Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Estado monitora isolamento contra coronavírus por meio de celular

Parceria com operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM usa dados digitais para medir distanciamento social e envia alerta sobre áreas com mais casos de contágio

Última atualização: 09/04/2020 16:02
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 09/04/2020
Compartilhar
Parceria com operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM usa dados digitais para medir distanciamento social e envia alerta por meio de celular sobre áreas com mais casos de contágio. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

 

 

O Governador João Doria apresentou nesta quinta-feira (09/04) o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) para prevenção e combate ao coronavírus. A parceria com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM usa dados digitais para medir a adesão à quarentena em todo o estado e também envia mensagens de alerta para regiões com maior incidência da COVID-19.

“Com 100% dos usuários de telefonia celular em São Paulo, nós podemos identificar os locais onde as pessoas estarão e onde houver concentração para analisar o percentual de isolamento e também ações de orientação e advertência, se necessário”, afirmou o Governador. Doria também fez agradecimentos às direções das quatro operadoras pela parceria sem ônus ao Estado.

Com o Simi-SP, o Governo de São Paulo pode consultar informações georreferenciadas de mobilidade urbana em tempo real nos municípios paulistas. Para garantir a privacidade de cada cidadão, o monitoramento é feito com base em dados coletivos coletados em aglomerados a partir de 30 mil pessoas.

O cruzamento dos dados das operadoras e dos registros de serviços de saúde permite que o Governo de São Paulo envie mensagens de texto para a população. Os alertas informam se a pessoa está em uma região com índices elevados de casos da COVID-19 – por exemplo, a Grande São Paulo – e um link com informações sobre a importância de medidas de higienização e da quarentena.

O Simi-SP também identifica locais com maior concentração de pessoas em pontos estratégicos das cidades. A análise de isolamento social é mapeada em municípios com mais de 30 mil habitantes e também nos bairros de cidades mais populosas por meio de um índice de deslocamento populacional.

O monitoramento é feito em um gabinete de mapeamento digital montado no Palácio dos Bandeirantes. As informações serão apresentadas em um modelo de “mapa de calor” que indica mais ou menos concentração populacional por localidade e também em diferentes períodos.

A análise estratégica digital indica tendências de deslocamento e aponta a eficácia da quarentena em vigor desde 24 de março. A adesão considerada ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é a partir de 70%. Na última quarta (8), o índice estadual era de apenas 49%, enquanto na capital a taxa só atingiu 51%.

“Nossas taxas estão bem abaixo das médias dos países que aplicaram a quarentena, todos chegam entre 70% e 80% em algum momento, e a gente nunca passou de 60%”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Os dados do isolamento em todas as regiões de São Paulo serão divulgados em um boletim diário. O relatório vai apontar as cidades e regiões com mais ou menos adesão à quarentena e reforço em campanhas de conscientização. “Não é hora de relaxar, é hora de salvar vidas. Não saia de casa”, concluiu o Governador.

Tags:anúniocelularestadogovernadorisolamento socialJoão Dóriamonitoramentooperadorassinal

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior fachada do CHM CHM de Sto.André troca corpos e homem é enterrado no lugar de uma mulher
Próximo artigo Isolamento social no Estado de SP é de 50%, mas meta é atingir 70%

Mais lidas

Beer's Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
Beer’s Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
15/05/2025
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
15/05/2025
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
15/05/2025
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
15/05/2025
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
15/05/2025

Recomendadas

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas
PolíticaMancheteSão Bernardo

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas

14/05/2025
GCMs do ABCD terão ações conjuntas e poderão avançar divisas em ocorrências
PolíticaManchete

GCMs do ABCD terão ações conjuntas e poderão avançar divisas em ocorrências

13/05/2025
Na madrugada, Marcelo Lima faz visita surpresa ao Hospital de Urgência
PolíticaSão Bernardo

Na madrugada, Marcelo Lima faz visita surpresa ao Hospital de Urgência

13/05/2025
Guto Volpi recebe visita do deputado Alex Manente para tratar sobre saúde mental
PolíticaRibeirão PiresRio Grande da Serra

Guto Volpi recebe visita do deputado Alex Manente para tratar sobre saúde mental

13/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?