Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Mauá amplia suspensão das aulas para a rede estadual em 2020

 Cidade já tinha adiado retorno das atividades presenciais nas escolas municipais ao próximo ano letivo

Última atualização: 03/09/2020 18:22
Por Gislayne Jacinto
Publicado 03/09/2020
Compartilhar

 Cidade já tinha adiado retorno das atividades presenciais nas escolas municipais ao próximo ano letivo

 

Atila amplia suspensão das aulas para a rede estadual em 2020. Foto: Divulgação

 

Depois de suspender as atividades presenciais na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Mauá oficializou nesta quinta-feira (3) que também não retornará as aulas nas escolas estaduais em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A cidade é a primeira na Grande São Paulo a comunicar o retorno dos trabalhos pedagógicos somente a partir do próximo ano letivo, enquanto utiliza plataformas digitais e apostilas em casa aos estudantes.

Segundo o prefeito Atila Jacomussi, a decisão foi tomada após consultas a profissionais da Saúde e da Educação, além de pais e alunos. “Não conseguiremos retomar o tempo perdido apenas nos meses de outubro e novembro, e poderemos expor nossos jovens e consequentemente suas famílias, pais, mães e avós ao coronavírus. A pandemia ainda está aí e não podemos ignorar essa realidade”, explicou.

Em estudo elaborado pelo Hospital Infantil de Washington (Estados Unidos), crianças infectadas podem transmitir a Covid-19 durante semanas, mesmo que não apresentem sintomas da doença. A pesquisa corrobora com a publicação do “Journal of Pediatrics”, revista científica de pediatria, após análise do Hospital Geral de Massachusetts, na qual as crianças têm maior carga viral do Sars-CoV-2 do que adultos hospitalizados.

De acordo com o prefeito, Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e docentes se manifestaram favoráveis à medida. “Não adianta empurrarmos, mês após mês essa decisão, se já temos a leitura de que a pandemia estará entre nós, enquanto não tivermos a vacina. As famílias precisam se programar e temos que tomar as decisões difíceis. Nós escolhemos a vida”, disse.

Atila ponderou que os conselhos nacional e municipal de Educação também endossaram a suspensão das atividades presenciais. O chefe do Executivo citou que no Amazonas, um dos primeiros epicentros do surto do coronavírus no Brasil, em um mês de retorno às aulas, aproximadamente 8% dos profissionais pedagógicos contraíram a Covid-19, além de “um número incontável de alunos”.

Transporte
Outro tema da entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira foi o transporte público, visto que a Prefeitura de Mauá e a Suzantur, empresa responsável pelos itinerários municipais de ônibus, travaram uma queda de braço para o retorno de 100% da frota operacional às ruas. Em decisão do juiz Rodrigo Soares, da 5ª Vara Cível, a concessionária tem até a meia-noite, de sexta-feira para sábado (5) para repor os coletivos nas linhas previstos em contrato.

“No começo da pandemia, fui voto vencido (entre os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC) na redução das linhas de ônibus. A conta é simples: menos ônibus e horários, maior a lotação. Mas concordei, pois havia o fechamento do comércio, das atividades industriais e a quarentena. Mas agora, retornamos nossas atividades e notificamos a empresa para retomar 100% das linhas”, destacou Atila.

Após receber o ofício do Paço, a Suzantur recorreu na Justiça pela sua suspensão, alegando impacto financeiro. No entanto, o magistrado lembrou que as orientações mundiais no combate ao coronavírus recomendam o distanciamento entre pessoas em ambientes fechados e, com o retorno gradual das atividades econômicas, os coletivos receberiam mais usuários, o que pode aumentar o risco de transmissão da Covid-19.

Tags:atilaAtila Jacomussimauápandemiaprefeitoprefeituravolta às aulas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Polícia Militar localiza desmanche de veículos, em Santo André
Próximo artigo Jovem que atirou em advogada de Santo André é detido

Últimas notícias

Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
Homem é preso após ameaçar vizinho e fazer disparos em São Bernardo
28/07/2025
Pedestre atropelado por moto na Faixa Azul causa colisão de outros veículos em Sto.André
28/07/2025
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
Taka visita fabricante de drone que será usado no combate aos pancadões em Diadema
28/07/2025
Família e amigos se despedem de Clayton, vítima de disparos por PM após incidente de trânsito; indignação e clamor por justiça ecoam em meio à dor
Comoção e pedido de justiça marcam enterro de motorista morto por PM em Mauá
28/07/2025
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
Ribeirão Pires inaugura nova maternidade com capacidade para 120 partos por mês
28/07/2025

Recomendadas

São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025.
São BernardoCidades

São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025

28/07/2025
GCM Mauá recupera moto roubada e encerra evento irregular no Jardim Oratório
MauáCidades

GCM Mauá recupera moto roubada e dispersa 500 pessoas em festa irregular

28/07/2025
Policial militar tira a vida de motorista em discussão de trânsito em Mauá 
MauáCidades

Policial militar tira a vida de motorista em discussão de trânsito em Mauá 

28/07/2025
São Bernardo anuncia Faixa Azul na Avenida Robert Kennedy
São BernardoCidades

São Bernardo anuncia Faixa Azul na Avenida Robert Kennedy

28/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?