ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Brasil

Ministro do STF André Mendonça autoriza PF a retomar investigação do caso Master

Segundo André Mendonça, a PF poderá retomar as perícias e outras diligências necessárias como a coleta de depoimentos no caso Master

Gislayne Jacinto
Última atualização: 19/02/2026 22:31
Por Gislayne Jacinto
Publicado 19/02/2026
Compartilhar
André Mendonça assume relatoria do caso Master após Toffoli deixar o processo
Ministro do STF André Mendonça, autoriza PF a retomar investigação do caso Master. Foto: Divulgação/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (19), em Brasília, autorizar a Polícia Federal (PF) a retomar as investigações sobre fraudes no Banco Master.

A decisão foi tomada uma semana após o ministro Dias Toffoli deixar o comando do caso e Mendonça assumir a relatoria do inquérito que tramita na Corte.

Segundo Mendonça, a PF poderá retomar as perícias e outras diligências necessárias como a coleta de depoimentos.

“A adoção do fluxo ordinário de trabalho pericial da instituição [e] a realização de diligências ordinárias que se façam eventualmente necessárias – como, por exemplo, a oitiva de investigados e testemunhas nas dependências da Polícia Federal – estão autorizadas”, decidiu o ministro.

Perícias

Mendonça também autorizou a PF a compartilhar internamente as informações da investigação para agilizar o trabalho de perícia.

A Polícia Federal informou ao ministro que está realizando perícia em cerca de 100 dispositivos eletrônicos e pediu que o material seja compartilhado com outras áreas da corporação para finalizar o trabalho.

De acordo com a PF, somente um perito levaria cerca de 20 semanas para verificar o material apreendido.

Ao analisar o pedido, Mendonça autorizou o compartilhamento de informações dentro da PF, mas disse que o sigilo deverá ser mantido.

“Somente as autoridades policiais e agentes diretamente envolvidos na análise e condução dos procedimentos reciprocamente compartilhados é que devem ter conhecimento das informações acessadas, o que lhes impõe o dever de sigilo profissional, inclusive em relação aos superiores hierárquicos e outras autoridades públicas”, completou.

Antes da decisão do ministro André Mendonça, o antigo relator, Dias Toffoli, indicou os peritos que deveriam realizar as perícias e restringiu o acesso aos dados.

Novas investigações

Por fim, Mendonça decidiu que a PF só poderá iniciar novas investigações sobre o Master após sua autorização.

“A instauração de qualquer nova investigação ou inquérito deve, antes, ser expressa e fundamentadamente requerida a este relator, devendo-se aguardar a respectiva deliberação a respeito, caso a caso”, finalizou.

Tags:andré mendonçacaso masterinvestigaçãoministroPolícia Federalrelator

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Corinthians Transmissoes Corinthians vence Athletico após bombardeio e pênalti perdido
Próximo artigo Neymar Santos Vojvoda Transmissões Neymar abre o jogo e fala que pode se aposentar em 2026
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Yuri alberto
Yuri Alberto é claro e diz que quer sair do Corinthians
15/05/2026
Copa do Brasil
Copa do Brasil: Saiba quando será o sorteio das oitavas e todos os classificados
14/05/2026
Com presença do governador, Taka inaugura nova fase de atendimento do Viva + Diadema
Com presença do governador, Taka inaugura nova fase de atendimento do Viva + Diadema
14/05/2026
Flávio Bolsonaro, Vorcaro e o filme “Dark Horse”
Flávio Bolsonaro, Vorcaro e o filme “Dark Horse”
15/05/2026
Corinthians
Yuri Alberto encerra sequência sem gols e comenta: “Estava me sacrificando”
14/05/2026

Recomendadas

Ancelotti seleção copa do mundo
BrasilEsporte

Ancelotti revela que lista final para Copa está “quase fechada”

14/05/2026
Em São Caetano, Tarcísio de Freitas anuncia R$ 740 milhões em investimentos para o ABC
São CaetanoPolítica

Em São Caetano, Tarcísio de Freitas anuncia R$ 740 milhões em investimentos para o ABC

14/05/2026
Prefeito Tite Campanella se filia ao Republicanos a convite do governador Tarcísio de Freitas
São CaetanoPolítica

Prefeito Tite Campanella se filia ao Republicanos a convite do governador Tarcísio de Freitas

14/05/2026
Copa do Brasil
BrasilEsporte

Copa do Brasil: Palmeiras, Santos e São Paulo podem ganhar bolada

13/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?