ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Esporte

Idosos de Diadema participam de aula de Surf

Pessoas da Terceira Idade tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 02/11/2019 07:43
Por Gislayne Jacinto
Publicado 02/11/2019
Compartilhar

Pessoas da Terceira Idade tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos

 

Pessoas da Terceira Idade tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

Surfar depois dos 65 anos nem sempre está nos planos da população idosa, porém pode ser uma atividade divertida e com muitos benefícios. Nesta semana, alguns idosos de Diadema tiveram a oportunidade de participar de uma aula na Escola Radical de Surf, em Santos.

“Diadema é a primeira turma de outras cidades a vir até o projeto. Acreditamos que o surf é uma terapia aberta. Recebemos a vitamina D do Sol, temos um espaço ampliado e trabalhamos o cuidado com o outro”, ressaltou o coordenador do projeto e surfista, Cisco Araña. “A parte emocional é a mais importante. Por meio da felicidade interior, melhoramos a saúde e criamos imunidade. Essa é a proposta da escola. Um pequeno abraço, um incentivo, pode fazer a diferença no estado emocional nessa faixa de idade”, concluiu.

Diadema participará de três aulas no total, uma por semana. A experiência de surfar animou os idosos. “Na primeira vez, eu achei que não ia conseguir, mas, depois que eu peguei o embalo, foi muito legal e divertido. Me senti muito bem”, contou Maria Salete Ramos, de 66 anos.

“Essa é mais uma das atividades realizadas pelo município com o objetivo de contribuir para o envelhecimento saudável e ativo. Acredito que muitos nunca se imaginaram fazendo esse tipo de aula. Essa é a parte mais interessante”, explicou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

A Escola existe há quase 30 anos e atende cerca de 2 mil pessoas por ano, entre alunos, projetos e parcerias, no surf e no bodyboard. Além disso, o local é referência no atendimento a pessoas com deficiência.

 

Moradores de Diadema participarão de três aulas de surf em Santos. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedettii

Outras ações

Diadema conta com seis Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos. Um deles é o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) que oferece diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó.

Para participar desses serviços, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.

Além disso, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com horário matutino e vespertino é uma das novidades da Secretaria de Educação neste ano para o público idoso. Grande parte dos idosos encontra dificuldades para estudar no período da noite, motivo pelo qual a Prefeitura de Diadema atendeu uma demanda do Conselho Municipal do Idoso para atender este público.

Outra novidade é a Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), da Unifesp, que atende 55 idosos do município.

Tags:aulasidososNotícias da cidade de Diademaprefeiturasantossurfterceira idade

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Sto.André reforça linhas de ônibus durante Enem neste domingo
Próximo artigo S.Caetano leva Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada a 800 pessoas

Últimas notícias ABC Paulista

Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
20/07/2026
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
20/07/2026
São Paulo
São Paulo libera trio para sair por empréstimo
20/07/2026
Corinthians
Corinthians vê Inter desistir de Pedro Raul e segue sem negociar atacante
20/07/2026
São Paulo
Buta é oficializado pelo São Paulo
20/07/2026

Recomendadas

Corinthians memphis
EsporteSão Paulo

Corinthians avança na negociação com Memphis, mas tem prazo curto

20/07/2026
Santos
Esporte

Leilão do CT do Santos é pausado após pedido do Ministério Público

20/07/2026
sao paulo
EsporteSão Paulo

São Paulo faz penúltimo treino antes do retorno do Brasileirão

20/07/2026
Corinthians
EsporteSão Paulo

Corinthians treina no gramado da Arena visando adaptação

20/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?