ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Prefeitos do ABCD avaliam projeto de usina que transforma lixo em energia

Assembleia Geral de janeiro também marcou a posse da nova presidência do Consórcio ABC

Gislayne Jacinto
Última atualização: 15/01/2020 08:46
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/01/2020
Compartilhar

Assembleia Geral de janeiro também marcou a posse da nova presidência do Consórcio ABC

Assembleia Geral de janeiro discutiu projeto sobre lixo e também marcou a posse da nova presidência do Consórcio ABC. Foto: Divulgação

 

O projeto para construção de uma Usina de Recuperação Energética (URE) em Mauá foi apresentado aos prefeitos da região na Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada na manhã desta terça-feira (14/01). A reunião também marcou a posse da nova presidência da entidade regional.

Participaram do encontro o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o vice-presidente do órgão intermunicipal e prefeito de Diadema, Lauro Michels, e os chefes dos Executivos Municipais de Santo André, Paulo Serra, São Bernardo do Campo, Orlando Morando, São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, Ribeirão Pires, Adler Teixeira-Kiko, e o secretário de Relações Institucionais de Mauá, Carlos Wilson Tomaz.

O projeto da URE foi apresentado pelo diretor-executivo da Central de Tratamento de Resíduos Lara, Daniel Sindicic. A empresa é detentora de um aterro sanitário privado localizado em Mauá e que recebe os resíduos sólidos de seis das sete cidades da região (a exceção é Santo André).

Segundo a apresentação de Sindicic, a usina utilizará área de 90 mil metros quadrados dentro do aterro em solo mauaense, receberá investimento 100% privado de R$ 900 milhões na construção e terá capacidade para gerar 80 megawatts por hora, o que, de acordo com a empresa, seria capaz de abastecer energeticamente um município com 250 mil residências.

O representante da empresa afirmou que o projeto deve ser o primeiro do tipo no Brasil e foi inspirado em equipamentos semelhantes instalados na Espanha, Alemanha, Portugal, Inglaterra e Finlândia. O equipamento deve usar tecnologia que transforma o vapor do lixo em energia limpa.

A construção da usina ainda depende de licenciamentos para ter início, mas a empresa prevê começar as obras entre junho e julho deste ano. Segundo projeção de Sindicic, haverá geração de 600 empregos durante os três anos de implementação e outras 100 vagas para operação do empreendimento.

A perspectiva apresentada pela Lara é de que, com a geração de energia, consiga rever o investimento inicial em 10 anos. Depois disso, além do ganho ambiental, há possibilidade real de que o custo com a destinação do lixo seja menor aos municípios, o que poderia resultar em congelamento da taxa cobrada pelo serviço.

“Há 30 anos, o Consórcio ABC foi criado para resolver a questão dos resíduos. Hoje trouxemos uma proposta para termos em nossa região a décima maior usina de reciclagem do mundo, adequada à nossa realidade e que pode servir de case para outros países que contam com aterros sanitários”, afirmou Maranhão.

Financeiro

Os prefeitos também assinaram os termos para repasse de 0,15% do orçamento líquido de cada município ao Consórcio ABC, trâmite comum na primeira Assembleia Geral da entidade regional em cada ano.

Tags:abcdconsórcio intermunicipallixoprefeitosprojetousina de lixo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Moeda Pet acontece neste sábado em Sto.André
Próximo artigo mega-sena Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 14 milhões

Últimas notícias ABC Paulista

Copa do Mundo messi mbappe
Messi tem que marcar 2 gols para terminar Copa na frente de Mbappé
19/07/2026
Palmeiras Paulinho
Paulinho garante que jogará mais minutos no retorno do Palmeiras: “Até 70 minutos”
19/07/2026
sao paulo gustavo santana
São Paulo aposta em Gustavo Santana para o segundo semestre
19/07/2026
Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
19/07/2026
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
19/07/2026

Recomendadas

Polícia Militar prende suspeito de roubar canetas emagrecedoras em farmácias no ABCD
DiademaCidades

Polícia Militar prende suspeito de roubar canetas emagrecedoras em farmácias no ABCD

16/07/2026
Pórtico do Free Flow que cobraria pedágio no Pós-Balsa será retirado, diz prefeito de São Bernardo
São BernardoPolítica

Pórtico do Free Flow que cobraria pedágio no Pós-Balsa será retirado, diz prefeito de São Bernardo

16/07/2026
TCE rejeita contas da gestão Filippi de 2022 e aponta rombo financeiro, deficit em creches e problemas na saúde
DiademaPolítica

TCE rejeita contas da gestão Filippi de 2022 e aponta rombo financeiro, deficit em creches e problemas na saúde

15/07/2026
Em visita ao Instituto Mauá de Tecnologia, presidente destaca o potencial dos biocombustíveis frente às crises internacionais e reforça o papel da educação no desenvolvimento do país
São CaetanoPolítica

Em São Caetano, Lula defende liderança do Brasil na transição energética e anuncia testes para elevar biodiesel a 25%

13/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?