ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Caetano

Documentário sobre estádio do Palmeiras abre a mostra “Cinema e Futebol” em São Caetano

Filmes de ficção e documentários trazem a magia desse esporte para o auditório da Secretaria de Cultura

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 18/06/2026 09:48
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 18/06/2026
Compartilhar
Documentário sobre estádio do Palmeiras abre a mostra “Cinema e Futebol” em São Caetano
Documentário sobre estádio do Palmeiras abre a mostra “Cinema e Futebol” em São Caetano. Foto: Divulgação

No mês de junho, a seleção de filmes gratuitos do programa Pontos MIS – uma parceria da Prefeitura de São Caetano do Sul com o Museu da Imagem e do Som – entra no clima da Copa do Mundo de Futebol.

Filmes de ficção e documentários trazem a magia desse esporte para o auditório da Secretaria de Cultura (rua Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula). O primeiro filme da lista entra em campo nesta quinta-feira, 18 de junho, às 19h30: o documentário “Segundo Tempo”, que traz a história da transformação do clássico estádio do Palmeiras na moderna arena Allianz Parque.

A programação segue ao longo do mês, com documentários e filmes de ficção emocionantes, para reviver momentos históricos, matar a saudade de ídolos do futebol e refletir sobre esse esporte que compõe a identidade brasileira.

Acompanhe a programação completa:

MOSTRA CINEMA E FUTEBOL – PONTOS MIS

Local: Secretaria de Cultura – à rua Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul.

18 de junho (quinta) – 19h30

Documentário: Segundo Tempo

O longa-metragem documenta a história de transformação do estádio Palestra Itália na arena Allianz Parque, da Sociedade Esportiva Palmeiras. Além de resgatar lembranças de funcionários e torcedores apaixonados pelo time, o filme inclui depoimentos de ídolos históricos da torcida palmeirense como Ademir da Guia, César Maluco, Oberdan Cattani, Marcos e Evair, entrevistados entre 2010 e 2015.

20 de junho (sábado) – 17h

Sessão dupla: documentários Subterrâneos do Futebol + Todomundo

Subterrâneos do Futebol não é um filme apenas sobre futebol, mas sobre o mundo que o cerca. A imprensa esportiva, o jogador como mercadoria, a paixão popular e a prática nos campos de várzea são algumas das questões abordadas pelo documentário. Inclui depoimentos de Luiz Carlos de Freitas, uma jovem promessa do Palmeiras, e do técnico Feola, além de uma entrevista com Pelé. Produção de 1965.

Todomundo mostra a participação das torcidas em diversos jogos do Campeonato Brasileiro. O espetáculo do futebol é mostrado em toda a sua paixão, como um “ritual misto de religião, arte e guerra”. Documentário realizado entre 1978 e 1980.

25 de junho (quinta) — 19h30

Documentário + ficção: Cine Pelé e O menino, o recruta e o sargento

Cine Pelé

Não há brasileiro que nunca tenha ouvido falar no craque de futebol Pelé. Mas será que conhecem o ator Pelé? Esse documentário vai contar histórias das nove atuações de Edson Arantes do Nascimento no cinema, contracenando com atores brasileiros (como Grande Otelo, Paulo Goulart e a trupe dos Trapalhões) e internacionais, como Michael Caine e Sylvester Stallone.

O menino, o recruta e o sargento

Um curta-metragem de ficção baseado em um acontecimento real: a derrota da seleção brasileira em 1950, vivenciada por três personagens. Cada um à sua maneira, o menino, o recruta e o sargento encaram a decepção de 1950 nesta fábula sobre fé, luto e renascimento.

27 de junho (sábado) — 17h

Ficção: Meninos de Kichute

Beto é um menino apaixonado por futebol que sonha em se tornar goleiro da seleção brasileira. Vivendo em um bairro operário na década de 1970, ele enfrenta a resistência do pai autoritário, que acredita que o esporte é pecado.  Enquanto tenta superar seus medos e lutar pelo seu sonho, Beto e seus amigos criam um clubinho, “Os Meninos de Kichute”.

Filmes de ficção e documentários trazem a magia desse esporte para o auditório da Secretaria de Cultura
Filmes de ficção e documentários trazem a magia desse esporte para o auditório da Secretaria de Cultura. Foto: Divulgação

 

Tags:aberturaCinema e Futeboldocumentárioestádiomostrapalmeirassão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com apoio da GCM, Operação Impacto Alta Visibilidade amplia ações de segurança em São Bernardo Operação Impacto Alta Visibilidade amplia ações de segurança em São Bernardo
Próximo artigo Neymar Brasil Entenda o planejamento e possível data de retorno de Neymar

Últimas notícias ABC Paulista

Brasil
Futebol brasileiro chega a 19 anos sem conquistar o prêmio de melhor do mundo
26/10/2026
Motociclista envolvido em confusão em São Bernardo nega motivação política e registra B.O. por injúria racial
Motoboy envolvido em confusão em São Bernardo nega motivação política e registra B.O. por injúria racial
26/10/2026
Vini Jr brasil
Vini Jr tem baixa colocação na Bola de Ouro; veja o resultado dos atletas brasileiros
26/10/2026
santos mayke
Santos é condenado a pagar mais de R$ 11 milhões a ex-Palmeiras
26/10/2026
Policial militar de folga reage a assalto e prende criminoso baleado no centro de Diadema
Policial militar de folga reage a assalto e prende criminoso baleado no centro de Diadema
26/10/2026

Recomendadas

Palmeiras
EsporteSão Paulo

Palmeiras: Vitor Roque volta a treinar no campo e Sosa vira problema

26/10/2026
Com mudanças aprovadas, cerimônias do Executivo passam para 5 e 6 de janeiro, enquanto deputados estaduais de SP assumem em 1º de fevereiro
Santo AndréMauáPolíticaSão BernardoSão Caetano

Novas datas de posse: Presidente, governadores e deputados alteram calendário a partir de 2027

26/10/2026
Abel Ferreira palmeiras
EsporteSão Paulo

Palmeiras depende de tropeço do Flamengo para assumir liderança do Brasileirão

26/10/2026
São Caetano firma parceria com TJ-SP e Childhood Brasil para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
São CaetanoCidades

São Caetano firma parceria com TJ-SP e Childhood Brasil para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência

26/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?