ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Santo André

Gilvan leva experiências de Santo André sobre Inteligência Artificial ao maior evento jurídico do Brasil, realizado em Porto Alegre

Santo André segue se consolidando como uma referência nacional em inovação na gestão pública

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 05/08/2026 20:35
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 05/08/2026
Compartilhar
Gilvan leva experiências de Santo André sobre Inteligência Artificial ao maior evento jurídico do Brasil, realizado em Porto Alegre
Gilvan leva experiências de Santo André sobre Inteligência Artificial ao maior evento jurídico do Brasil, realizado em Porto Alegre. Foto: Divulgação

Santo André segue se consolidando como uma referência nacional em inovação na gestão pública. Nesta quarta-feira (5), o prefeito Gilvan Ferreira participou como palestrante da quinta edição da Cidade da Advocacia 2026, realizada em Porto Alegre (RS), considerado o maior evento jurídico gratuito do Brasil e um dos principais fóruns nacionais de discussão sobre Direito, gestão pública, tecnologia e inovação. Promovido pela OAB do Rio Grande do Sul (OAB/RS), o encontro reúne quase 40 mil pessoas e contou com uma programação voltada aos grandes desafios contemporâneos da administração pública.

Gilvan integrou o painel “Dados, Inteligência Artificial e o Futuro das Cidades”, ao lado de especialistas nacionais nas áreas de Direito Público, infraestrutura e administração pública. “As cidades são o lugar onde os desafios acontecem e, por isso, também precisam ser o ambiente onde surgem as melhores soluções. Participar de um debate como esse é uma oportunidade de mostrar que Santo André não apenas acompanha as transformações tecnológicas, mas ajuda a construir esse novo modelo de gestão pública, baseado em inovação, responsabilidade e foco nas pessoas”, destacou o prefeito.

Durante a apresentação, Gilvan compartilhou experiências desenvolvidas em Santo André que colocam a tecnologia e a Inteligência Artificial a serviço da população, apresentando iniciativas que utilizam análise de dados, monitoramento inteligente, automação e integração tecnológica para tornar os serviços públicos mais eficientes, preventivos e conectados às necessidades dos cidadãos.

Entre os cases apresentados estiveram projetos de mobilidade inteligente, gestão de riscos climáticos, videomonitoramento com recursos de IA, digitalização de processos administrativos, sustentabilidade, saúde e planejamento urbano, demonstrando como Santo André vem incorporando tecnologia de forma transversal às políticas públicas.

“A inteligência artificial já deixou de ser uma ferramenta do futuro para se tornar uma aliada da boa gestão pública. Em Santo André, utilizamos tecnologia para melhorar a vida das pessoas, antecipar problemas, tornar os serviços mais eficientes e apoiar a tomada de decisões baseada em dados. Poder compartilhar essas experiências em um dos principais eventos do país demonstra que nossa cidade está na vanguarda da inovação na administração pública”, destacou o prefeito.

A participação de Gilvan também reforça o protagonismo nacional de Santo André nas discussões sobre transformação digital das cidades. Além da atuação como prefeito, o chefe do Executivo andreense ocupa a vice-presidência de Finanças Públicas e Reforma Tributária da FNP, posição que o coloca entre os representantes municipais responsáveis por discutir temas estratégicos para o desenvolvimento das cidades brasileiras.

A Cidade da Advocacia 2026 acontece entre os dias 4 e 8 de agosto, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. Em sua quinta edição, o evento reúne algumas das principais referências do Direito, da gestão pública e da inovação no Brasil. Entre os participantes da programação estão o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; juristas, ministros, magistrados, procuradores, presidentes de tribunais, gestores públicos, professores e especialistas nacionais e internacionais.

Tags:Brasilevento jurídicoexperiênciasgilvaninteligência artificialporto alegresanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Corinthians Confira a provável escalação do Corinthians para enfrentar o Internacional
Próximo artigo Mauá anuncia ampliação da Escola do Trabalhador 4.0 com a presença do ministro Luiz Marinho

Últimas notícias ABC Paulista

Acidente na Anchieta deixa motociclista ferido e bloqueia faixa na altura de São Bernardo
Acidente na Anchieta deixa motociclista ferido e bloqueia faixa na altura de São Bernardo
13/09/2026
Fumaça em agência do Santander atrai atenção no Centro de São Bernardo
Fumaça em agência do Santander atrai atenção no Centro de São Bernardo
13/09/2026
santos cuca
Cuca exalta jogadores, sintonia com a torcida e desabafa: “Respirar”
13/09/2026
Santos
Santos domina, estreia Cebolinha e vence Cruzeiro para chegar à terceira vitória seguida
12/09/2026
Ação rápida das forças de apoio minimiza impactos de forte chuva em São Caetano
Ação rápida das forças de apoio minimiza impactos de forte chuva em São Caetano
12/09/2026

Recomendadas

Empresas do Grupo SADA somam R$ 93 mi em dívidas de IPTU em São Bernardo, diz jornal
São BernardoPolítica

Empresas do Grupo SADA somam R$ 93 mi em dívidas de IPTU em São Bernardo, diz jornal

12/09/2026
Funcionários da Caixa rejeitam proposta e mantêm greve por tempo indeterminado; 50 agências estão fechadas no ABC
Santo AndréPolíticaSão BernardoSão Caetano

Funcionários da Caixa rejeitam proposta e mantêm greve por tempo indeterminado; 50 agências estão fechadas no ABCD

12/09/2026
Crise no Judiciário: OAB São Bernardo apoia abaixo-assinado por reforma no STF
São BernardoPolítica

Crise no Judiciário: OAB São Bernardo apoia abaixo-assinado por reforma no STF

12/09/2026
Santo André recebe 1º Encontro de Mulheres Indígenas na Casa da Palavra
Santo AndréCultura e Lazer

Santo André recebe 1º Encontro de Mulheres Indígenas na Casa da Palavra

10/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?