VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Exposição ‘Ver não é o suficiente’ é contemplação da arte em Sto.André

Mostra que reúne 60 obras do acervo municipal pode ser conferida no Salão de Exposições do Paço, até 19 de novembro

  • Salão de Exposições Luiz Saciloto tem exposição "Ver não é o suficiente" até 19 de novembro.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Redação
  • Publicado em: 03/11/2019
  • Compartilhar:

Mostra que reúne 60 obras do acervo municipal pode ser conferida no Salão de Exposições do Paço, até 19 de novembro

Salão de Exposições Luiz Saciloto tem exposição “Ver não é o suficiente” até 19 de novembro. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

 

Um convite à contemplação e não uma visita rápida para olhar as obras entre um compromisso e outro. Isso é o que propõe a exposição “Ver não é o suficiente”, que está no Salão de Exposições Luiz Sacilotto, no Paço Municipal de Santo André, até dia 19 de novembro. A entrada é gratuita.

A exposição é composta por 60 obras do acervo da cidade, criadas por 30 artistas, em diversas épocas e com técnicas variadas. Há pintura em tela, gravuras, fotografias, instalações e objetos.

O tema da exposição foi o ponto de partida para a seleção das obras. O coordenador de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e curador da mostra, Reinaldo Botelho, escolheu entre as mais de mil peças que compõem o acervo, obras que pudessem causar impacto, incentivo à reflexão em quem observa, mas que também representassem amostras de várias técnicas e estilos característicos de outras fases e também da atualidade.

“Estamos propondo o exercício da atenção. Convidando a pessoa a parar e observar, respirar e então se permitir a ter uma experiência com a arte”, explicou Botelho. Exemplo da diversidade da mostra é que na exposição é possível encontrar obras como uma xilogravura de 1973 de Maria Bonomi, uma pintura acrílica sobre tela de Arnaldo Ferrari, produzida em 1967, fotografias de André Terayama, de 2013, e uma pintura acrílica e óleo sobre tela de Mariana Matos, de 2016.

 

Mostra que reúne 60 obras do acervo municipal e oferece oportunidade para se contemplar a arte. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

A visão é, hoje em dia, um sentido mais exigido, porque é responsável pela recepção de uma enxurrada de informações o tempo todo, ainda mais com o acesso constante às mídias digitais e aos meios de comunicação. Mas com essa quantidade enorme de dados, imagens e gráficos visualizados diariamente, as pessoas chegam ao fim do dia exaustas e tendo absorvido quase nada de informação.

“Nunca fomos tão incapazes de enxergar, de parar, de olhar e de perceber. Por isso, ‘Ver não é o suficiente’ quer dizer que apenas olhar é pouco. Para aproveitar realmente esta exposição, assim como qualquer outra, é preciso observar, sentir, prestar atenção, e perceber que emoção cada obra pode te provocar. Essas sensações são o que compõem a experiência estética que uma exposição pode trazer”, destacou Reinaldo Botelho.

O Salão de Exposições Luiz Sacilotto está localizado no Paço Municipal, próximo ao Teatro Municipal Flavio Florence, e está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.