Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Tempestade é usado mais uma vez e dispersa 10 mil em bailes funks de Diadema

Além do uso de água para extinguir as festas, também foram utilizados elastômeros (conhecidos como balas de borracha) e bombas de gás

Última atualização: 03/08/2020 18:55
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 03/08/2020
Compartilhar

Além do uso de água para extinguir as festas, também foram utilizados elastômeros (conhecidos como balas de borracha) e bombas de gás

 

Ação da GCM contra festas de rua foi neste fim de semana e caminhão Tempestade foi usado mais uma vez jogando jatos d´água em funkeiros. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

Balanço divulgado pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema indica que mais de 10 mil pessoas foram dispersadas na Operação Casa em Ordem entre a noite da última sexta-feira (31/07) e a madrugada deste domingo (02/08) em cinco festas de rua não autorizadas. Esse número não contabiliza dados de operações idênticas realizadas pela Polícia Militar durante o sábado.

Além dessas ocorrências, a Operação Casa em Ordem também evitou o início de sete outras festas, informadas por moradores, atendeu 21 chamados por denúncias de som alto, além de outras ligadas a festas em residências (8), aglomerações de pessoas (5), uso de drogas (2) e preventivo de roubo ou furto (3).

“Estamos devolvendo a tranquilidade aos trabalhadores que precisam descansar nos finais de semana com suas famílias. Nosso trabalho no combate das festas irregulares é incansável e, agora, com o veículo Tempestade, temos maior agilidade nas operações, o que permite atuar em um número maior de endereços”, diz o prefeito de Diadema, Lauro Michels.

O veículo Tempestade, equipado com jato d’água e destinado a operações especiais, foi acionado em duas das operações (Morro do Samba e 18 de Agosto) neste fim de semana. Além do uso de água para extinguir as festas, também foram utilizados elastômeros (conhecidos como balas de borracha) e bombas de gás.

“Nossa missão é terminar com as festas irregulares, dispersando as pessoas, mas adotamos todos os cuidados para que tudo seja feito com segurança, evitando eventuais pisoteamentos, por exemplo, e que haja rota de fuga. Nossa equipe está altamente treinada e conhece perfeitamente os locais para que a ação seja efetiva, mas segura”, comenta o supervisor Penna, comandante de Operações Especiais, que há 12 anos atua nessas ações.

A maior operação deste final de semana foi na Rua Botocudos (Morro do Samba), onde foram dispersadas 4 mil pessoas. Há duas semanas, a GCM já havia atuado no local numa operação onde estavam cerca de 5 mil pessoas. No Núcleo 18 de Agosto, a GCM dispersou festa irregular com aproximadamente de 2 mil pessoas.

Após a dispersão, equipes da GCM continuam no local patrulhando as imediações garantindo que não existam concentrações de pessoas em outras localidades, adotam as medidas administrativas cabíveis, como notificação de estabelecimentos que desrespeitam a legislação, recolhimentos de carros e motos irregulares por documentação ou som alto e conversam com a população.

“É comum após uma operação, seja dissolvendo uma festa de rua, em residência ou orientando sobre aglomeração, os moradores aplaudirem e agradecerem a GCM por estarmos reestabelecendo o clima de ordem, devolvendo o espaço às famílias e garantindo o direito à tranquilidade para a população”, disse o secretário de Defesa Social, Paulo Fagundes.

Tags:bailes funkscaminhãofestas de ruaGCMguarda municipalNotícias da cidade de Diadematempestade

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Paciente de 100 anos se recupera da Covid-19 em São Caetano
Próximo artigo Jovem de 24 anos tem mal súbito e morre em Mauá

Últimas notícias

São Bernardo conquista 17 medalhas na Etapa Final dos Jogos Abertos da Juventude
São Bernardo conquista 17 medalhas na Etapa Final dos Jogos Abertos da Juventude
23/06/2025
Taka Yamauchi lança Programa Asfalto Novo e vai recapear 160 ruas de Diadema
Taka Yamauchi lança Programa Asfalto Novo e vai recapear 160 ruas de Diadema
23/06/2025
Policial Civil é vítima de latrocínio durante assalto a Galpão em São Bernardo
Policial Civil é vítima de latrocínio durante assalto a Galpão em São Bernardo  
23/06/2025
Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo morre aos 66 anos
Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo, morre aos 66 anos
23/06/2025
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
23/06/2025

Recomendadas

Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
São BernardoCidades

Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia

22/06/2025
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
São BernardoCidadesDestaque 2

Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC

22/06/2025
Da esquerda para a direita: Leane Elizabeth Herrmann, Leise Herrmann Parizotto, Leandro Luzzi, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha e Andrei Gabriel de Melo — Foto: Reprodução
CidadesBrasilDestaque 2

Conheça as vítimas de balão que despencou de 45 metros e deixou 8 vítimas fatais em SC

22/06/2025
Programa da gestão Marcelo Lima se dá em parceria com a tradicional Faculdade de Direito, uma autarquia municipal
São BernardoCidades

‘Direito ao Futuro’, de São Bernardo, registra 176 inscritos para bolsas 100% gratuitas de graduação

21/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?