ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cultura e Lazer

Professor de Sto.André lança livro com 33 ideias para melhorar as cidades

“É Isso” foi lançado virtualmente nesta quinta-feira e é prefaciado pelo prefeito Paulo Serra

Gislayne Jacinto
Última atualização: 04/09/2020 13:03
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/09/2020
Compartilhar

“É Isso” foi lançado virtualmente nesta quinta-feira e é prefaciado pelo prefeito Paulo Serra

 

Professor Thiago Rocha lança livro. Foto: Divulgação

 

Um guia de boas práticas para o poder público municipal tornar sua cidade mais cidadã, acessível, sustentável, democrática e menos desigual. Essa é a proposta do livro “É Isso”, que lista 33 ideias factíveis para melhorar a vida coletiva das cidades brasileiras. A edição foi lançada nesta quinta-feira (03/09), às 20h30, em um evento virtual multiplataforma,transmitido via Facebook, Instagram e Youtube.

A publicação foi idealizada e escrita pelo historiador, cientista político e professor Thiago Rocha, de Santo André (ABC Paulista). O livro, lançado pela editora Fabricando Ideias, já está disponível para compra por meio da plataforma digital Amazon.

Entusiasta da renovação política brasileira com medidas inovadoras, Rocha decidiu colocar no papel ideias próprias e outras que teve conhecimento estudando algumas cidades do país.

“Pensei que seria interessante compartilhar minhas fagulhas e lampejos sobre alguns temas como desigualdade social, educação pública, sustentabilidade e cidades inteligentes, visando o fortalecimento da nossa democracia. Este não é um livro acadêmico, com tese estruturada, mas sim o resultado de alguns anos de estudos e trabalhos sobre políticas públicas”, afirma Thiago Rocha.

O livro é prefaciado pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra, que participou do lançamento virtual. “O Thiago descreve com total habilidade e conhecimento de causa a respeito de como a inovação, a tecnologia e a ciência podem, juntas, consolidar práticas que melhoram a vida das pessoas e fazem as suas cidades progredirem”, comenta o chefe do Executivo municipal. “É um guia prático que aponta soluções transformadoras, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, acrescenta o prefeito Paulo Serra.

O que e como fazer

O livro não traz simplesmente ideias para o poder público, mas também como ela pode ser implementada. Ao final de cada capítulo, há um quadro que explica quem pode propor a iniciativa (executivo, legislativo ou ambos) e qual instrumento legal pode ser utilizado para colocá-la em prática (portaria, decreto do executivo ou lei ordinária).

Dentre as ideias listadas na publicação, estão projetos para planos de carreira para os professores, arborização urbana, melhor avaliação do ensino, melhor aproveitamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), diminuição da emissão de carbono, melhoria das calçadas, profissionalização e modernização da gestão pública, incentivo aos esportes alternativos, políticas afirmativas para diminuição das desigualdades, educação de empreendedorismo e cidadania nas escolas, melhoria no transporte público, entre outras sugestões.

“Todas estas propostas são factíveis e possíveis de serem colocadas em prática. Este livro pode, facilmente, ser base de um plano de governo de algum candidato a prefeito”, comenta Thiago Rocha.

Sobre o autor

Formado em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem 14 anos de experiência na educação pública e privada. Pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), cursou Ética e Valores em Governo na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e foi aluno do movimento RenovaBR. Entusiasta da renovação política e transformação social, atua como líder na Fundação Lemann, na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) e nos movimentos cívicos Agora e Acredito. Atuou como assessor de gabinete na Prefeitura de Santo André, onde articulou o primeiro programa de inovação aberta da cidade, o PITCH GOV SA.

 

“É Isso” foi lançado virtualmente nesta-quinta-feira e é prefaciado pelo prefeito Paulo Serra. Foto: Divulgação

 Serviço

Onde comprar: Amazon
Preço: R$ 10

Tags:lançamentolivroprofessorthiago rocha

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Senado aprova CNH com validade de 10 anos e novo sistema de pontuação
Próximo artigo Dois funcionários do Semasa morrem com diferença de 24 horas

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
Cineclube chega a Paranapiacaba e exibe filmes no Cine Lyra
Cultura e LazerSanto André

Cineclube chega a Paranapiacaba e exibe filmes no Cine Lyra

04/12/2025
Núcleo de Dança Karen Kihara é recebido no Paço Municipal após destaque em competição internacional
Ribeirão PiresCultura e Lazer

Núcleo de Dança Karen Kihara é recebido por Guto Volpi após destaque em competição internacional

02/12/2025
Circuito Cultural Descentralizado agitou o sábado em todas as regiões de Diadema
Cultura e LazerDiadema

Circuito Cultural Descentralizado agitou o sábado em todas as regiões de Diadema

02/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?