ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Esporte

São Bernardo sedia Jogos Campeões da Vida com mais de 1.600 atletas

São Bernardo promove evento até 24 de outubro, voltado ao público da melhor idade 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 14/10/2026 20:35
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 14/10/2026
Compartilhar
São Bernardo sedia Jogos Campeões da Vida com mais de 1.600 atletas
São Bernardo sedia Jogos Campeões da Vida com mais de 1.600 atletas. Foto: Divulgação

Em reforço ao compromisso com as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, São Bernardo do Campo sedia, até o próximo dia 24 de outubro, mais uma edição dos Jogos Campeões da Vida (Jocavi). O evento celebra a vitalidade, protagonismo e espírito esportivo da terceira idade, promovendo a integração social e incentivando o envelhecimento ativo. Em 2026, a competição reúne mais de 1.600 participantes de 14 cidades, que disputam medalhas em 24 modalidades esportivas.

O Jocavi se consolidou como uma importante iniciativa de valorização da terceira idade em São Bernardo. Nesta edição, o município contará com cerca de 750 participantes, que representarão a cidade em uma programação diversificada de atividades esportivas, recreativas e de integração.

“É uma grande celebração que promove, acima de tudo, a integração social por meio do esporte. A gestão do prefeito Marcelo Lima tem intensificado as ações voltadas à melhor idade, fortalecendo e ampliando o Programa Campeões da Vida”, destacou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Maurício Cardozo. “Neste contexto, a retomada do Jocavi em nossa cidade representa um passo importante para incentivar a prática esportiva, valorizar nossos idosos e proporcionar mais qualidade de vida, saúde e convivência”, acrescentou.

Raimundo Severo dos Santos, conhecido como Rai, não escondeu a emoção durante a cerimônia de abertura da competição, realizada nesta terça-feira (13/10). Atleta de natação do município, ele foi escolhido para fazer o juramento dos atletas. “Quando me pediram para fazer o juramento, eu me emocionei. Foi uma surpresa boa. Estou na equipe do ‘Campeões da Vida’ há seis anos e tenho muito orgulho de representar São Bernardo”, declarou.

NA ATIVA

Aos 64 anos, a atleta Rosana Settanni Barbosa, que integra a equipe de vôlei adaptado de Santos, frisou os benefícios do esporte na melhor idade. “Poder estar na ativa, como falam, na minha idade, aos 64 anos, é vida. Melhora não só a saúde, mas tudo. O esporte é fantástico”, afirmou. Formada em Educação Física, a atleta conta que trabalhou durante toda a carreira com crianças e começou a praticar vôlei adaptado há sete anos, após se aposentar. “É maravilhoso”, resumiu.

Rosana ressaltou também o alto nível técnico da competição voltada à melhor idade. “Muita gente diz que vôlei adaptado é leve, tranquilo, mas não é. Está cada vez mais competitivo, com as atacantes cada vez melhores. Vejo uma grande evolução nesses últimos anos”, emendou.

Para Silvio Moraes, coordenador da Terceira Idade de São Caetano – delegação participa do Jocavi com 350 atletas -, o trabalho desenvolvido com esse público é uma experiência enriquecedora. “Trabalhar com a melhor idade é um privilégio. A gente aprende mais do que ensina. É gratificante porque tudo o que fazemos tem um reconhecimento, porque eles sabem que é o melhor para eles. Temos uma proximidade como se fosse família, cuidamos deles como se fossem nossos pais”, afirmou.

Ainda segundo Moraes, a atual geração da melhor idade demonstra disposição para enfrentar novos desafios e superar limites. “Hoje, comparando as gerações, temos essa noção. Eles estão preparados para tudo. Eles sabem que é um benefício para eles e estão sempre dispostos a se ajudar e a nos ajudar”, concluiu.

COMPETIÇÃO

A competição contempla 24 modalidades, que reúnem diferentes habilidades e níveis de prática esportiva. São elas: atletismo, badminton, basquete sênior 3×3, beach tênis, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, dominó mexicano, malha, natação, peteca, pickleball, rummikub, sinuca, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa Parkinson, tranca, truco, voleibol adaptado e xadrez.

Ao todo, 14 cidades participam desta edição: além de São Bernardo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Barueri, Porangaba, Jandira, Vargem Grande, Pinhalzinho, Itupeva, Osasco, São Paulo, Praia Grande e Mongaguá.

 

 

Tags:Assedecatletasjogos campeões da vidasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior “Vou para esfregar a verdade na sua cara”, diz Flávio Bolsonaro ao confirmar debate contra Lula “Vou para esfregar a verdade na sua cara”, diz Flávio Bolsonaro em vídeo ao confirmar debate contra Lula
Próximo artigo corinthians Raniele perde final da temporada por lesão no joelho direito

Últimas notícias ABC Paulista

Cesar Greco / Palmeiras 4 x 1 corinthians
Confira a escalação do Palmeiras para a semifinal da Libertadores contra o Fluminense
14/10/2026
Chuva forte alaga Túnel do Anhangabaú, submerge veículos e causa transtornos no Centro de SP
Chuva forte alaga Túnel do Anhangabaú, submerge veículos e causa transtornos no Centro de SP
14/10/2026
Prefeitura de Mauá ilumina prédios públicos e parques em apoio ao Outubro Rosa
Prefeitura de Mauá ilumina prédios públicos e parques em apoio ao Outubro Rosa
14/10/2026
corinthians
Raniele perde final da temporada por lesão no joelho direito
14/10/2026
“Vou para esfregar a verdade na sua cara”, diz Flávio Bolsonaro ao confirmar debate contra Lula
“Vou para esfregar a verdade na sua cara”, diz Flávio Bolsonaro em vídeo ao confirmar debate contra Lula
14/10/2026

Recomendadas

Santos
EsporteSão Paulo

Santos se prepara para partida no Morumbi; confira qual jogo

14/10/2026
Marcelo Lima na Câmara com vereadores
São BernardoPolítica

São Bernardo entrega à Câmara proposta da LOA 2027 com orçamento recorde de R$ 8,4 bilhões

14/10/2026
Endrick
EsporteSão Paulo

Endrick comemora gol marcado e fala que ainda não sabe se fica no Real Madrid

14/10/2026
corinthians seedorf
EsporteSão Paulo

Seedorf comanda primeira atividade no Corinthians; veja como foi o treino

14/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?