
Aos 34 anos e oficialmente aposentado dos gramados profissionais desde 2023, o meia-atacante Ricardo Goulart surpreendeu ao ser anunciado como novo reforço do Santana do Parahyba, time que disputa a tradicional várzea de São José dos Campos, no interior paulista.
O clube confirmou a contratação em suas redes sociais com uma publicação entusiasmada: “É com satisfação que anunciamos mais um guerreiro para o nosso elenco. Seja bem-vindo, @ricardogoulart_. Um jogador acima da média, com bagagem para deixar nosso time ainda mais competitivo rumo a grandes conquistas.”
Ricardo Goulart: do auge na China à aposentadoria precoce
Ricardo Goulart construiu seu nome no futebol brasileiro com a camisa do Cruzeiro, onde foi bicampeão nacional. O grande auge da carreira, porém, aconteceu na China. Pelo Guangzhou Evergrande, viveu seis temporadas espetaculares, anotando 110 gols e distribuindo 56 assistências durante o período em que o futebol chinês investia pesado.
Passagens apagadas no retorno ao Brasil por Palmeiras e Santos
A volta ao país natal foi bem diferente. Em 2019, chegou ao Palmeiras como grande aposta, mas as lesões limitaram sua passagem a apenas 12 partidas. Retornou à China e, em 2022, assinou com o Santos. Na Vila Belmiro, também não engrenou: foram 30 jogos, com quatro gols e três assistências, até se transferir para o Bahia.
No clube nordestino, aos 31 anos, decidiu pendurar as chuteiras de forma definitiva, encerrando a carreira profissional por conta dos recorrentes problemas físicos. Antes do estrelato, Goulart também vestiu as camisas de Santo André, onde iniciou a sua carreira, Internacional e Goiás.
