ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Jardim Santo André começa a receber obras da Praça da Cidadania

Fruto de parceria entre o Fundo Social de São Paulo e a Prefeitura de Santo André, equipamento funcionará como espaço de lazer e de capacitação

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 20/08/2019 21:12
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 20/08/2019
Compartilhar

Fruto de parceria entre o Fundo Social de São Paulo e a Prefeitura de Santo André, equipamento funcionará como espaço de lazer e de capacitação

Equipamento funcionará como espaço de lazer e de capacitação. Foto: Divulgação/PSA

 

A Praça da Cidadania, fruto de uma parceria entre o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e a Prefeitura de Santo André,  vai funcionar como espaço de lazer e capacitação, teve as obras iniciadas e vai beneficiar principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. A obra é mais um passo importante na reestruturação do bairro, que no ano passado ganhou uma UPA modernizada e receberá uma nova creche ainda neste mês.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Praça da Cidadania ocorreu nesta terça-feira (20/08), com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria, do presidente executivo do Fundo Social de São Paulo, Filipe Sabará, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra e do prefeito Paulo Serra.

“As obras já estão iniciadas e é com muita alegria que vamos entregar a Praça da Cidadania em breve. Aproveitei para conhecer mais da região e ver outras questões em que podemos ajudar, e vou levar as demandas para o governador. Vamos começar pela Praça, que já é algo significativo e que será útil para toda a comunidade”, disse a presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria.

As intervenções no terreno começaram no início deste mês. Até agora já foram feitos a demolição, terraplanagem, instalação de canteiro de obras, execução de dreno, demarcação de cotas, tratamento das arquibancadas, produção dos contêineres para os cursos e a escavação e colocação de mureta no campo society. O projeto executivo da Praça da Cidadania foi desenvolvido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que detém a maior parte do terreno do Jardim Santo André e já realiza outras intervenções habitacionais, urbanísticas e sociais na área. A previsão é que o equipamento seja entregue até outubro deste ano.

“Tão difícil quanto construir é manter e nós esperamos o apoio de todos para quando estiver pronto termos uma qualidade neste espaço, que tem um concepção inovadora em todo seu projeto e obra. A população precisa utilizar este equipamento e ter o sentimento de pertencimento. Este tipo de trabalho efetivamente transforma a vida das pessoas”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Antes das obras estruturais, o espaço onde está sendo instalada a Praça da Cidadania foi usado para atividades e cursos voltados para a própria comunidade, como Oficina de Agrofloresta, que ensinou à população a plantar o jardim frutífero que fará parte do espaço. Cursos de moda e beleza também foram ministrados pelo Fundo Social de São Paulo no bairro para estimular a autonomia e o empreendedorismo nos moradores.

“Esta grande parceria é mais uma de sucesso, que traz uma melhoria para esta região que tanto precisa. Este é mais um exemplo de inovação social, que com a união de muitos, conseguimos ajudar os que mais precisam”, definiu a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Rossi Barreto Serra.

O objetivo da Praça da Cidadania é construir espaços coletivos ecológicos destinados à população em situação de vulnerabilidade social e promover a capacitação profissional da comunidade por meio dos cursos das novas Escolas de Qualificação Profissional e geração de renda, através de um programa de empreendedorismo regional.Nestes locais haverá espaços para cursos e oficinas, apoio jurídico, quadra poliesportiva, horta social, comércio, coworking, wi-fi, estação de gestão de resíduos e parque infantil, além de uma agência a do Banco do Povo para análise e aprovação de microcrédito.

Entre os cursos que vão integrar o projeto da Praça da Cidadania estão as disciplinas de Bioconstrução; Moda, Casa, Papelaria e Artesanato; Beleza, Estética e Bem-estar; Gastronomia e Hospitalidade e Escola de Informática.

 

Tags:bia doriafundo social de solidariedadepraça da cidadaniaprefeiturasanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior piscinão do paço Com investimento de R$ 350 milhões, Piscinão do Paço de S.Bernardo é entregue
Próximo artigo Sabesp inicia obra que vai ampliar o abastecimento em Santo André

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras
Auxiliar do Palmeiras exalta o pragmatismo do time e comenta gol no final: “Desgaste”
15/10/2026
arias palmeiras
Arias minimiza xingamentos de Judas: ‘Amnésia’
15/10/2026
Palmeiras
Palmeiras encaminha vaga na final da Libertadores com vitória no Maracanã
15/10/2026
grávida
STF garante licença-maternidade igualitária para mães biológicas e adotantes
13/10/2026
Senado aprova PEC que acaba com a escala 6x1 e garante dois dias de folga por semana
Senado aprova PEC que acaba com a escala 6×1 e garante dois dias de folga por semana
14/10/2026

Recomendadas

Força Tática captura mulher procurada por estelionato em São Caetano
São CaetanoCidades

Força Tática captura mulher procurada por estelionato em São Caetano

14/10/2026
Chuva forte alaga Túnel do Anhangabaú, submerge veículos e causa transtornos no Centro de SP
São PauloCidades

Chuva forte alaga Túnel do Anhangabaú, submerge veículos e causa transtornos no Centro de SP

14/10/2026
Prefeitura de Mauá ilumina prédios públicos e parques em apoio ao Outubro Rosa
MauáCidades

Prefeitura de Mauá ilumina prédios públicos e parques em apoio ao Outubro Rosa

14/10/2026
Preso por tirar a vida de namorada diz que 'agiu na emoção' e alega disparo acidental
BrasilCidades

Preso por tirar a vida de namorada diz que ‘agiu na emoção’ e alega disparo acidental

14/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?