ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Santo André

Operação conjunta em Santo André interdita dois comércios ilegais de sucata

Prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, destacou que atividades ilegais dessa natureza não serão toleradas na cidade

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 01/03/2026 17:57
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 01/03/2026
Compartilhar
Operação conjunta em Santo André interdita dois comércios ilegais de sucata
Operação conjunta em Santo André interdita dois comércios ilegais de sucata. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santo André realizou nesta quarta-feira (25) uma ampla operação conjunta e interditou dois estabelecimentos que atuavam irregularmente no comércio de sucata. As ações ocorreram no Núcleo dos Ciganos, em Utinga, e na Vila Sacadura Cabral, com desdobramentos também na Vila Palmares.

Em um dos locais, no Núcleo dos Ciganos, na Travessa da Paz, os agentes constataram a atividade irregular de comércio de sucata e a presença de veículos em estado de abandono, além de armazenamento inadequado de resíduos em condições insalubres. Durante a ação, nos dois locais, dez veículos foram recolhidos ao pátio por situação irregular ou abandono. Também foram retirados aproximadamente três caminhões de resíduos resultantes da limpeza do local.

A ação contou com trabalho de inteligência do Centro de Operações Integradas (COI) e atuação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Mobilidade Urbana, Departamento de Controle Urbano (Dcurb), Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Polícia Civil, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma).

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, destacou que atividades ilegais dessa natureza não serão toleradas na cidade. “Não vamos permitir que atividades clandestinas coloquem em risco o meio ambiente, a saúde da população e a segurança dos bairros. Essa operação demonstra a força do trabalho conjunto entre nossas equipes e seguiremos firmes na fiscalização e no combate ao comércio ilegal de sucata”, afirmou.

As duas interdições também contaram com autuações por meio do artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), que trata do funcionamento de atividade potencialmente poluidora sem licença ou autorização dos órgãos competentes. Além das interdições dos estabelecimentos, foram lavrados autos de infração e aplicadas as medidas administrativas pertinentes.

A população pode denunciar atividades ilegais e descartes irregulares por meio do site do Semasa (portais.santoandre.sp.gov.br/semasa), pelas redes sociais da autarquia (Semasa Santo André), pelo aplicativo Colab ou pela Central de Atendimento Telefônico nos números 0800-4848115 e 4433-9300, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. Também estão disponíveis os telefones da GCM: 153 e 4428-1700.

Tags:comércioilegalidadeinterdiçãoOperação conjuntasanto andrésucata

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Economia com ações pela sustentabilidade gera bônus para servidores da copa e da limpeza em São Bernardo Prefeitura de São Bernardo para bônus de R$ 418,55 para servidores da copa e da limpeza
Próximo artigo anto André interdita marmoraria na Vila Luzita por atividade sem licenciamento ambiental Santo André interdita marmoraria na Vila Luzita por atividade sem licenciamento ambiental

Últimas notícias ABC Paulista

Frente fria traz chuva forte e alerta para risco de deslizamentos e alagamentos em São Bernardo
Frente fria traz chuva forte e alerta para risco de deslizamentos e alagamentos em São Bernardo
04/09/2026
Filhote de gato é resgatado com ferimentos graves em São Bernardo do Campo
Filhote de gato é resgatado com ferimentos graves em São Bernardo do Campo
04/09/2026
Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
04/09/2026
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
04/09/2026
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
04/09/2026

Recomendadas

praia de Guarujá
BrasilCidades

Feriado de 7 de Setembro: 8 em cada 10 praias do litoral de SP estão próprias para banho

04/09/2026
Foragido da Justiça morre em confronto com o Baep em São Bernardo
São BernardoCidades

PM investiga denúncia de propina de R$ 20 mil a comandante do 6º Baep no Grande ABC

04/09/2026
GCM de Diadema amplia frota com 12 novas motocicletas
DiademaCidades

GCM de Diadema amplia frota da Corporação com 12 novas motocicletas

04/09/2026
Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende homem por roubo de veículo com arma falsa
São CaetanoCidades

Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende ladrão por roubo de veículo com simulacro

04/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?