VOLTAR
  • Política

Márcio França confirma Ailton Lima como pré-candidato a prefeito de Sto.André

Ao lado do filho, deputado Caio França, socialista esteve  na cidade nesta quarta-feira e ainda anunciou  ex-vereador como  presidente do PSB

  • Márcio França, ao lado do filho, deputado Caio França, confirma Ailton Lima como presidente do PSB e pré-candidato a prefeito em Santo André.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/10/2019
  • Compartilhar:

Ao lado do filho, deputado Caio França, socialista esteve  na cidade nesta quarta-feira e ainda anunciou  ex-vereador como  presidente do PSB

 

Márcio França, ao lado do filho, deputado Caio França, confirma Ailton Lima como presidente do PSB e pré-candidato a prefeito em Santo André. Foto: Gislayne Jacinto

O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) confirmou nesta  quarta-feira (23/10) que o ex-vereador Ailton Lima (PSB) é pré-candidato a prefeito em Santo André. Ao lado do filho Caio França, deputado estadual, França ainda anunciou o aliado como o novo presidente da sigla no município.

O ex-governador disse que dentro do PSB “se cumpre palavra” e descartou qualquer possibilidade de troca de candidato. Ocorre que havia comentários nos bastidores políticos de que o ex-prefeito João Avamileno (ex-PT) estaria interessado em disputar a eleição pelo partido. Márcio França negou qualquer tipo de diálogo neste sentido.

Márcio França acredita que Ailton Lima disputará o segundo turno do pleito do ano que vem com o prefeito Paulo Serra (PSDB), que buscará a reeleição. “Nas eleições em que o Ailton disputou, mostrou que tem um potencial grande. As pessoas precisam ter uma mudança na política, mas com experiência”, disse.

Ailton Lima afirmou que o fato de Márcio França ter vindo a Santo André para prestigiá-lo o ajuda muito neste momento. Ele afirmou que em 2016 caminhou sem o apoio de grandes lideranças do ex-partido, o Solidariedade.

“Agora é outro patamar. O apoio de Márcio França é bem significativo, pois naquela eleição, quando estada no Solidariedade, não  recebi 1% do prestígio que recebemos agora. Meu nome está bem construído, por mais que a oposição, por mais que o atual prefeito Paulo Serra queiram descontruir isso, é algo muito difícil, pois está sendo construído na base da verdade, construído em cima da palavra”, disse o pré-candidato a prefeito.

Candidato na Capital?

O ex-governador não quis confirmar se será candidato a prefeito na Capital Paulista. Ele tem liderado algumas pesquisas eleitorais. Caso o fato se confirmou, Márcio França acredita que o fato ajudará na eleição de Ailton Lima, pois o número 40 do PSB estará em evidência na TV. “O Paulo Serra foi ajudado quando João Doria (PSDB) ganhou a eleição para prefeito na Capital em 2016, assim como outros prefeitos da região do ABCD. Podemos ajudar o Ailton também”, avaliou.

Questionado se sairá candidato a prefeito caso ex-governador Geraldo Alckmin também entre na disputa em São Paulo, Márcio França não titubeou na resposta. “Se ele for não saio”, disse o socialista sinalizando lealdade ao tucano. França foi vice-governador na chapa de Alckmin em  2014 e assumiu a o comando do Estado, em abril de 2018, quando o tucano renunciou para disputar as eleições para a Presidência da República.

 

Ex-governador Márcio França concedeu entrevista coletiva à imprensa em um restaurante de Santo André. Foto: Gislayne Jacinto

 

 PSB no ABCD

Indagado sobre as candidaturas a prefeito do PSB no ABCD nas eleições do ano que vem, o ex-governador declarou que a intenção é que o partido lance prefeituráveis onde houver chances.

Ele informou que em São Bernardo Leandro Altrao, presidente da sigla, é o pré-candidato, enquanto em Mauá Atila Jacomussi disputará a reeleição.

Em Diadema, Márcio lembrou que o prefeito Lauro Michels (PV) o apoiou para governador no ano passado e espera uma definição do chefe do Executivo para o PSB se posicionar. Um dos cotados dentro do grupo é do vereador Marcos Michels (PSB), mas o nome prefeito de Lauro é o deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos).

Márcio disse que seria interessante lançar candidato a prefeito em São Caetano, mas lembrou sua amizade com o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). A tendência é continuar dando apoio ao tucano.

Em Rio Grande da Serra, o  pré-candidato a prefeito é Akira Auriani. O ex-governador reconhece o apoio que o prefeito Gabriel Maranhão (Cidadania) deu a ele na disputa do governo do Estado do ano passado, mas salientou que o PSB só abriria mão da disputa se o chefe do Executivo o estivesse buscando a reeleição, o que não é o caso. Maranhão apoiará no pleito sua vice Marilza de Oliveira (PSD), que encabeçará a chapa majoritária.

No caso de Ribeirão Pires, Márcio França acredita que o atual prefeito Adler Kiko Teixeira deve disputar pelo PSB, apesar das especulações de que ele estaria de malas prontas para o PSDB.

“Ninguém fala isso para mim. Tem uma situação, hoje existe uma rejeição ao 45. Isso não é culpa do governador João Doria, mas é uma questão da conjuntura dos últimos tempos”, concluiu.