ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Equipe de paracanoagem de São Bernardo abre temporada 2026 com dez medalhas na Copa Brasil

Torneio foi seletiva para a Copa do Mundo de paracanoagem, que acontece em maio, na Alemanha; time ganha o reforço de duas novas atletas neste ano

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 06/03/2026 07:36
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 06/03/2026
Compartilhar
Equipe de paracanoagem de São Bernardo abre temporada 2026 com dez medalhas na Copa Brasil
Equipe de paracanoagem de São Bernardo abre temporada 2026 com dez medalhas na Copa Brasil. Foto:n Divulgação

A equipe de paratletas de São Bernardo abriu a temporada de 2026 com a conquista de dez medalhas na Copa Brasil de Paracanoagem e no Campeonato Brasileiro de Maratona de Paracanoagem, disputados no último final de semana, em Curitiba (PR).

O time terminou a competição na terceira colocação geral por equipes, atrás apenas das delegações de Curitiba e Brasília. “Além desse importante resultado coletivo, cinco dos nossos atletas estão classificados para a seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo, o Mundial e o Mundial de Maratona de Paracanoagem”, comemorou o treinador Akos Angial.

Para a temporada 2026, a equipe ganhou dois reforços: Erisângela Toniolo e a Nayara Falcão. Akos destacou a importância da chegada das paratletas. “Elas vêm fortalecer a nossa equipe. Ambas já estão classificadas para competições internacionais, como o Mundial de Maratona de Paracanoagem e o Campeonato Sul-Americano. Nosso time fica ainda mais forte”, acrescentou.

Após o bom início de temporada, a equipe de paracanoagem de São Bernardo mira o pódio na etapa da Copa do Mundo da modalidade, que será realizada em maio, na Alemanha. “Agora é focar nos treinamentos para as competições internacionais”, afirmou Luís Carlos Cardoso.

O atleta conquistou medalha de ouro na Copa Brasil de velocidade e também na maratona de paracanoagem e explicou as diferenças entre as provas. “A competição teve duas modalidades. A primeira é a velocidade, que é a modalidade oficial dos Jogos Paralímpicos. Nela, as provas são mais curtas, no nosso caso, a disputa foi nos 200 metros. Já a maratona envolve percursos mais longos, geralmente acima de cinco mil metros, exigindo muito mais resistência. Foi uma experiência muito intensa, porque deu para competir em provas bem diferentes”, explicou o multicampeão.

Na primeira competição pela equipe de São Bernardo, Nayara Falcão comemorou a vaga conquistada para o Mundial de Maratona de Paracanoagem.

“Estou muito contente com os avanços que tivemos como equipe nesse início de temporada. E, pessoalmente, estou muito feliz em poder representar o clube e a cidade que me abraçaram desde quando vim fazer testes da modalidade com o Akos, antes mesmo da pandemia.”

A atleta também destacou o avanço da estrutura oferecida aos atletas na cidade. “Estou vendo uma evolução muito grande desde a primeira vez que vim para cá. Em especial na estrutura de alojamento e alimentação dos atletas. Lá atrás eu não consegui vivenciar isso em São Bernardo e agora vejo o quanto a cidade e a Secretaria de Esportes estão dedicadas em fortalecer o esporte de alto rendimento.”

MEDALHISTAS

Na competição, Luís Carlos Cardoso conquistou ouro na categoria KL1, tanto na velocidade quanto na maratona. Na paracanoagem de velocidade, Giovane Vieira ficou com o primeiro lugar na categoria VL3, enquanto Débora Benevides conquistou ouro no VL2. Jean Penucci foi prata no VL3. Nayara Falcão também ficou com a medalha de prata no KL2, enquanto Erisângela Toniolo conquistou bronze no VL3.

No Campeonato Brasileiro de Maratona de Paracanoagem, além de Luís Carlos, Giovane Vieira também ficou com o ouro no VL3, e Nayara Falcão venceu no KL2. Erisângela Toniolo conquistou prata no VL3 e Jean Penucci terminou na sétima colocação da categoria. Jean Pennucci fez sua estreia na categoria VL3. Antes, disputava desde 2022 na categoria KL3 (caiaque). O atleta comemorou o resultado após a transição de embarcação. “O resultado reforça que a transição foi muito bem conduzida e que estamos no caminho certo. Começar a temporada em alto nível me dá confiança para buscar resultados ainda maiores”, comemorou.

CALENDÁRIO

Após a disputa da Copa Brasil, a equipe de São Bernardo tem pela frente, ainda no primeiro semestre deste ano, a etapa da Copa do Mundo de Paracanoagem, na Alemanha. No segundo semestre, a principal competição será o Mundial de Paracanoagem, marcado para agosto, na Polônia. A competição valerá pontuação para a classificação aos Jogos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Principal nome da paracanoagem brasileira, Luís Carlos Cardoso é heptacampeão mundial da modalidade e já participou de três edições dos Jogos Paralímpicos: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Nas duas últimas, conquistou a medalha de prata na prova dos 200 metros do caiaque KL1 masculino.

Tags:aberturaCopa Brasilequipemedalhasparacanoagemsão bernardotemporada

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em São Bernardo, GCM prende homem em flagrante por importunação sexual no bairro dos Casa Em São Bernardo, GCM prende homem em flagrante por importunação sexual no bairro dos Casa
Próximo artigo Com índice zero de mortalidade materna em 2025, Hospital da Mulher se consolida como destaque entre unidades públicas do Estado Com índice zero de mortalidade materna em 2025, Hospital da Mulher se consolida como destaque entre unidades públicas do Estado
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Memphis corinthians
Memphis iguala craque na Holanda e pode bater recorde na Copa
03/06/2026
Despedida e comoção: Morador de São Bernardo é sepultado após acidente fatal de trânsito
Despedida e comoção: Morador de São Bernardo é sepultado após acidente fatal de trânsito
03/06/2026
Palmeiras
Jogador do Palmeiras é suspenso por dois jogos
03/06/2026
Santos gabigol
STJD decide suspender Gabigol por gesto obsceno
03/06/2026
Beleza sem Barreiras: Modelo de São Bernardo brilha em desfile de moda inclusivo na Capital
Beleza sem Barreiras: Modelo de São Bernardo brilha em desfile de moda inclusivo na Capital
03/06/2026

Recomendadas

Arrascaeta flamengo
EsporteSão Paulo

Arrascaeta tem lesão confirmada pelo Uruguai, mas segue na Copa

03/06/2026
Marquinhos
BrasilEsporte

Marquinhos revela papo com Magalhães após pênalti perdido

03/06/2026
Endrick Igor Thiago
BrasilEsporte

Igor Thiago responde ao ‘jornalista’ Endrick e mira escrever história

03/06/2026
corinthians
EsporteSão Paulo

Corinthians: Lucas Flora anuncia saída

03/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?