
Em entrevista divulgada pelo Al Hilal nesta terça-feira (3), Karim Benzema equiparou o clube saudita ao Real Madrid em termos de história, prestígio e mentalidade. O atacante francês, que chegou ao time após deixar o Al Ittihad, afirmou: “O Al-Hilal é um grande clube na Ásia e pode ser comparado ao Real Madrid. Tudo aqui é ótimo: os torcedores, o estilo de jogo, a qualidade dos jogadores e a mentalidade profissional”.
Benzema também lembrou de quando enfrentou o Al Hilal pelo Real Madrid: “Já joguei contra eles, e a partida nunca foi fácil. Foi um jogo difícil que me deixou boas lembranças, e hoje estou feliz por ser jogador do Al Hilal”.
Transferência acirra crise no futebol saudita
A chegada de Benzema ao Al Hilal serviu como estopim de uma crise que envolve diretamente Cristiano Ronaldo, astro do Al Nassr. De acordo com o jornal português A Bola, Ronaldo está insatisfeito com a gestão esportiva do clube e com a aparente falta de recursos para investimentos, mesmo ambos os times – Al Nassr e Al Hilal – serem financiados pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita. Na avaliação do português, o rival estaria sendo privilegiado.
A saída de Benzema do Al Ittihad ocorreu após o jogador considerar “ofensiva” uma proposta de renovação. Ele rescindiu o contrato e, em seguida, assinou com o Al Hilal. Durante sua passagem pelo Al Ittihad, marcou 54 gols e deu 17 assistências em 83 jogos, conquistando o Campeonato Saudita e a Copa do Rei. A rapidez da mudança para o rival alimentou especulações de que a negociação teria sido articulada estrategicamente pelo fundo soberano.
O cenário expõe as tensões internas no futebol financiado pelo PIF e coloca em evidência a rivalidade entre os grandes clubes do país, agora potencializada pelo descontentamento de uma das maiores estrelas do esporte.
