ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

ABCD inicia campanha de vacinação contra sarampo com foco em criança

Público-alvo são meninos e meninas com idade entre 6 meses e 5 anos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 07/10/2019 09:54
Por Gislayne Jacinto
Publicado 07/10/2019
Compartilhar

Público-alvo são meninos e meninas com idade entre 6 meses e 5 anos

 

Público-alvo dessa campanha de vacinação contra sarampo são meninos e meninas com idade entre 6 meses e 5 anos. Foto: Divulgação

 

Os postos de saúde da Região do ABCD iniciaram nesta segunda-feira (07/10), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra o sarampo para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da região para crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos. No sábado (19/10), haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, ressaltou o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão.

“A saúde é o bem mais precioso que temos, por isso é muito importante que os pais levem seus filhos aos postos de saúde da nossa região para serem vacinados. As crianças necessitam ser imunizadas para ficarem protegidas”, afirmou Brandão.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis para levarem os pequenos aos postos durante esta campanha”, disse a diretora de Imunização da Secretaria Estadual, Helena Sato.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de seis meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização e ventilação adequadas de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

A Secretaria Estadual da Saúde também orientou que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a dose feita sem esse componente.

Outros públicos

A campanha também terá uma segunda fase, neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando acontecerá outro “Dia D”. Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.

Os municípios devem ainda seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença.

A vacina é contraindicada também para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde. As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

São consideradas pessoas com condição de risco os portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e imunodeprimidos, que podem ficar mais vulneráveis à infecção e evolução com maior gravidade.

Cenário epidemiológico

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Neste ano, até o momento, há 5.411 casos confirmados laboratorialmente no Estado. Na região, o CVE notabilizou até a última sexta-feira (04/10) 171 casos em Santo André, 171 casos em São Bernardo do Campo, 38 em São Caetano do Sul, 28 em Diadema, 107 em Mauá, 54 em Ribeirão Pires e 2 em Rio Grande da Serra. Não houve registro de morte pela doença no Grande ABC até o momento.

Considerando que o vírus já circula em todo o território paulista, conforme prevê no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, a partir de agora o Estado passa também confirmar casos com base no critério clínico-epidemiológico (ou seja, com base em sintomas e avaliação médica), confirmando outros 169 casos na região, sendo 74 em Santo André, 21 em São Bernardo, 3 em São Caetano, 8 em Diadema, 6 em Mauá e 57 em Ribeirão Pires.

Tags:abcdcampanharegiãosarampovacinavacinação

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Rio Grande da Serra elege 5 membros para o Conselho Tutelar
Próximo artigo ABCD tem mais de 330 vagas de empregos nesta semana
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

são paulo
São Paulo garante quase R$ 6 milhões com vitória na Sul-Americana; veja a premiação
26/05/2026
são paulo
São Paulo vence o Boston River no Morumbi e passa em 1º na Sula
26/05/2026
Santos
Confira a escalação do Santos para enfrentar o Cuenca
26/05/2026
Corinthians
Confira a provável escalação do Corinthians para enfrentar o Platense
26/05/2026
Corinthians
Internacional pede a CBF para que título do Corinthians seja dividido
26/05/2026

Recomendadas

S.Bernardo é alvo de operação contra falsos médicos que atuavam em hospital de SP; 9 mortes são investigadas
São BernardoCidadesSão Paulo

S.Bernardo é alvo de operação contra falsos médicos que atuavam em hospital de SP; 9 mortes são investigadas

26/05/2026
GCM prende dois homens por tráfico de drogas durante operação em São Bernardo  
São BernardoCidades

GCM prende dois homens por tráfico de drogas durante operação em São Bernardo  

26/05/2026
Tragédia na BR-251: ônibus que saiu de São Bernardo teve duas vítimas fatais
São BernardoCidades

Tragédia na BR-251: ônibus que saiu de São Bernardo teve duas vítimas fatais

26/05/2026
Moto pega fogo após acidente com carro na Vila São José, em São Bernardo
São BernardoCidades

Moto pega fogo após acidente com carro na Vila São José, em São Bernardo

26/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?