ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Com alerta de queda de temperaturas, Prefeitura reforça Operação Aquece São Bernardo

Chegada de frente fria exige cuidados redobrados; ação integrada do município de São Bernardo amplia abordagens e acolhimento a pessoas em situação de rua

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 24/06/2026 09:51
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 24/06/2026
Compartilhar
Com alerta de queda de temperaturas, Prefeitura reforça Operação Aquece São Bernardo
Com alerta de queda de temperaturas, Prefeitura reforça Operação Aquece São Bernardo. Foto: Divulgação

Diante da emissão de alerta da Defesa Civil do Estado para a queda de temperaturas com a chegada da primeira frente fria do inverno, a partir desta terça-feira (23/6), a Prefeitura de São Bernardo reforça ação integrada que fortalece os serviços de abordagem e acolhimento à população em situação de rua. Isso porque pancadas de chuva com intensidade moderada e forte poderão aumentar a sensação de frio ao longo do dia.

Na Operação Aquece São Bernardo 2026, lançada em 1º de junho pelo prefeito Marcelo Lima, profissionais da rede de proteção social do município trabalham 24 horas por dia, todos os dias, em rondas pela cidade, com especial atenção aos pontos onde há registro de pessoas sem abrigo. A capacidade de atendimento da Casa de Passagem, unidade mantida pela Prefeitura e que oferece dormitório, alimentação e local para higiene pessoal, também foi ampliada – de 150 para 180 vagas por noite.

“Temos uma rede integrada de proteção à população mais vulnerável que atua 24 horas no período de inverno, para a garantia de direitos e preservação do bem-estar dessas pessoas. Além das abordagens e oferta de abrigo, nossas equipes oferecem cobertores, alimento e orientações. Os moradores podem contribuir com esse trabalho acionando os canais de atendimento da Prefeitura, para que os profissionais possam realizar os encaminhamentos necessários”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça.

ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA

A Defesa Civil de São Bernardo destaca cuidados que devem ser tomados em dias de baixas temperaturas. O uso de métodos improvisados de aquecimento, como lampiões e fogueiras, deve ser feito com cautela, especialmente em ambientes fechados, já que podem representar riscos de incêndio e à saúde, por comprometer a qualidade do ar. Aquecedores elétricos também exigem atenção, com especial atenção à revisão das instalações elétricas.

Com a queda das temperaturas, é importante garantir abrigo seguro e aquecido, especialmente para crianças, idosos, pessoas em maior vulnerabilidade e também para animais de estimação, que sofrem com o frio.

Operação Aquece São Bernardo:

Canais para acionar equipes de abordagem – Serviço 24h

GCM – 153 ou WhatsApp e telefone: (11) 99231-7784 /(11) 99231-6599

Casa de Passagem – Abrigo Central – Rua Tapajós, 10 – Centro

Moradia provisória – Riacho Grande – Via Anchieta km 31, 1.000 (acesso pela marginal, ao lado da balança)

CENTRO POP

Referência permanente para o atendimento especializado a pessoas em situação de rua. O espaço oferece acolhimento durante o dia, com atendimento social individual e coletivo, oficinas, atividades de convivência e socialização, apoio para obtenção de documentos, orientação jurídica, acesso à rede de saúde, cuidados pessoais, entre outros.

Endereço: Avenida Redenção, 271 – Centro

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefones: (11) 2630-6662 / 2630-6665.

Tags:alertaOperação Aquece São Bernardoprefeituraqueda de temperaturas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Santo André amplia atendimentos com nova sala de medicação e modernização do Pronto-Socorro do CHM Santo André amplia atendimentos com nova sala de medicação e modernização do Pronto-Socorro do CHM
Próximo artigo Concurso Miss e Mister Terceira Idade 2026 tem inscrições abertas em São Bernardo Concurso Miss e Mister Terceira Idade 2026 tem inscrições abertas em São Bernardo

Últimas notícias ABC Paulista

Sul-americana conmebol libertadores
Confira a lista de times classificados à Libertadores 2027
07/11/2026
gremio brasileirao
Grêmio complica a vida de São Paulo e Santos no Brasileirão
07/11/2026
gremio / atletico mg
Grêmio é finalista da Copa do Brasil 2026 após eliminar o Atlético
07/11/2026
santos neymar
Neymar: Contratação do pai aumenta expectativa por renovação
07/11/2026
Transporte municipal em São Bernardo será gratuito para quem for fazer a prova do Enem
Transporte municipal em São Bernardo será gratuito para quem for fazer a prova do Enem
07/11/2026

Recomendadas

Santo André apreende 20 motos e um carro com sistema “paredão” durante Operação Sono Tranquilo
Santo AndréCidades

Santo André apreende 20 motos e um carro com sistema “paredão” durante Operação Sono Tranquilo

07/11/2026
Acidente na Via Anchieta deixa vítimas leves em São Bernardo
São BernardoCidades

Acidente na Via Anchieta deixa vítimas leves em São Bernardo

07/11/2026
PM descobre esquema de clonagem de cartões em Diadema e apreende 293 cartões bancários
DiademaCidades

PM descobre esquema de clonagem de cartões em Diadema e apreende 293 cartões bancários

07/11/2026
Professores da EME Professora Alcina Dantas Feijão dão dicas para o Enem
São CaetanoCidades

Professores da EME Professora Alcina Dantas Feijão dão dicas para o Enem

07/11/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?