
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Marcio Elias Rosa, destacou, nesta terça-feira (22/9), o potencial industrial do Grande ABC e a importância da articulação entre governos e setor produtivo para atrair investimentos e preparar a região para as transformações tecnológicas. A declaração ocorreu durante a Assembleia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada de forma itinerante em São Caetano do Sul.
Marcio Elias Rosa ressaltou a vocação regional para a indústria de transformação e citou os setores automotivo, petroquímico e de cosméticos, além de oportunidades ligadas à tecnologia e à inteligência artificial. O ministro também propôs uma agenda permanente entre o Consórcio ABC e o Governo Federal, com a apresentação, em Brasília, de projetos e demandas alinhados às vocações da região.
Ao abordar as transformações tecnológicas, destacou a necessidade de investimentos em inteligência artificial, digitalização, pesquisa, inovação e qualificação profissional. Segundo ele, a articulação entre governos, setor produtivo e instituições de pesquisa é fundamental para ampliar a produtividade e a competitividade da indústria.
“Precisamos fortalecer os diálogos regionais para aproximar a política industrial das características e das necessidades de cada território. A partir do Consórcio, podemos construir essa agenda, reunir boas ideias e bons projetos e levá-los a Brasília, conectando as demandas do Grande ABC aos instrumentos de fomento do Governo Federal”, afirmou.
O ministro também defendeu maior integração entre as políticas nacionais e as características de cada território. Ao apresentar as seis missões da Nova Indústria Brasil, ressaltou a importância de adequar os instrumentos de fomento às demandas locais e de construir políticas de desenvolvimento com continuidade.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, ressaltou que a presença do ministro reforça a relevância da articulação regional e amplia a capacidade da entidade de levar as pautas dos sete municípios ao Governo Federal.
“Tivemos a oportunidade de receber o ministro em São Caetano do Sul, com o prefeito Tite (Campanella) como nosso anfitrião. Essa participação mostra a força da articulação regional e nos ajuda a resgatar o protagonismo do Grande ABC na agenda nacional de desenvolvimento”, afirmou.

