ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Por ações de excelência na saúde, São Bernardo ganha placas de certificação internacional de ‘Cidade Angels’

Gislayne Jacinto
Última atualização: 12/06/2026 19:30
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/06/2026
Compartilhar
Por ações de excelência na saúde, São Bernardo ganha placas de certificação internacional de ‘Cidade Angels’
Por ações de excelência na saúde, São Bernardo ganha placas de certificação internacional de ‘Cidade Angels’. Foto: Divulgação

Uma ação de reconhecimento ao trabalho de quem todos os dias se dedica a cuidar da população de São Bernardo. Foi esse o tom do evento de entrega das placas que representam certificações internacionais conquistadas em 2025 pela cidade, por meio do Hospital de Urgência e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por conta do atendimento prestado em casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Pelo envolvimento também de estudantes da rede municipal, que aprenderam de um jeito lúdico a identificar os sinais de AVC, a cidade foi a primeira da Região Metropolitana de São Paulo a receber a certificação internacional de “Cidade Angels”.

O evento de premiação foi realizado nesta sexta-feira (12/6), e reuniu mais de 200 pessoas no auditório do Hospital de Clínicas Municipal. A certificação internacional é concedida pelo programa Angels, uma iniciativa global da Boehringer Ingelheim em parceria com a Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization – WSO). O Hospital de Urgência e o Samu foram contemplados pela certificação Angels Awards Diamond, maior nível em uma escala que tem ainda os selos Gold e Platinum.

Criada em 2016, a iniciativa Angels está presente em 157 países, oferecendo capacitação de serviços e profissionais de saúde para atendimento a pacientes com AVC. O objetivo é capacitar as equipes para o diagnóstico rápido e preciso e o tratamento eficaz dos casos, aumentando as chances de sobrevivência dos pacientes e reduzindo as sequelas.

RECONHECIMENTO

“Isso mostra que São Bernardo realmente sai na frente sempre, todos os dias, e tudo isso só é possível através das pessoas. Homens e mulheres que trabalham e se dedicam para cuidar de outras pessoas”, frisou o prefeito Marcelo Lima. “Desde quem recebe a primeira ligação no Samu, a regulação, quem conduz a ambulância que vai até o local e traz para o hospital, aqui tem homens e mulheres, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fluxos para receber os pacientes e um hospital preparado, pronto para os atendimentos. Só posso agradecer”, acrescentou o chefe do Executivo.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que a gestão Marcelo Lima assumiu a cidade com diversos problemas na saúde, longas filas de pacientes aguardando por procedimentos, altos valores a serem pagos e, mesmo com desafios, muito tem sido realizado desde 2025. “Faremos sempre o melhor por essa cidade, e a saúde aqui já subiu de patamar, nos orgulha e ouso dizer que temos a melhor saúde pública do Estado e uma das melhores do Brasil”, declarou.

ESTRUTURA

A consultora científica da iniciativa Angels e representante da Boehringer Ingelheim, Andrea Giordano, parabenizou a estrutura física e de recursos humanos de São Bernardo, que integra um grupo seleto de 24 cidades do País, sendo a primeira da Grande São Paulo e a terceira do Estado de São Paulo a atender todos os critérios: um hospital certificado pela iniciativa, o Samu também certificado pela iniciativa – após análise das práticas, fluxos e protocolos – e a inclusão das crianças, por meio da rede de educação, que, através do programa Fast Heroes, aprenderam, de forma lúdica, a identificar os sinais de AVC.

“Parabéns a todos que contribuíram ativamente para que a população tenha esse serviço de qualidade. Fiquem orgulhosos e comemorem”, pontuou Andrea.

Integraram a mesa solene do evento, além das autoridades citadas, o diretor-geral do Complexo Hospitalar de São Bernardo, André Sicco, a secretária adjunta de Educação, Vanderleia Barbosa dos Santos, a coordenadora da Neurologia do Hospital de Urgência, Dra. Carolina Perniqueli, e coordenadora médica do Samu, Dra. Juliana Saracuza.

Tags:Cidade Angelsexcelênciaplacas de certificaçãosão bernardosaúde

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Ribeirão Pires inaugura revitalização do Mirante Santo Antônio com investimento de R$ 5,7 milhões Ribeirão Pires inaugura revitalização do Mirante Santo Antônio com investimento de R$ 5,7 milhões
Próximo artigo Brasil Brasil sai atrás e busca empate na estreia da Copa contra o Marrocos com golaço de Vini Jr

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo dorival
Impasse político trava plano do São Paulo para quitar salários atrasados
11/09/2026
Corinthians
Corinthians comenta sobre a possível punição a Memphis e confirma a perda de Raniele
11/09/2026
Palmeiras abel ferreira
Palmeiras e Abel recebem provocação do Flamengo nas redes
11/09/2026
Três atletas dos Girafinhas são convocados para etapa de observação da Seleção Brasileira Sub-16
Três atletas dos Girafinhas são convocados para etapa de observação da Seleção Brasileira Sub-16
11/09/2026
Rodrigo Bocardi nega acusações de extorsão e alega ser vítima de gravação ilegal por prefeitura
Rodrigo Bocardi nega acusações de extorsão e alega ser vítima de gravação ilegal por prefeitura
11/09/2026

Recomendadas

Romu de São Bernardo dispersa 300 pessoas em ações contra pancadões no Bairro dos Casa e no Montanhão
São BernardoCidades

Romu de São Bernardo dispersa 300 pessoas em ações contra pancadões no Bairro dos Casa e no Montanhão

11/09/2026
Terça-feira e quarta-feira com chuva e frio no ABC; Defesa Civil fez alerta para temporal e ventos fortes
Cidades

Atenção: Risco de tempestades no Estado de São Paulo

11/09/2026
Aluna da EJA que sonhava em cursar Direito morre após passar mal em escola de São Bernardo
São BernardoCidades

Aluna da EJA que sonhava em cursar Direito morre após passar mal em escola de São Bernardo

10/09/2026
Sistemas de inteligência auxiliam polícia a prender em Santo André foragido acusado de abusar da própria irmã
Santo AndréCidades

Sistemas de inteligência auxiliam polícia a prender em Santo André foragido acusado de abusar da própria irmã

10/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?