
Com alerta de eventos extremos no Estado de São Paulo que prevê ventos de até 100 km/h entre sexta-feira (7/8) e sábado (8/8), a Defesa Civil de São Bernardo faz orientações à população para os períodos de tempestade. A previsão é de chuvas moderadas, com a chegada de um ciclone extratropical na região Sul do País. Para o Grande ABC, as rajadas poderão chegar aos 80 km/h, expandindo o risco de impactos às cidades da região.
A aproximação e posterior passagem de uma frente fria pelo território paulista deverá provocar mudanças significativas nas condições do tempo. “A previsão indica pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e, principalmente, rajadas intensas de vento. Por isso, orientamos a população a acompanhar os alertas oficiais da Defesa Civil e a redobrar a atenção, evitando áreas de risco durante os períodos de maior instabilidade”, destacou o coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, Marcos Cayres.
As rajadas de vento, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), começam nesta quinta-feira (6/8), com previsão de alerta laranja, com ventos de 60 km/h. Na sexta-feira (7/8) e sábado (8/8), a previsão é de alerta vermelho com rajadas de vento fortes podendo chegar a 100 km/h, com destaque para o litoral paulista, faixa leste e regiões de serra. Já no domingo (9/8), a previsão é de alerta amarelo, com as rajadas se deslocando gradualmente para o Rio de Janeiro.
Orientações:
- Evite ficar perto de árvores, fios, postes, toldos, placas e tenha cuidado ao dirigir;
- Quem estiver no litoral paulista deve evitar locais abertos, entrar no mar e utilizar transporte marítimo;
- Em situações de emergência, o atendimento pode ser solicitado pelos telefones 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros;
- Para receber alertas gratuitos da Defesa Civil por SMS, cadastre o CEP de interesse enviando uma mensagem de texto para o número 40199;
- A Defesa Civil de São Bernardo acompanha continuamente a evolução das condições meteorológicas por meio do monitoramento constante.
Cuidados em Casa:
- Fique longe de janelas, portas e objetos metálicos.
- Desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas.
- Não use o chuveiro elétrico durante raios.
Cuidados na Rua:
- Não pare perto de postes, placas ou torres de transmissão.
- Saia de locais abertos como praias e campos de futebol.
- Procure abrigo em construções firmes e fechadas.
