Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

S.Bernardo intensifica fiscalização contra crime ambiental na região pós-balsa

Estratégia, apresentada pelo prefeito Orlando Morando na manhã desta terça-feira, visa coibir construções irregulares, caça e pesca predatória e o desmatamento na área de manancial

Última atualização: 28/07/2020 16:53
Por Gislayne Jacinto
Publicado 28/07/2020
Compartilhar

Estratégia, apresentada pelo prefeito Orlando Morando na manhã desta terça-feira, visa coibir construções irregulares, caça e pesca predatória e o desmatamento na área de manancial

 

São Bernardo intensifica fiscalização contra crime ambiental na região pós-balsa. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

Em continuidade às ações permanentes de preservação da região do pós-balsa, que inclui os bairros Tatetos, Capivari, Santa Cruz, Taquacetuba e Curucutu, área de proteção ambiental localizada às margens da Represa Billings, a Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta terça-feira (27/08), ao Programa de Fiscalização e Combate ao Desmatamento e Crimes Contra a Fauna e a Flora. Trata-se de ação conjunta entre as forças de segurança, habitação e meio ambiente para evitar construções e descartes irregulares, supressão de vegetação, caça e pesca predatória no local.

“A preservação da região do pós-balsa é uma das nossas principais preocupações desde o início da gestão, em 2017. Nosso posicionamento é muito claro. É tolerância zero para evitar o avanço das construções irregulares, desmatamento e caça ilegal. Vamos garantir que aqueles moradores que já estão aqui continuem, mas não admitimos novas invasões. Não fosse esse cuidado, certamente a ocupação dessa área, que é um território de manancial, teria aumentado em 50%. Nossa preocupação é em manter nossos recursos naturais, em especial a Billings, que é a nossa caixa d’água e foi fundamental para o Estado quando enfrentamos a crise hídrica”, considerou o chefe do Executivo.

O plano que intensifica as operações policiais contra irregularidades ambientais no pós-balsa foi apresentado pelo prefeito Orlando Morando em ato simbólico, realizado de acordo com os novos protocolos sanitários estabelecidos para o combate à Covid-19. O evento contou com a presença de poucas autoridades, respeitando o distanciamento mínimo entre elas e as regras de higiene, bem como o uso de máscaras.

A estratégia de combate aos crimes ambientais no pós-balsa contará com trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), 1º Batalhão de Policiamento Ambiental, 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), 4º DP (Riacho Grande), além das secretarias de Segurança Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal e Habitação (Departamento de Controle de Adensamento Habitacional). Estima-se que a região do pós-balsa reúna 20 mil moradores, sendo metade em imóveis irregulares.

“Essa integração entre as forças policiais e as secretarias é fundamental e garante um trabalho coordenado e mais eficaz no combate ao crime”, observa o secretário de Segurança Urbana, o tenente coronel Aparecido Chaves de Sousa. Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, José Carlos Pagliuca explica que a região do pós-balsa sofreu danos ambientais graves nos últimos anos, por isso, a necessidade de uma ação permanente para garantir a manutenção das espécies nativas.

 

Estratégia, apresentada pelo prefeito Orlando Morando na manhã desta terça-feira (28/07), visa coibir construções irregulares, caça e pesca predatória e o desmatamento na área de manancial. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

FISCALIZAÇÃO – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo, em ação conjunta com o Ministério Público (MP), adotou política de respeito e preservação ao Meio Ambiente, ampliando as ações de controle às margens da represa. Neste sentido, todo o transporte de materiais para a construção civil com destino ao pós-balsa é submetido à fiscalização.

Além das construções irregulares e transporte e descarte de material de construção e de resíduos sem autorização, o programa de fiscalização permanente também irá monitorar movimentação de terra sem autorização, supressão de vegetação, caça e criação de animais silvestres e pesca predatória.

Tags:crime ambientalfiscalizaçãoPós Balsaprefeituraregiãosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Uscs Teste de vacina contra o coronavírus começa na sexta na USCS
Próximo artigo Polícia apreende peças veiculares durante Operação Desmanche em Mauá

Mais lidas

Beer's Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
Beer’s Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
15/05/2025
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
15/05/2025
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
15/05/2025
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
15/05/2025
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
15/05/2025

Recomendadas

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas
PolíticaMancheteSão Bernardo

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas

14/05/2025
GCM de São Bernardo prende suspeito de abuso ao lado da Arena Caixa
CidadesDestaque 1São Bernardo

Mãe de menina de 13 anos vítima de abuso se revolta com soltura de suspeito em SBC

14/05/2025
Jogos da Melhor Idade 2025 conta com 173 atletas de São Bernardo
EsporteSão Bernardo

Jogos da Melhor Idade 2025 conta com 173 atletas de São Bernardo

14/05/2025
Santo André cria projeto para trocar resíduos orgânicos por hortaliça ou composto
CidadesDestaque 2Santo André

Santo André cria projeto para trocar resíduos orgânicos por hortaliça ou composto

14/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?