ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

São Bernardo intensifica prevenção e no combate ao Aedes aegypti

Prefeito Orlando Morando detalhou, nesta sexta-feira, campanha com o objetivo mobilizar maior número de pessoas e reduzir os atuais índices da doença

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 18/01/2020 10:20
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 18/01/2020
Compartilhar

Prefeito Orlando Morando detalhou, nesta sexta-feira, ampla campanha com o objetivo mobilizar maior número de pessoas e reduzir os atuais índices da doença

 

São Bernardo intensifica trabalho na prevenção e no combate ao Aedes aegypti. Foto: DivulgaçãoqPSBC-Omar Matsumoto

 

Com o objetivo mobilizar maior número de pessoas e reduzir os atuais índices da doença, o prefeito, Orlando Morando, apresentou pelo 4° ano consecutivo, nesta sexta-feira (17/01), a nova e ampla campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, denominada “São Bernardo Contra a Dengue – Força Total”.

A cidade conseguiu conter o avanço das arboviroses nos últimos anos devido a implantação do Programa, com 343 casos de dengue, em comparação à Capital, que registrou 17 mil casos, só em 2019. O resultado foi alcançado pelo intenso o trabalho desenvolvido, não apenas pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro e Controle de Zoonoses (CCZ), como pela Secretaria de Educação, e demais Pastas que atuam diretamente com a população nesta conscientização no combate à dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, durante entrevista coletiva, no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e demais secretários, a iniciativa, novamente, concentra uma série de ações de conscientização e mobilização para o combate período mais crítico, o verão.

“Será uma ação transversal com envolvimento de todas as secretarias, que a partir do dia 25, terá a presença mil colaboradores nas ruas realizando porta a porta, com início nos bairros localizados depois da Rodovia Anchieta. Além disso, os imóveis sem moradores devido às férias e os abandonados serão vistoriados. Mobilizaremos, novamente, as crianças, a partir do primeiro dia de aula. Tudo isso com o objetivo de demonstrar que o mais fácil é evitar a água parada. Matar o mosquito é o mais difícil”, detalhou o chefe do Executivo.

DIFERENCIAL

Para este ano, além de uma campanha de comunicação com mais apelo, que pretende despertar no cidadão o quão importante é seu papel na prevenção das arboviroses, a comunicação entre os Agentes de Controle de Endemias (ACE) também será um diferencial.

“Estamos otimizando o máximo do tempo. Os agentes já estão em campo realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ALV), preconizada pelo Ministério da Saúde e antes mesmo de chegar notificações de focos do mosquito, estamos iniciando os bloqueios com nebulização de inseticida nos bairros”, explicou Dr. Geraldo Reple.

 

Prefeito Orlando Morando detalhou, nesta sexta-feira (17/01), ampla campanha com o objetivo mobilizar maior número de pessoas e reduzir os atuais índices da doença. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

TRABALHO

O trabalho prevenção e conscientização contra as arboviroses é permanente no município. Além das visitas casa a casa, realizada pelos agentes, o ano todo; o Comitê de Controle de Arboviroses se reúne uma vez por mês ordinariamente, e em caráter extraordinário, quando necessário para definir outras ações de prevenção e combate a estas doenças.

A Secretaria de Saúde também lançou um programa específico para as gestantes. Todas as mulheres, usuárias ou não da rede pública, devem notificar a gestação na Unidade Básica de Saúde (UBS). Elas irão receber uma visita dos ACE, que realizarão uma vistoria em sua casa e no bairro em que mora. A ideia é localizar e eliminar todos os focos do mosquito. Os munícipes podem fazer denúncias de focos do mosquito pelo telefone 0800-195565.

Tags:aedes aegyptidenguedoençaOrlando Morandoprefeitoprefeituraprevençãosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Auricchio assina ordem de serviço das obras do Atende Fácil Saúde
Próximo artigo Fortes chuvas derrubam árvore e poste em Sto.André

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?