ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

São Bernardo inicia plano de reabertura gradual do comércio nesta segunda-feira

Nesta fase, 13 setores poderão retomar os atendimentos ao público, dentro de horário pré-determinado; medidas sanitárias serão exigidas e fiscalizadas

Gislayne Jacinto
Última atualização: 12/06/2020 16:50
Por Gislayne Jacinto
Publicado 12/06/2020
Compartilhar

Nesta fase, 13 setores poderão retomar os atendimentos ao público, dentro de horário pré-determinado; medidas sanitárias serão exigidas e fiscalizadas

 

São Bernardo inicia plano de reabertura gradual do comércio nesta segunda-feira. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

Após avançar para a fase 2 do Plano São Paulo, proposto pelo governo do Estado, a cidade de São Bernardo se prepara para iniciar a reabertura gradual do comércio, de forma consciente e ordenada, a partir deste segunda-feira (15/06). A retomada da atividade econômica, após quase três meses de quarentena, vai seguir conceitos da ciência e estratégias de saúde pública. O decreto que regulamenta o retorno das atividades de setores autorizados nesta etapa foi publicado no Jornal Notícias do Município (NM) desta sexta-feira (12/06).

Nesta fase, 13 setores poderão retomar os atendimentos ao público – restritos a 4h diárias – dentro de horário pré-determinado. São eles: concessionárias e revendedores de veículos (13h às 17h); escritórios (10h às 14h); serviços de informação, comunicação e publicidade (10h às 14h); atividades de edição de livros, jornais e revistas (10h às 14h); lojas de departamento (11h às 15h); shoppings (16h às 20h); comércio atacadista e varejista (11h às 15h); loja de bicicletas, peças e acessórios (11h às 15h); lojas de móveis em ruas (11h às 15h); shoppings populares e galerias comerciais (11h às 15h); imobiliárias (10h às 14h); comércio ambulante (11h às 15h); e alfaiates, ateliês de costuras, sapateiros e congêneres (11h às 15h).

Todos estes setores deverão garantir que não haja aglomeração, respeitar o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, aferir a temperatura dos clientes, disponibilizar álcool em gel, restringir o acesso de consumidores, entre outras medidas sanitárias. Os comércios que não cumprirem as normas terão suas atividades interrompidas. A fiscalização ficará à cargo da Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Moradores poderão denunciar o descumprimento destas medidas por meio do número 153 e do app São Bernardo na Palma da Mão.

“Fazemos um apelo para que os estabelecimentos autorizados cumpram estas medidas e incentivem, sempre que possível, o teletrabalho e o home office, principalmente para pessoas de grupo de risco e mães com filhos pequenos em idade escolar. A continuidade desta flexibilização depende de todos nós. Se houver um relaxamento das medidas de proteção, corremos o risco de retroceder. A retomada deve ser responsável, porque o vírus continua fazendo vítimas”, destacou o prefeito Orlando Morando.

IGREJAS

A atividade em templos religiosos e cultos de qualquer gênero também está autorizada, entre 7h e 20h. Para isso, a igrejas deverão limitar a duração de missas e cultos a no máximo 60 minutos, com intervalo mínimo de 2 horas, desde que haja total desinfecção do local entre um culto e outro.

RETORNO ORDENADO

A frota de ônibus municipais, que estava reduzida a cerca de 55%, também voltará a circular com 100% de sua capacidade a partir do dia 15. O objetivo é evitar aglomerações. A orientação é que os usuários mantenham as medidas de higiene e façam o uso de máscara para o embarque.

Para organizar o retorno da atividade econômica, a operação do estacionamento controlado (Rotativo) do município, que estava suspensa desde o dia 20 de março, será retomada na próxima terça-feira (16/06). A empresa responsável pelo serviço, a Estapar, disponibilizará máscaras, face Shields e frascos individuais com álcool em gel a todos os agentes, de forma a garantir a segurança dos colaboradores e dos usuários do sistema.

PREPARAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO

O município vem preparando sua estrutura de Saúde para garantir atendimento a todos os pacientes da Covid-19. Somente entre abril e maio, foram inaugurados dois hospitais exclusivos ao atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19: o Novo Hospital Anchieta e o Hospital de Urgência, considerado o maior equipamento construído para atendimento da doença no País. Com isso, a cidade ampliou seu número de leitos exclusivos para 517, sendo todos em pleno funcionamento, após o envio de novos respiradores por parte do governo do Estado.

Saiba os horários de funcionamento de cada setor:

– Escritórios (10h às 14h)
– Concessionárias e revendedores de veículos (13h às 17h)
– Comércio ambulante (11h às 15h)
– Serviços de informação, comunicação e publicidade (10h às 14h)
– Atividades de edição de livros, jornais e revistas (10h às 14h)
– Lojas de departamento (11h às 15h)
– Shoppings (16h às 20h)
– Comércio atacadista e varejista (11h às 15h)
– Lojas de móveis em ruas (11h às 15h)
– Shoppings populares e galerias comerciais (11h às 15h)
– Imobiliárias (10h às 14h)
– Loja de bicicletas, peças e acessórios (11h às 15h)
– Alfaiates, ateliês de costuras, sapateiros e congêneres (11h às 15h)

O decreto 21.182 de 11 de junho de 2020, que trata dos protocolos para o retorno da atividade econômica pode ser conferido na íntegra no link:

https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/1018801/NM+2151+Especial+de+12.06.2020+-+Conteu%CC%81do+Integral.pdf/56e8ef9d-1cfa-3d4c-e2f6-bb415614fbd1

Tags:comércioestabelecimentosprefeituraquarentenareaberturaregras

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em S.Caetano, 30 voluntários começam a testar remédio contra coronavírus
Próximo artigo Morando assina junto à Caixa contrato de R$ 126,6 milhões para o Pró-Moradia
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Creche Noturna inicia 1º dia de atendimento em São Bernardo para ajudar pais que estudam ou trabalham à noite
Creche Noturna inicia 1º dia de atendimento em São Bernardo para ajudar pais que estudam ou trabalham à noite
02/06/2026
No Mês do Meio Ambiente Diadema realiza programação diversa para discutir questões climáticas
No Mês do Meio Ambiente Diadema realiza programação diversa para discutir questões climáticas
02/06/2026
Santo André realiza quase 39 mil atendimentos com Unidades de Saúde abertas aos sábados
Santo André realiza quase 39 mil atendimentos com Unidades de Saúde abertas aos sábados
02/06/2026
Diante de avanço na segurança, São Bernardo registra queda de 40,8% no roubo de veículos em 2026
Diante de avanço na segurança, São Bernardo registra queda de 40,8% no roubo de veículos em 2026
02/06/2026
Prefeito Guto Volpi vistoria andamento de obras em diferentes regiões de Ribeirão Pires
02/06/2026

Recomendadas

Polo Cosmético de Diadema concentra forças da cadeia do setor em espaço coletivo na FCE Cosmetique
DiademaEconomia

Polo Cosmético de Diadema concentra forças da cadeia do setor em espaço coletivo na FCE Cosmetique

01/06/2026
Grande ABC reúne quase 400 mil empresas que podem ter de reavaliar suas operações com o avanço do fim da escala 6x1
Economia

Grande ABC reúne quase 400 mil empresas que podem ter de reavaliar suas operações com o avanço do fim da escala 6×1

02/06/2026
Tarcísio de Freitas vira ‘garoto-propaganda’ de comerciante de doces e impulsiona vendas na Prainha do Riacho Grande
São BernardoCidades

Tarcísio de Freitas vira ‘garoto-propaganda’ de comerciante de doces e impulsiona vendas na Prainha do Riacho Grande

01/06/2026
Campanha do Agasalho Pet amplia ações solidárias de inverno em Santo André
Santo AndréEspaço Pet

Campanha do Agasalho Pet amplia ações solidárias de inverno em Santo André

31/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?