ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Variedades

 S.Bernardo oferece aulas de italiano em escolas municipais em tempo integral

Iniciativa beneficia quase 2,2 mil alunos; formação aos professores é oferecida pela Associação Bell’Itália Língua e Cultura em parceria com o Consulado Geral da Itália

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 10/10/2019 10:57
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 10/10/2019
Compartilhar

Iniciativa beneficia quase 2,2 mil alunos; formação aos professores é oferecida pela Associação Bell’Itália Língua e Cultura em parceria com o Consulado Geral da Itália

 

Iniciativa beneficia quase 2,2 mil alunos; formação aos professores é oferecida pela Associação Bell’Itália Língua e Cultura em parceria com o Consulado Geral da Itália. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

A Prefeitura de São Bernardo ministra aulas de italiano para os 2.194 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de sete escolas do programa Educar Mais, que oferece educação em tempo integral na cidade. A iniciativa é financiada pela Associação Bell’Itália Língua e Cultura, em parceria com o Consulado Geral da Itália, que concede bolsas de estudos neste idioma para os 30 professores da rede municipal. O treinamento tem a duração de 180 horas e aborda língua, linguagem e a cultura italiana. A Bell’Itália também foi responsável pelo desenvolvimento dos materiais de ensino e treinamento aos docentes.

Para a professora Janaína Nakamura, 35 anos, que leciona na EMEB Luiz Gushiken, no Parque Hawai, a formação em italiano a ajudou a realizar o sonho de aprender um novo idioma. “Fiquei completamente encantada com a proposta. Além de os professores terem a possibilidade de aprender uma nova língua, podemos construir esse aprendizado com os nossos alunos”, explicou. Desta forma, a docente passou a lecionar para os alunos do 4º ano da EMEB Profª Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, no bairro Jordanópolis. As aulas ocorrem todas às terças, às 15h.

Janaína explica que o foco é levar o conhecimento tanto sobre o idioma quanto sobre a cultura. A docente enfatiza, inclusive, a grande influência dos imigrantes italianos na formação de São Bernardo, bem como trazendo à cidade mão de obra e iniciativa em alguns segmentos como, por exemplo, as carvoarias, as olarias, as serrarias e fábricas de móveis. “Levar esta vivência, ao mesmo tempo, amplia o conhecimento cultural destes alunos e permite que as experiências vividas na cidade ganhem mais sentido, além de favorecer o conhecimento de uma língua estrangeira”, disse.

O aluno Breno Celiberto Moreira de Souza, 10 anos, disse que é uma de suas aulas prediletas. “Sempre quis aprender um novo idioma. O inglês é muito legal, mas gostei muito do italiano”, disse. A mãe do estudante, Stefany Celiberto, 30 anos, gostou da iniciativa da Prefeitura. “Acho interessante meu filho ter aulas de italiano. É importante inserir as crianças em outras culturais. O contato precoce com outros idiomas facilita a expressão e cria diversos conhecimentos. Fiquei admirada dele conseguir cantar a música ‘La bella polenta’ sozinho, pronunciando muito bem a língua italiana”, afirmou.

Além da EMEB Profª Sylvia Marilena Fantacini Zanetti, as aulas de italiano são oferecidas nas seguintes escolas: Ítalo Damiani (Taquacetuba), Luiza Maria de Farias (Jardim Silvina), Marly Buissa Chiedde (Jardim Nossa Senhora de Fátima), Olegário José Godoy (Montanhão), Prof. Waldemar Canciani (Parque Imigrantes) e Viriato Correia (Rudge Ramos).

INCREMENTO

O prefeito Orlando Morando destaca a importância de se incrementar o aprendizado nas escolas em tempo integral. “Trabalhamos todas as possibilidades de aprimoramento, pensando única e exclusivamente na qualificação das nossas crianças. O investimento mais assertivo é sempre a Educação”, afirmou.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, responsável por trazer a parceria com a Bell’Itália ao município ressalta a relevância da iniciativa. “Aprender uma nova língua traz diversos benefícios na capacitação escolar. Além dos estudo do idioma, o conhecimento sobre a cultura amplia as experiências dos alunos, mostrando também que a Itália é um país novo, multicultural e moderno”, disse.

A secretária de Educação, Sílvia Donnini, afirma que a oportunidade oferece mais do que a experiência linguística. “Este aprendizado contribui para que a criança desenvolva a habilidade comunicativa tanto em português como em italiano. E quanto mais confiança o aluno desenvolve, mais se reconhece como um cidadão do mundo”, finalizou.

Tags:alunosaulascursoescolas municipais~idiomaitalianoprefeituraṕrofessores

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior São Caetano participa dos Jogos Infantis do Estado e conquista títulos
Próximo artigo Estado de SP e IBM firmam parceria para preencher 500 vagas de trabalho

Últimas notícias

Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
07/12/2025
Vigilância sanitária interdita para venda 636 garrafas de bebidas em adega e supermercado de Diadema
Primeiro caso de intoxicação por metanol é confirmado em Mauá
07/12/2025
Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
07/12/2025
Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
07/12/2025
Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo
Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo
07/12/2025

Recomendadas

Emoção, luzes e Papai Noel de rapel marcam o lançamento do Natal Iluminado em São Bernardo
São BernardoCultura e Lazer

Emoção, luzes e Papai Noel de rapel marcam o lançamento do Natal Iluminado em São Bernardo

07/12/2025
Prefeitura combate invasão de área ambiental no Jardim Santo André
Santo AndréCidades

Prefeitura combate invasão de área ambiental no Jardim Santo André

05/12/2025
Acácio Miranda, remanescente da gestão de Paulo Serra, é demitido da pasta de Infraestrutura após antecipar pré-candidatura; Gilvan quer "imprimir sua personalidade" 
Santo AndréPolítica

Reforma no Secretariado: Prefeito de Santo André exonera secretário e anuncia 4 nomes

06/12/2025
O bairro da Vila Sueli ganhou uma nova unidade após o espaço antigo ficar sem revitalização por 11 anos - Foto: Gabriel Mazzo
Ribeirão PiresCidades

Guto Volpi entrega nova Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli em Ribeirão Pires

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?