidado que a equipe teve, não apenas durante o tratamento, mas agora, ao se importar com os pacientes que ainda têm sintomas. A cidade está muito presente no combate a essa pandemia”, destacou a munícipe.

Para ser atendido no ambulatório, o paciente passará por triagem, e quem tiver sequelas causadas pelo coronavírus será encaminhado ao devido especialista. “Uma parcela significativa dos pacientes que deixam os hospitais precisa ter continuidade no tratamento. Muitos têm enfraquecimento muscular devido à falta de mobilidade e alimentação controlada; quanto mais tempo de internação, maior a perda de massa muscular e peso”, explicou a secretária.

O casal Davi e Susana Santos, de 50 e 51 anos anos respectivamente, foi internado no mesmo dia, no final de abril, e ambos continuam com sintomas. “Eu sinto um chiado no peito e deixei o Complexo Hospitalar com síndrome do pânico, mas já estou bem melhor”, explicou Davi. Susana, que ficou internada no Hospital de Campanha, fará alguns exames para avaliação da função pulmonar, entre outros, pois, continua com muita falta de ar. “Eu já tinha um quadro de asma, mas após a covid piorou muito minha resistência. Hoje, só de subir escadas o ar falta”, explicou.

São Caetano tem tido taxa de recuperação de pacientes em torno de 93%: são mais de 3.270 pessoas recuperadas e, dessas, uma parcela precisa continuar recebendo acompanhamento médico. O espaço fica na rua Oriente, altura do número 501, no bairro Barcelona e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- Públicidade -
Tags:ambulatóriocoronavíruscovid-19inauguraçãoreabilitaçãosão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Justiça mantém Ana Paula Lupino como vice de Luiz Marinho
Próximo artigo Fabio Palacio faz caminhada nos bairros Oswaldo Cruz, Olímpico e Fundação

Últimas notícias

Corinthians
Corinthians é eliminado para o Guarani na Copinha
12/01/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
Liminar muda votação de impeachment de Casares
12/01/2026
Muricy - São Paulo
Muricy pensa em sair do SPFC após caos político
12/01/2026
Santos - Vojvoda
Santos: Vojvoda explica sumiço de Bilal Brahimi
12/01/2026
Protesto contra ação da GCM de Diadema termina com ônibus e caçambas incendiados em SP
Protesto contra ação da GCM de Diadema termina com ônibus e caçambas incendiados em SP
12/01/2026

Recomendadas

Esgoto atinge Represa Billings e gera alerta ambiental
São PauloCidades

Esgoto atinge Represa Billings e gera alerta ambiental

12/01/2026
Ler e Brincar’ promove mergulho na fantasia e na imaginação entre crianças de Diadema
DiademaCidades

Ler e Brincar’ promove mergulho na fantasia e na imaginação entre crianças de Diadema

11/01/2026
Casa de Vidro de São Caetano classifica Milena e Marcel para entrar no BBB 26
São CaetanoCultura e Lazer

Casa de Vidro de São Caetano classifica Milena e Marcel para entrar no BBB 26

12/01/2026
Motoristas enfrentam quase 30 km de congestionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes
Cidades

Motoristas enfrentam quase 30 km de congestionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes

12/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?